Comunidade
Homenagem às mulheres destaques da comunidade
Prêmio Picucha Milanez é conferido na cidade desde 1997
“Nós, mulheres, votamos há apenas 84 anos. Ainda recebemos salários inferiores aos homens e a expectativa é que esta diferença acaba em 70 anos. O índice de homicídios contra mulheres, em razão da violência doméstica, ainda é extremamente alto”, disse Neusa Maria Rolim Bastos, em nome de todas as homenageadas que receberam o troféu na noite da terça-feira, 8.
O prêmio, instituído em 1997, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas. O nome, Picucha Milanez, é em homenagear a Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
“Em primeiro lugar, temos que saber o nosso valor para podermos mostrar a sociedade como somos importantes”, afirmou em seu discurso a aspirante Rafaela Altoé Pinto, representando o V Comar. Segundo o presidente da Casa, Paulo Ritter, é a primeira mulher que falou em nome das forças armadas. A capitã Marisa Halberstadt, comandante da 3ª companhia do bairro Guajuviras, 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também esteve presente, compondo a mesa com o pastor Edgar Machado, presidente da igreja Assembléia de Deus da cidade e Angélica Silveira, Miss Canoas. Tudo isso com o som de uma harpa dedilhada por Velci Araújo.
“Nós lutamos por espaço nas atividades profissionais. Lutamos pelo direito de não ser agredidas. Nós lutamos pelo direito de decidir o que queremos. Nós lutamos pelo direito de vestir o que queremos e não sermos, pelo modo de vestir, avaliadas moralmente. Nós lutamos. A vida da mulher é uma luta permanente”, declarou a vice-prefeita, Beth Colombo (PRB).
As homenageadas:
Carmem Eluiza de Cesare Zanatta – indicada pela bancada do PMDB: Professora.
Irene Izaura Mancy – indicada pela bancada do PDT: Líder comunitária. Fundadora do Império F.C. e da Escola de Samba Rosa Dourada.
Lourdes Alves da Silva – indicada pela bancada do PT: Professora.
Renata Flores da Silva – indicada pela bancada do PRB: Professora e presidente da Associação Legato.
Cerani Vieira dos Santos – indicada pela bancada do PSD: Professora. Participa do Lions Clube Canoas Niterói.
Alessandra Dubles Nascimento – indicada pela bancada do PSDB: Militante da Causa Animal.
Tania Regina Sarmento dos Reis – indicada pela bancada do PP: Líder comunitária ligada a Igreja Assembleia de Deus de Canoas.
Ângela Nilvia Santos Kirsten – indicada pela bancada do PR: Coordenadora do Clube de Mães de Canoas há 49 anos.
Ivone Alves dos Santos – indicada pela bancada do PSB: Fundadora do “Desafio Jovem de Canoas”, em 1979.
Angela Duzac – indicada pela bancada do PPL: Professora e artesã.
Neusa Maria Rolim Bastos – indicada pela bancada do PTB: Professora, conselheira estadual da OAB/RS e ex-presidente da OAB – Subseção Canoas.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
Comunidade
Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.
Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.
Jaqueline dos Passos
Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.
Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em 2016.
A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.
Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade4 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Cultura4 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Economia5 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Estado4 dias atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas
- Meio Ambiente1 semana atrás
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Cachorro que ficou 20 dias em cima de telhado na enchente ganha lar em Canoas