Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/12/2024
 

Comunidade

Primeira Greve dos Municipários de Nova Santa Rita pede 8,34% de reajuste

Prefeita afirmou já gastar 52% da folha com os servidores e que não é possível chegar a margem desejada

Avatar

Publicado

em

_DSC0946O sindicato dos servidores municipais de Nova Santa Rita (SSENASAR) faz uma manifestação em frente à Prefeitura desde as 8 horas da manhã de hoje. Os Municipários, cerca de 600 funcionários concursados em todo município, reivindicam um reajuste salarial de 8,34%, negado pelo governo municipal. Uma contraproposta de 3,54% foi apresentada na Câmara dos Vereadores, mas com a rejeição do sindicato não foi adiante, recebendo este a proposta de 0% dias após a negativa.

Valni Ribeiro, 21 anos de Prefeitura, servidora da parte administrativa vê a atitude da prefeita com tristeza. Segundo ela, a maioria dos servidores votou nela. Acreditavam no partido dos trabalhadores. “Com certeza ninguém gostaria de estar aqui. Somos todos comprometidos tanto com a comunidade quanto com a administração. Gostaríamos de estar trabalhando no nosso setor e ajudando o município a crescer”.

_DSC0964

Na sexta-feira, 26, o sindicato lotou a casa legislativa do município e, fazendo uso da tribuna, a presidente Ana Claudia Pedreira Fraga informou que os servidores municipais estão em estado de greve e que não aceitarão a revisão proposta pelo Executivo Municipal. No legislativo apenas quatro vereadores apoiam a ação do Executivo.

Virginia Proença, 36 anos, servidora da secretaria de saúde de Nova Santa Rita há 11 anos, afirmou que os servidores estão em um processo de desgasta há anos. “Chegou num ponto que ninguém mais tolera mais nada. Essa negativa do aumento, na verdade, foi o fim, foi o estopim, a gota d’água para o funcionários que está descontente e não é de hoje, mas há muito tempo”.

Sindicato quer respeito e valorização

Presidente do Sindicato dos Municipários de Nova Santa Rita

Presidente do Sindicato dos Municipários de Nova Santa Rita

Ana Claudia Pedreira Fraga, 45 anos, professora do município há 25 anos, presidente do sindicato dos servidores, informou que a paralisação serve para chamar a atenção da Prefeita. “Esta paralisação serve para chamar a atenção da Prefeita, porque ela está retalhando o servidor público não dando o reajuste. Nós estamos reivindicando nosso reajuste que é o índice da inflação. Ela mandou um projeto para Câmara de 3,54%, retirou porque fizemos um protesto na Câmara e sexta nos ofereceu 0%. O servidor está indignado em busca de respeito, de valorização e o descaso que foi deixar passar nossa database. Nossa database é maio, hoje já é primeiro de junho” explica.
“A adesão é 80%. Está aqui hoje um número de 30%. Pessoal está no seu setor de trabalho, mas indignado e parceiro. Eu nunca imaginava que isto fosse acontecer em uma administração do PT. Partido dos Trabalhadores. É um caso perdido. Eles estão perdidos. Mas a gente tem a esperança que eles se encontrem, achem a solução e venham trazer para nós a nossa resposta. A maioria dos vereadores está apoiando o reajuste. Só quatro vereadores não estão apoiando, que são da bancada do PT e do Pros (Partido Republicano da Ordem Social)”, conclui.

Professora Nova Santa Rita

Professora Nova Santa Rita

A professora Viviane Brandão, 32 anos, servidora há pouco mais de um ano na cidade, classifica como complicada a situação. “Como educadora, como professora, a gente espera no mínimo que ela se coloque no nosso lugar e que entenda a nossa posição como servidor municipal, pois ela sabe da importância que o servidor tem”, conclui informando que ainda não abriu concurso público para a classe.

O que diz o Governo Municipal
O procurador geral do município, Rene de Oliveira Gomes, informou que a manifestação foi informada e consentida pela Prefeitura, em exemplo do diálogo da mesma para com o sindicato, inclusive com oportunidade de assinatura do ponto.
Em entrevista à equipe presente na manifestação a prefeita do município, Margarete Ferretti (PT), afirmou que a maioria dos servidores não aderiram a greve. “A educação está sendo atendida, Agricultura não parou ninguém, a Fazenda parou seis pessoas, na saúde estamos atendendo nos postos de saúde. O levantamento que eu tenho até agora, levantado pelos secretários, é de que 85% da categoria está trabalhando. Todos estão sendo atendidos”, confirma.
Segundo ela, o município gasta mais da metade do faturamento com os servidores. “Nós estamos gastando, com servidores públicos, em torno de 52,17% da folha. Investimos mais de 25% em educação. Em torno de 19% na saúde. Nós pagamos duas licenças prêmio desde que assumimos. No ano passado nós demos aumento pelo GPM, em torno de 8%, em torno de 3% acima da inflação. No ano passado tínhamos melhorado muito a nossa receita em virtude de cobrança tributária dos que estavam devedores para o município.
Sobre o pedido dos manifestantes, 8,34%, afirmou que a margem é impossível. “Essa margem, neste momento, não é possível nós chegarmos a tanto. Nós estamos gastando 52,17% com a folha de pagamento e nós temos que respeitar a lei de responsabilidade fiscal e o limite prudencial é 51%”, confirma informando que o valor pago aos munícipes excede o que determina a Lei.

Panelaço na Prefeitura de Nova Santa Rita

Panelaço na Prefeitura de Nova Santa Rita

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Redação

Publicado

em

Praça Max Oderich tem obras de revitalização iniciadas em Canoas

Na terça-feira, 17, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início do serviço de revitalização da Praça Max Oderich, localizada no bairro Mato Grande. A obra será realizada em parceria com o Ministério da Cidadania e contará com um investimento total de R$ 395.800,00.

A revitalização da praça prevê uma série de melhorias, incluindo a construção de uma nova quadra poliesportiva, a revitalização dos calçamentos e das calçadas, pista de caminhada com acessibilidade, e melhorias na academia ao ar livre e no playground.

Segundo a administração municipal, as intervenções integram o plano da Prefeitura de Canoas para promover a qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A previsão de conclusão é abril de 2025.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância da obra para a região.

“É um compromisso que havíamos firmado com a comunidade. Vamos entregar a quadra, os calçamentos e permitir um uso mais adequado desse espaço. A praça será revitalizada em duas etapas, e já estamos colocando em prática essa promessa”, afirmou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Dimi Tresoldi, destacou que a obra atende a uma demanda antiga dos moradores, especialmente após os estragos causados pelas enchentes.

“Essa praça foi inaugurada em 2014, mas sofreu muito ao longo dos anos. Agora, com a nova pista de caminhada ao redor do quarteirão e a quadra poliesportiva, o espaço vai ganhar uma nova vida”, concluiu.

Continuar a ler

Comunidade

Com o tema “Unidos pela Reconstrução”, 12ª Parada Livre de Canoas coloriu o Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Com o tema Unidos pela Reconstrução, 12ª Parada Livre de Canoas coloriu o Parque Eduardo Gomes

A 12ª Parada Livre de Canoas, realizada no domingo, 15, no Parque Eduardo Gomes, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de diversidade, luta e união. O evento, organizado pelo Conselho Municipal LGBT com apoio da Prefeitura de Canoas, teve como tema “Unidos pela Reconstrução”.

O secretário especial da Coordenadoria da Diversidade, Israel Valladas, destacou a importância do evento, especialmente em um momento de superação após as enchentes que atingiram a cidade.

“A tragédia nos ensinou a necessidade de união. Diferenças não importam: somos todos humanos, querendo ser felizes e celebrar a vida. A Parada Livre simboliza resistência e inclusão”, afirmou.

Segundo Fábulo Rosa, movimentos sociais se mobilizaram para garantir que a Parada acontecesse, com o apoio de uma vaquinha virtual para custear a estrutura do evento, reforçando o simbolismo da ocasião. “Unidos na reconstrução, enfrentamos a chuva e o tempo ruim para mostrar que a resistência é nossa força. A Parada é história e luta”, enfatizou.

Entre os participantes, o casal de Porto Alegre, Robert Oliveira e Angelo Niz, destacou a importância do evento. “Não é só festa, é também luta e direitos. É o momento de mostrar que estamos aqui e queremos nossos direitos garantidos”, disse Robert.

 

Continuar a ler

Comunidade

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

Redação

Publicado

em

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.

O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Documentação

As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.

As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.

As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.

Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm