Conecte-se conosco

header-top







 

07/02/2026
 

Comunidade

Um  sonho  quase  interrompido  por um acidente de trânsito

Avatar

Publicado

em

Jovem de 25 anos teve o benefício do INSS negado após quebrar o fêmur da perna direita

Vanusa, 25 anos, sofreu um acidente de carro em janeiro. Foto: Bruno Lara/OT

Vanusa, 25 anos, sofreu um acidente de carro em janeiro. Foto: Bruno Lara/OT

 

Bruno Lara

Assim  como  muitos,  Vanusa  Miriam  Macedo  Marques,  25  anos,  e  Lucas  Queiroz,  23  anos, tinham o sonho da casa própria. Funcionários de um posto de gasolina próximos ao Capão do Corvo,  no  bairro  Marechal  Rondon,  conseguiram  dar  início  ao  apartamento  no  bairro  Mato Grande. Mas a violência no trânsito fez suas vidas virarem do avesso. Em um acidente de carro, no dia 4  de  janeiro,  quando  o  carro  colidiu  com  um  poste,  segundo  o  boletim  médico,  Vanusa quebrou o fêmur da perna direita. Ela estava na carona, na frente. Fratura no terço médio do fêmur,  com  deslocamento  dos  fragmentos  ósseos  foi  o  resultado  do  Raio  X. Eu  e  o  meu marido  trabalhávamos  juntos.  Arrecem  tínhamos  comprado  um  apartamento  e  quem  me ajuda é a minha sogra. Devo nem sei quanto para ela de dinheiro, recorda a jovem frentista.  O acidente foi só o começo. A luta pelo benefício foi o pior. A gente entrou pedindo benefício. Eles me deram por sete meses. Conforme eu vou indo no médico, faço todos os meses, se eles me  dessem  alta  avisaria  o  INSS  ou  se  os  sete  meses  não  ficassem  bem  teria  de  marcar  uma nova perícia. Foi o que a gente fez. Meu osso não estava colando, não está ainda, não posso trabalhar.  A  gente  marcou  perícia,  eu  fui,  levamos  os  papeis  todos,  negaram.  Marcamos  de novo, negaram de novo, relata Vanusa, que veio paca Canoas aos 12 anos de idade. O pior é que, segundo ela, o dinheiro pode demorar mais de dois anos para sair. O médico me fala que eu preciso ficar em repouso, andando de muletas. Não posso trabalhar. Falei isso para ele e ele disse que iria demorar de 30 a 85 dias para olharem o caso e pode demorar dois anos para  receber,  argumenta.  O  sentimento  é  de  dor  não  só  na  perna,  mas  na  alma. Não  tem nem o que dizer. É ruim, né?!, lamenta em lágrimas.

INSS negou benefício

O laudo do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, em 27 de agosto deste ano, afirma que a mesma  não  tem  condições.  No  campo  reservado  para  a  evolução,  o  médico  especialista  em ortopedista/traumatologia, Cristian Jandrey Borges, escreve. Ao INSS – Sem previsão de alta, não pode realizar atividade laborativa no momento. O mesmo aponta uma fratura diafisária de fêmur direito. Com placa DCP 4,5 e parafusos em 08/janeiro/2015. Também atesta o uso de duas muletas. Imediatamente um dia após o laudo, em 28 de agosto, um comunicado de decisão o Instituto Nacional do Seguro Social informou que o pedido havia sido indeferido. Informamos que não foi  reconhecido  o  direito  ao  benefício,  tendo  em  vista  que  não  foi  constatada,  em  exame realizado  pela  perícia  médica  do  INSS,  incapacidade  para  o  trabalho  ou para  a  sua  atividade habitual, quem assina o documento é Elisete Berchiol da Silva Iwai, presidenta do INSS. Para a Previdência  Social  o  motivo  do  indeferimento  é a Inexistência  de  incapacidade  laborativa, discordando do laudo do médico no dia anterior.  A reportagem de OT tentou  contato  com a Previdência Social de Canoas, mas não conseguiu retorno.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler

Comunidade

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Redação

Publicado

em

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.

A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.

A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.

A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.

Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques