Comunidade
Defesa Civil alerta para forte chuva no estado a partir desta terça
Em julho, quando a cidade receber 70mm de água, diversas ruas e casas foram inundadas
A Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de grande quantidade de chuva para os próximos dias. Conforme aviso meteorológico de diversos centros meteorológicos, a partir desta terça-feira, 15, e durante toda a segunda quinzena de setembro, temporais e chuvas extremas devem atingir algumas regiões do estado como a região metropolitana.
A projeção é de que o volume de água varie entre 100mm e 300mm na grande Porto Alegre. Se a projeção se confirmar, chegará ao dobro da média histórica do mês. Para o Norte do estado, a estimativa é ainda pior. Entre 200mm e 400mm. O lado positivo é que as grandes nascentes se encontram no local.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos. Em caso de inundações evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e manter o cuidado com as crianças próximas a rios.
Problemas devem ser comunicados, inicialmente, à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de cada localidade. A Defesa Civil Estadual conta com atendimento 24 horas pelo telefone 199, e equipes já estão de prontidão para dar suporte aos municípios.

Foto enviada por Fernanda Prates da rua Araras onde alunos da escola Arthur Pereira de Vargas estão sitiados.
Em julho, Canoas foi atingida por alagamentos ao receber cerca de 70mm de água na manhã de uma segunda-feira. O Timoneiro publicou em suas páginas a situação dos mais de 40 desabrigados do bairro São Luis que precisaram fazer uso de um ginásio. Os bairros Rio Branco, Mathias Velho, São Luís, Cinco Colônias e Estância Velha foram os mais atingidos
Houve alagamento nas ruas Berto Círio (São Luís), Jackson de Figueiredo (Nossa Senhora das Graças), Rua República e Eça de Queiroz (Cinco Colônias), Rua Piratini (Mathias Velho), Nelson Paim Terra (Rio Branco), além das avenidas Rio Grande do Sul, Florianópolis, Dr. Sezefredo de Azambuja Vieira, Getúlio Vargas, Inconfidência e Farroupilha, entre outras. Os alunos da escola Arthur Pereira de Vargas ficaram sitiados.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Animais6 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães
























































