Conecte-se conosco

header-top


 






 

24/03/2025
 

Comunidade

Homenagem às mulheres destaques da comunidade

Prêmio Picucha Milanez é conferido na cidade desde 1997

Avatar

Publicado

em

Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Câmara.

Prêmio Picucha Milanez 2016. Foto: Câmara.

 

“Nós, mulheres, votamos há apenas 84 anos. Ainda recebemos salários inferiores aos homens e a expectativa é que esta diferença acaba em 70 anos. O índice de homicídios contra mulheres, em razão da violência doméstica, ainda é extremamente alto”, disse Neusa Maria Rolim Bastos, em nome de todas as homenageadas que receberam o troféu na noite da terça-feira, 8.
O prêmio, instituído em 1997, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas. O nome, Picucha Milanez, é em homenagear a Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
“Em primeiro lugar, temos que saber o nosso valor para podermos mostrar a sociedade como somos importantes”, afirmou em seu discurso a aspirante Rafaela Altoé Pinto, representando o V Comar. Segundo o presidente da Casa, Paulo Ritter, é a primeira mulher que falou em nome das forças armadas. A capitã Marisa Halberstadt, comandante da 3ª companhia do bairro Guajuviras, 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também esteve presente, compondo a mesa com o pastor Edgar Machado, presidente da igreja Assembléia de Deus da cidade e Angélica Silveira, Miss Canoas. Tudo isso com o som de uma harpa dedilhada por Velci Araújo.
“Nós lutamos por espaço nas atividades profissionais. Lutamos pelo direito de não ser agredidas. Nós lutamos pelo direito de decidir o que queremos. Nós lutamos pelo direito de vestir o que queremos e não sermos, pelo modo de vestir, avaliadas moralmente. Nós lutamos. A vida da mulher é uma luta permanente”, declarou a vice-prefeita, Beth Colombo (PRB).
As homenageadas:
Carmem Eluiza de Cesare Zanatta – indicada pela bancada do PMDB: Professora.
Irene Izaura Mancy – indicada pela bancada do PDT: Líder comunitária. Fundadora do Império F.C. e da Escola de Samba Rosa Dourada.
Lourdes Alves da Silva – indicada pela bancada do PT: Professora.
Renata Flores da Silva – indicada pela bancada do PRB: Professora e presidente da Associação Legato.
Cerani Vieira dos Santos – indicada pela bancada do PSD: Professora. Participa do Lions Clube Canoas Niterói.
Alessandra Dubles Nascimento – indicada pela bancada do PSDB: Militante da Causa Animal.
Tania Regina Sarmento dos Reis – indicada pela bancada do PP: Líder comunitária ligada a Igreja Assembleia de Deus de Canoas.
Ângela Nilvia Santos Kirsten – indicada pela bancada do PR: Coordenadora do Clube de Mães de Canoas há 49 anos.
Ivone Alves dos Santos – indicada pela bancada do PSB: Fundadora do “Desafio Jovem de Canoas”, em 1979.
Angela Duzac – indicada pela bancada do PPL: Professora e artesã.
Neusa Maria Rolim Bastos – indicada pela bancada do PTB: Professora, conselheira estadual da OAB/RS e ex-presidente da OAB – Subseção Canoas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.

“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.

A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.

A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.

“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.

Atendimento

O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.

Confira nota na íntegra abaixo:

A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.

Continuar a ler

Comunidade

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

Redação

Publicado

em

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.

Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.

O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.

O que diz a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:

“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques