Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Paraibano que cuida de cães no Rio Branco precisa de ajuda

Toda ajuda é bem vinda para ajudar aos 18 cachorros deixados na casa de Francisco Clementino dos Santos

Avatar

Publicado

em

Francisco Clementino dos Santos, 48 anos, está há cinco anos cuidando dos cães abandonados no bairro Rio Branco. Foto: Bruno Lara/OT

Francisco Clementino dos Santos, 48 anos, está há cinco anos cuidando dos cães abandonados no bairro Rio Branco. Foto: Bruno Lara/OT

Bruno Lara

Há cinco anos, Francisco Clementino dos Santos, ou como prefere só Francisco Paraibano, 48 anos, busca implantar uma Organização Não Governamental (ONG) para tratar animais, sobretudo cães, que estão em situação de abandono na cidade de Canoas, região metropolitana da capital Porto Alegre. Embora ainda não tenha se registrado como tal, sozinho ele cuida dos 18 companheiros, até o momento.
O problema todo, além da falta de auxílio da Prefeitura, é a alta rotatividade. “Todos os dias estão me jogando cachorro, pois o portão é baixo”, relata. Na noite de terça para a quarta-feira em que a equipe de OT visitou Francisco, recebeu dois novos cachorros de pequeno porte. Ambos doentes. Segundo ele, todo dia recebe e doa cães. Ele faz uma estimativa de que milhares de cães já passaram por suas mãos nos cinco anos que mora na cidade.
Para o Paraibano, o trabalho só é possível em função da solidariedade dos gaúchos. “O pessoal aqui do sul, os canoenses, estão me ajudando, bastante trazendo ração. O meu salário não dá nem para pagar o aluguel”, elogia e lamenta. Mesmo assim, todos recebem a devida atenção. “São todos bem tratados, com pelo bonito”.

Francisco Paraibano adotou a Morena, a Branca e mais 16 cães no Rio Branco. Foto: Bruno Lara/OT

Francisco Paraibano adotou a Morena, a Branca e mais 16 cães no Rio Branco. Foto: Bruno Lara/OT

Nem todos os integrantes da família que vive em uma casa simples na rua Boa Vista têm nome. “Eu tento, mas não dá”, responde entre risos. “Tem a Morena, tem a Branca, eu vou inventando, mas nunca para”, continua. Nomear os cães é um privilégio que ficará para quem os adotar.
Aqueles de raça são mais facilmente doados. “Os mais bonitos como Labrador, Pastor Alemão, Pitbull eles pegam. Mas vira-latas não querem mais”, constata. Por segurança, os grandes ficam separados dos pequenos para evitar brigas. Nenhum é amarrado. “Não consigo ver bicho preso”, relata.
Receber ajuda é essencial para dar continuidade a ideia. “O meu projeto é tratar, cuidar e dar para alguém. Só que eu não consigo mais e o Canil de Canoas não me ajuda com nada. Tudo o que fizeram foram três castrações. Ficam dizendo para o povo que me ajudam, mas nunca me ajudam”, reclama. Rações, jornais e demais artigos pet são bem aceitos. “Precisava de um veterinário para fazer o acompanhamento”, sugere. Com o temporal da última semana, Chico informou à redação que perdeu o telhado de sua casa e, com ele, seus mantimentos. Mais do que nunca, “toda doação ajuda”, ressalta.

Francisco busca criar uma ONG para tratar os animais

Francisco busca criar uma ONG para tratar os animais. Foto: Bruno Lara/OT

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm