Conecte-se conosco

header-top






 

01/07/2024
 

Notícias

Triplex 164-A: Ex-presidente Lula e Marisa intimados por MP a depor como investigados

Avatar

Publicado

em

Ex-presidente Lula (E) com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (D). Foto: Palácio do  Planalto-Divulgação

Ex-presidente Lula (E) com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (D). Foto: Palácio do Planalto-Divulgação

O promotor de Justiça criminal do Ministério Público de São Paulo, Cássio Conserino, intimou na tarde desta sexta-feira, 29, o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e a sua mulher, Marisa Letícia, para prestarem depoimentos no próximo dia 17 de fevereiro. Além deles, está igualmente intimado o ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro – já condenado há 16 anos na Lava Jato, mas responde em liberdade -, e o engenheiro da construtora, Igor Pontes.
O triplex 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, é o alvo da nova fase da investigação Lava Jato, porém esta investigação do MP de São Paulo corre independente da investigação que já condenou nomes da cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) como José Dirceu e José Genuíno. A suspeita é que o mesmo pertença a Lula. Isto pode, segundo a promotoria, acusar o crime de lavagem de dinheiro.
Conserino investiga a transferência de prédios inacabados da cooperativa do sindicato dos bancários Bancoop. A apuração do MP aponta que o ex-presidente Lula pode ter ocultado ser o dono do triplex de 297 m². Quando houve a reeleição de Lula, em 2006, o petista informou a Justiça eleitoral possuir uma participação em cooperativa habitacional no valor de R$ 47 mil. A suspeita da Polícia Federal e da Procuradoria da República é de que a empreiteira a agentes públicos em troca de contratos fraudados com a Petrobrás.
A estrutura passou por obras de restauração entre abril e setembro de 2014. Conforme o engenheiro Armando Dagre, sócio-administrador da Talento Construtora, em declaração ao MP-SP, a reforma contratada pela OAS, custou R$ 777 mil.

 

Em julho de 2015, em entrevista para o programa Timeline, da rádio Gaúche, o Prefeito Jairo Jorge comentou as críticas do ex-presidente ao Partido dos Trabalhadores com uma frase polêmica. “Só quem não chegou ao poder, não viveu a corrupção”, proferiu. No ano passado, Lula comentou que a utopia petista foi perdida. Jairo é crítico do governo Dilma Rousseff (PT) e segue a linha do ex-governador Olívio Dutra quanto as atitudes que deveriam ser postas em prática para o que chama de “renovar o PT”. No governo Lula, Jairo foi secretário adjunto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e chefe de gabinete e secretário-executivo do Ministério da Educação.

Notícias

Estabelecimento em Canoas é interditado por vender produtos submersos na enchente

Redação

Publicado

em

Estabelecimento em Canoas é interditado por vender produtos submersos na enchente

Um supermercado do bairro Harmonia, no lado Oeste da cidade, foi interditado pelo Procon Canoas em conjunto com a Vigilância Sanitária, pela venda de produtos danificados após ficarem submersos durante a enchente de maio.

A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, em estabelecimento situado na rua José Veríssimo.

No local, os agentes constataram a comercialização de produtos como latas enferrujadas, sem a rotulagem ou mesmo com embalagens danificadas, após a tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.

“Nesta ação, mais da metade dos itens expostos nas prateleiras estavam impróprios, além da cozinha estar apresentando sujeira, sendo um lugar insalubre para a manipulação de alimentos, em especial pães, assados no local”, destacou a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. Agora, os proprietários precisam comprovar que efetuaram os ajustes necessários para o funcionamento do local.

Denuncie!

Denúncias de comercialização de produtos alimentícios da enchente poderão ser realizadas à fiscalização através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.

Continuar a ler

Notícias

Adutora rompe e bairro Niterói tem desabastecimento de água

Redação

Publicado

em

Adutora rompe e bairro Niterói tem desabastecimento de água - Foto: O Timoneiro

Uma adutora rompeu na manhã desta sexta-feira, 21, na rua Venâncio Aires, em Canoas.

Conforme registrou nossa reportagem, equipes da Corsan já estão no local fazendo o reparo.

Desabastecimento de água

Em virtude do rompimento, há desabastecimento de água no bairro Niterói e a previsão de normalização, segundo a empresa, é para o fim da tarde de hoje.

Em breve mais informações.

Continuar a ler

Notícias

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Redação

Publicado

em

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Na manhã desta sexta-feira, 21, o solo cedeu em trecho de duas ruas do bairro Berto Círio, causando danos em torno de 20 residências. A Defesa Civil Municipal interditou as residências e os moradores foram evacuados dos locais.

O trabalho é feito com apoio dos Bombeiros e engenheiros da Prefeitura.

Deslizamento

No Beco 2, da rua L, pelo menos uma casa já teve parte destruída. Na casa em frente, um muro foi destruído por conta da movimentação de terras. No beco 1 também é visível pequenos deslizamentos, deixando raízes de árvores à mostra.

Na rua Padre Eugênio Mess, duas casas tiveram parte da estrutura danificada. A terra que cedeu deixou pendurados alicerces e vigas.

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Divulgação

A Defesa Civil alerta que o solo encharcado é propício para que ocorram os deslizamentos.

Conforme o engenheiro e fiscal de obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Nicolas Melo Bortoluzzi, o quarteirão lindeiro ao barranco entre as ruas Padre Eugênio Mess e a rua L está em situação de risco. No beco 2, é a parte mais crítica, conforme o profissional.

“Ali o barranco chega a aproximadamente seis metros e é bem íngreme, sendo visível pequenos deslizamentos por entre as árvores. No condomínio da rua Padre Eugênio Mess e em terrenos do entorno que tem o barranco como fundos, o risco também é grande”, adiantou.

Defesa Civil

A Defesa Civil segue no local. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil de Nova Santa Rita através do número (51) 98922-8949.

Centro Humanitário de Acolhimento

O local fica localizado na rua Porto da Farinha, 256, no bairro Caju, e garante alimentação completa, roupas e quartos privativos com camas e cobertores para os desabrigados pela enchente de maio.

O Centro também é espaço para recebimento e entrega de doações de cestas básicas e roupas para a população em vulnerabilidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm