Comunidade
Homenagem às mulheres destaques da comunidade
Prêmio Picucha Milanez é conferido na cidade desde 1997
“Nós, mulheres, votamos há apenas 84 anos. Ainda recebemos salários inferiores aos homens e a expectativa é que esta diferença acaba em 70 anos. O índice de homicídios contra mulheres, em razão da violência doméstica, ainda é extremamente alto”, disse Neusa Maria Rolim Bastos, em nome de todas as homenageadas que receberam o troféu na noite da terça-feira, 8.
O prêmio, instituído em 1997, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas. O nome, Picucha Milanez, é em homenagear a Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
“Em primeiro lugar, temos que saber o nosso valor para podermos mostrar a sociedade como somos importantes”, afirmou em seu discurso a aspirante Rafaela Altoé Pinto, representando o V Comar. Segundo o presidente da Casa, Paulo Ritter, é a primeira mulher que falou em nome das forças armadas. A capitã Marisa Halberstadt, comandante da 3ª companhia do bairro Guajuviras, 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também esteve presente, compondo a mesa com o pastor Edgar Machado, presidente da igreja Assembléia de Deus da cidade e Angélica Silveira, Miss Canoas. Tudo isso com o som de uma harpa dedilhada por Velci Araújo.
“Nós lutamos por espaço nas atividades profissionais. Lutamos pelo direito de não ser agredidas. Nós lutamos pelo direito de decidir o que queremos. Nós lutamos pelo direito de vestir o que queremos e não sermos, pelo modo de vestir, avaliadas moralmente. Nós lutamos. A vida da mulher é uma luta permanente”, declarou a vice-prefeita, Beth Colombo (PRB).
As homenageadas:
Carmem Eluiza de Cesare Zanatta – indicada pela bancada do PMDB: Professora.
Irene Izaura Mancy – indicada pela bancada do PDT: Líder comunitária. Fundadora do Império F.C. e da Escola de Samba Rosa Dourada.
Lourdes Alves da Silva – indicada pela bancada do PT: Professora.
Renata Flores da Silva – indicada pela bancada do PRB: Professora e presidente da Associação Legato.
Cerani Vieira dos Santos – indicada pela bancada do PSD: Professora. Participa do Lions Clube Canoas Niterói.
Alessandra Dubles Nascimento – indicada pela bancada do PSDB: Militante da Causa Animal.
Tania Regina Sarmento dos Reis – indicada pela bancada do PP: Líder comunitária ligada a Igreja Assembleia de Deus de Canoas.
Ângela Nilvia Santos Kirsten – indicada pela bancada do PR: Coordenadora do Clube de Mães de Canoas há 49 anos.
Ivone Alves dos Santos – indicada pela bancada do PSB: Fundadora do “Desafio Jovem de Canoas”, em 1979.
Angela Duzac – indicada pela bancada do PPL: Professora e artesã.
Neusa Maria Rolim Bastos – indicada pela bancada do PTB: Professora, conselheira estadual da OAB/RS e ex-presidente da OAB – Subseção Canoas.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
- Política1 semana atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Canoas6 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Educação1 semana atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Economia1 semana atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Educação1 semana atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Canoas1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Saúde1 semana atrás
Estado abre seleção para municípios aderirem a programa que oferece atendimento em saúde mental