Comunidade
Ministério Público acionado para pedir providências sobre Corsan
Concessionária de energia também é alvo de reclamações: “AES Sul ignora nossos pedidos”, diz vereador
A qualidade dos serviços da Corsan continua sendo tema de discussão na cidade. Os eleitos para representar o povo manifestaram-se citando as atribuições do contrato. A Prefeitura notificou a companhia e falou sobre as suas responsabilidades previstas no contrato. A Câmara de Vereadores manifestou a intenção de fazer um estudo do caso e a construção de uma agenda conjunta com a Assembleia Legislativa e a Famurs para tratar do tema.
Mas isso não foi o suficiente. O Grupo Fala Canoas, com movimentação na rede social Facebook, procurou soluções no Ministério Público (MP). Segundo o fundador do grupo, Ronaldo Sommer, na quarta-feira, 27 de janeiro, a denúncia foi feita em função da inatividade dos vereadores do município. “Ingressamos neste dia com uma denúncia no Ministério Público. Lá reclamamos e exigimos providências imediatas ao que diz respeito à água de péssima qualidade que a Corsan vem “vendendo” a população canoense. Lamentamos que um desserviço parecido com este também nos seja oferecido pelos 21 vereadores da nossa cidade”, criticou. Integrantes ligados ao grupo garantem que serão atendidos na sexta-feira, 5, pelo promotor Felipe Teixeira Neto.
“Não têm noção”
Ao citar um caso no bairro Guajuviras em uma sessão representativa da Câmara no dia 27 de janeiro, o vereador Francisco da Mensagem (PSB) afirmou que qualquer mudança de tempo já resulta na falta de luz e água. Ele mencionou um pedido de sua autoria encaminhado à Corsan solicitando a instalação de um gerador na casa de bombas para evitar a interrupção do abastecimento de água em caso de falta de energia elétrica. “Parece que essas empresas não têm noção do que acontece nas comunidades”, criticou o parlamentar.
Medidas contra AES Sul
A Câmara de Vereadores se manifestou sobre o tema no início deste ano. Segundo a nota, s serviços prestados pela AES Sul no município voltaram a ser alvo de críticas dos vereadores durante a sessão representativa desta quarta-feira, 27. A partir de sugestões apresentadas pelos parlamentares, a Câmara afirmou que estudará as medidas que poderá adotar, inclusive no âmbito da Justiça, para que os consumidores de Canoas tenham um serviço de energia elétrica de mais qualidade.
O presidente, Paulo Ritter (PT), afirmou que irá solicitar à Procuradoria Legislativa um levantamento sobre as indicações apresentadas pelos vereadores à AES Sul que solicitam a substituição de postes com risco iminente de queda. A realização do estudo foi sugerida pelo vereador José Carlos Patricio (PSD). Ritter também adiantou que outras providências deverão ser tomadas, como a construção de uma agenda conjunta com a Assembleia Legislativa e a Famurs para tratar sobre o tema.
O vereador Alexandre Gonçalves (PR) lembrou que alguns deles constavam nos pedidos de troca encaminhados pelos parlamentares. “Os vereadores estão atentos aos problemas da população, mas a AES Sul ignora nossos pedidos. Já havíamos alertado há um ano sobre os riscos de um dos postes que caiu com a chuva desta semana”, salientou. “Devemos saber elogiar, mas também criticar quando algo esta insatisfatório”, criticou também o vereador Patricio através da sua página no Facebook no primeiro dia de fevereiro de 2016. Lembrou, também, que a Câmara busca há três anos, sem sucesso, o diálogo com a AES Sul.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Educação3 dias atrásCanoas assina homologação para contratação de 500 monitores de inclusão na rede municipal
Oportunidade1 semana atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Defesa Civil3 dias atrásCanoas inaugura loja solidária Veste Amor para doação de roupas a famílias em situação de vulnerabilidade

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)

Sem categoria5 dias atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Geral1 semana atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS
Política1 semana atrásCachoeirinha e Viamão terão novas eleições para prefeito e vice em 12 de abril de 2026; entenda

Esporte1 semana atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3





















































