Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Comunidade

Homenagem às mulheres destaques da comunidade

Prêmio Picucha Milanez é conferido na cidade desde 1997

Avatar

Publicado

em

Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Câmara.

Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Câmara.

 

“Nós, mulheres, votamos há apenas 84 anos. Ainda recebemos salários inferiores aos homens e a expectativa é que esta diferença acaba em 70 anos. O índice de homicídios contra mulheres, em razão da violência doméstica, ainda é extremamente alto”, disse Neusa Maria Rolim Bastos, em nome de todas as homenageadas que receberam o troféu na noite da terça-feira, 8.
O prêmio, instituído em 1997, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas. O nome, Picucha Milanez, é em homenagear a Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
“Em primeiro lugar, temos que saber o nosso valor para podermos mostrar a sociedade como somos importantes”, afirmou em seu discurso a aspirante Rafaela Altoé Pinto, representando o V Comar. Segundo o presidente da Casa, Paulo Ritter, é a primeira mulher que falou em nome das forças armadas. A capitã Marisa Halberstadt, comandante da 3ª companhia do bairro Guajuviras, 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também esteve presente, compondo a mesa com o pastor Edgar Machado, presidente da igreja Assembléia de Deus da cidade e Angélica Silveira, Miss Canoas. Tudo isso com o som de uma harpa dedilhada por Velci Araújo.
“Nós lutamos por espaço nas atividades profissionais. Lutamos pelo direito de não ser agredidas. Nós lutamos pelo direito de decidir o que queremos. Nós lutamos pelo direito de vestir o que queremos e não sermos, pelo modo de vestir, avaliadas moralmente. Nós lutamos. A vida da mulher é uma luta permanente”, declarou a vice-prefeita, Beth Colombo (PRB).
As homenageadas:
Carmem Eluiza de Cesare Zanatta – indicada pela bancada do PMDB: Professora.
Irene Izaura Mancy – indicada pela bancada do PDT: Líder comunitária. Fundadora do Império F.C. e da Escola de Samba Rosa Dourada.
Lourdes Alves da Silva – indicada pela bancada do PT: Professora.
Renata Flores da Silva – indicada pela bancada do PRB: Professora e presidente da Associação Legato.
Cerani Vieira dos Santos – indicada pela bancada do PSD: Professora. Participa do Lions Clube Canoas Niterói.
Alessandra Dubles Nascimento – indicada pela bancada do PSDB: Militante da Causa Animal.
Tania Regina Sarmento dos Reis – indicada pela bancada do PP: Líder comunitária ligada a Igreja Assembleia de Deus de Canoas.
Ângela Nilvia Santos Kirsten – indicada pela bancada do PR: Coordenadora do Clube de Mães de Canoas há 49 anos.
Ivone Alves dos Santos – indicada pela bancada do PSB: Fundadora do “Desafio Jovem de Canoas”, em 1979.
Angela Duzac – indicada pela bancada do PPL: Professora e artesã.
Neusa Maria Rolim Bastos – indicada pela bancada do PTB: Professora, conselheira estadual da OAB/RS e ex-presidente da OAB – Subseção Canoas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm