Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Roubo de veículos preocupa cada vez mais os canoenses

O horário que compreende entre 20h e 22h foi o objeto do estudo. Os bairros Nossa Senhora das Graças, São José e Centro apresentaram maior número de assaltos. A Brigada Militar também divulgou os dados do mês de agosto deste ano.

Avatar

Publicado

em

Gráfico: Prefeitura Municipal de Canoas

Gráfico: Prefeitura Municipal de Canoas

por Bruno Lara

Ter um veículo próprio está cada vez mais caro. Além do valor da compra e da manutenção sempre necessária, os roubos de veículos cada vez mais crescem em todas as esferas do país. No mês de fevereiro, Canoas atingiu seu ápice. Foram 96 ocorrências, maior índice do ano, fora os que não foram registrados. Em maio, o índice diminuiu 44%, mas continuou com um número elevado.
Um gráfico foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Canoas mostrando a frequência de roubos nos bairros entre as 20 horas e as 22 horas. Como já comentado entre os moradores, mas ainda não confirmado estatisticamente, os bairros Nossa Senhora das Graças, São José e Centro ocuparam um lugar de destaque.
Por mais que o centro seja o mais visado, foi o que apresentou menor índice no horário, com 11,4% de roubos na faixa horária. Com 14,3%, apareceu o bairro Nossa Senhora das Graças. O recordista, porém, foi o São José, com 20% dos roubos no período de duas horas analisado pelo Hotspots da Prefeitura. Exceto o bairro Olaria, todos os outros bairros apresentam roubo de veículos no horário que foi objeto de estudo.
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Adriano Klafke, atribui este resultado às ações que vêm sendo aperfeiçoadas ano a ano. Ele destaca o uso do hotspot – uma ferramenta que possibilita o monitoramento dos locais e horários de maior incidência dos delitos. “A cada duas horas, atualizamos as informações”, relata.

Números da BM
A Brigada Militar (BM) divulgou os dados do mês de agosto, em comparação com o resto do ano. A média foi maior do que nos meses anteriores. De janeiro a julho deste ano, a polícia contabilizou 745 veículos roubados e ou furtados recuperados. Uma média de aproximadamente 107 por mês. Só em agosto foram 119. Ao todo, só em 2015, foram recuperados 864 veículos.
Como faz mensalmente, a BM divulgou o número de apreensões e indivíduos presos no município no último mês. Segundo o órgão, foram apreendidos 14 armas, 72 munições, 3 simulacros, 2.966k de maconha, 6g de cocaína e 593g de crack. Foram presos em flagrante 65 pessoas, 2 procurados da Justiça, 2 foragidos do sistema prisional e 6 crianças ou adolescentes. Ao todo, 8 termos circunstanciados foram assinados.
Os números do ano preocupam. Até agosto de 2015, o 15° BPM apreendeu 141 armas, 1.230 munições e 39 simulacros. As drogas ilícitas também surpreendem. Foram 589.812k de maconha, 36.924k de cocaína e 4.017k de crack. Só de veículos recuperados foram 864 em sete meses. Foram presos em flagrante 1.106 pessoas, sendo 135 menores de 18 anos.

BM faz balanço em reunião no Sindilojas
Em reunião no dia 9, o Sindilojas Canoas recebeu o Tenente Coronel Oto Eduardo Amorim, do 15º Batalhão da Brigada Militar, que colocou aos presentes a atual realidade da BM na cidade. Ele mostrou em números e índices descritivos o planejamento e organização da corporação. Segundo ele, abordagens, barreiras em rotas de fugas como as divisas do município e até mesmo a utilização de helicóptero serão cada vez mais usados.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm