Comunidade
Morre Jorge Cardoso, defensor dos direitos dos deficientes físicos
Ele foi pioneiro na luta pelos direitos e pelo bem-estar dos deficientes físicos em Canoas
Faleceu, na última quinta-feira, 4, Jorge Cardoso, fundador da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Segundo nota divulgada pela Acadef, Cardoso estava internado há dias no Hospital Nossa Senhora das Graças, aonde veio a falecer.
A morte do fundador, no entanto, não enfraquecerá a Acadef, que trabalhará duro para manter seu legado, conquistado com muito esforço e dedicação. Jorge Cardoso, falou em entrevista a O Timoneiro, em 2010, que os planos da instituição apontavam para uma meta de ser um centro de recuperação para deficientes físicos completo até 2015. Tamanho foi o empenho de Jorge e de sua equipe que, em 2014, revelou, em outra entrevista, que o objetivo da instituição foi completado com um ano de antecedência.
Através do esforço de Jorge e de todos os que o acompanharam na trajetória à frente da Acadef, a instituição já conta com um complexo completo para fisioterapia, que inclui piscinas específicas para os tratamentos, além de ter conseguido concretizar o sonho de construir todas as órteses e próteses que são disponibilizadas por ela à comunidade.
Em uma de suas últimas entrevistas a O Timoneiro, Jorge mostrou-se muito feliz com o momento da Acadef e revelou quais eram os planos da instituição para o futuro: “A partir de agora os planos são de refinar o que já conseguimos e investir cada vez mais em tecnologia. A Acadef é uma instituição que só atende pelo SUS, mas que não abre mão de oferecer qualidade de nível particular para a população”.
Comunidade
Restaurante Popular de Canoas serve marmita especial de Natal
“É um investimento destinado a famílias em vulnerabilidade social e situação de rua. Durante a enchente, o Restaurante Popular chegou a funcionar até as 18h, entregando mais de 55 mil refeições, uma vez que os moradores do lado Oeste de Canoas tiveram de migrar para a região Leste”, relembra.
O cardápio de Natal incluiu arroz colorido com cenoura e bacon, sobrecoxa de frango à milanesa, macarrão ao molho alho e óleo, feijão, batata inglesa corada, repolho com uva passa, pêssego e suco. Normalmente é servida água. A dona de casa Cristina Pereira, 42 anos, levou os três filhos para almoçarem no Restaurante Popular.
“Daqui, eles vão direto para a escola. Essa ajuda que a Prefeitura dá com a alimentação é muito importante”, conta a moradora do bairro Mathias Velho.
Segundo a nutricionista da SMAS, Anelise Ribeiro, para ter acesso ao Restaurante Popular, é preciso ter Cadastro Único e apresentar documento de identidade.
“Quem chegar sem esses requisitos, entretanto, não vai ficar com fome. Será servido e orientado a fazer seu cadastro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, explica.
Comunidade
Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas
Na terça-feira, 17, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início do serviço de revitalização da Praça Max Oderich, localizada no bairro Mato Grande. A obra será realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e contará com um investimento total de R$ 395.800,00.
A revitalização da praça prevê uma série de melhorias, incluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva, a revitalização dos calçamentos e das calçadas, pista de caminhada com acessibilidade, e melhorias na academia ao ar livre e no playground.
Segundo a administração municipal, as intervenções integram o plano da Prefeitura de Canoas para promover a qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A previsão de conclusão é abril de 2025.
Durante o ato de assinatura, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância da obra para a região.
“É um compromisso que havíamos firmado com a comunidade. Vamos entregar a quadra, os calçamentos e permitir um uso mais adequado desse espaço. A praça será revitalizada em duas etapas, e já estamos colocando em prática essa promessa”, afirmou.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos moradores, especialmente após os estragos causados pelas enchentes.
“Essa praça foi inaugurada em 2014, mas sofreu muito ao longo dos anos. Agora, com a nova pista de caminhada ao redor do quarteirão e a quadra poliesportiva, o espaço vai ganhar uma nova vida”, concluiu.
Comunidade
Com o tema “Unidos pela Reconstrução”, 12ª Parada Livre de Canoas coloriu o Parque Eduardo Gomes
A 12ª Parada Livre de Canoas, realizada no domingo, 15, no Parque Eduardo Gomes, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de diversidade, luta e união. O evento, organizado pelo Conselho Municipal LGBT com apoio da Prefeitura de Canoas, teve como tema “Unidos pela Reconstrução”.
O secretário especial da Coordenadoria da Diversidade, Israel Valladas, destacou a importância do evento, especialmente em um momento de superação após as enchentes que atingiram a cidade.
“A tragédia nos ensinou a necessidade de união. Diferenças não importam: somos todos humanos, querendo ser felizes e celebrar a vida. A Parada Livre simboliza resistência e inclusão”, afirmou.
Segundo Fábulo Rosa, movimentos sociais se mobilizaram para garantir que a Parada acontecesse, com o apoio de uma vaquinha virtual para custear a estrutura do evento, reforçando o simbolismo da ocasião. “Unidos na reconstrução, enfrentamos a chuva e o tempo ruim para mostrar que a resistência é nossa força. A Parada é história e luta”, enfatizou.
Entre os participantes, o casal de Porto Alegre, Robert Oliveira e Angelo Niz, destacou a importância do evento. “Não é só festa, é também luta e direitos. É o momento de mostrar que estamos aqui e queremos nossos direitos garantidos”, disse Robert.
- Política1 semana atrás
Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito, vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos em Canoas são diplomados
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Havan anuncia loja em Canoas para o primeiro semestre de 2025
- Transporte4 dias atrás
Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano
- Comunidade1 semana atrás
Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas
- Serviços4 dias atrás
Furto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas