Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Comunidade

Primeira Greve dos Municipários de Nova Santa Rita pede 8,34% de reajuste

Prefeita afirmou já gastar 52% da folha com os servidores e que não é possível chegar a margem desejada

Avatar

Publicado

em

_DSC0946O sindicato dos servidores municipais de Nova Santa Rita (SSENASAR) faz uma manifestação em frente à Prefeitura desde as 8 horas da manhã de hoje. Os Municipários, cerca de 600 funcionários concursados em todo município, reivindicam um reajuste salarial de 8,34%, negado pelo governo municipal. Uma contraproposta de 3,54% foi apresentada na Câmara dos Vereadores, mas com a rejeição do sindicato não foi adiante, recebendo este a proposta de 0% dias após a negativa.

Valni Ribeiro, 21 anos de Prefeitura, servidora da parte administrativa vê a atitude da prefeita com tristeza. Segundo ela, a maioria dos servidores votou nela. Acreditavam no partido dos trabalhadores. “Com certeza ninguém gostaria de estar aqui. Somos todos comprometidos tanto com a comunidade quanto com a administração. Gostaríamos de estar trabalhando no nosso setor e ajudando o município a crescer”.

_DSC0964

Na sexta-feira, 26, o sindicato lotou a casa legislativa do município e, fazendo uso da tribuna, a presidente Ana Claudia Pedreira Fraga informou que os servidores municipais estão em estado de greve e que não aceitarão a revisão proposta pelo Executivo Municipal. No legislativo apenas quatro vereadores apoiam a ação do Executivo.

Virginia Proença, 36 anos, servidora da secretaria de saúde de Nova Santa Rita há 11 anos, afirmou que os servidores estão em um processo de desgasta há anos. “Chegou num ponto que ninguém mais tolera mais nada. Essa negativa do aumento, na verdade, foi o fim, foi o estopim, a gota d’água para o funcionários que está descontente e não é de hoje, mas há muito tempo”.

Sindicato quer respeito e valorização

Presidente do Sindicato dos Municipários de Nova Santa Rita

Presidente do Sindicato dos Municipários de Nova Santa Rita

Ana Claudia Pedreira Fraga, 45 anos, professora do município há 25 anos, presidente do sindicato dos servidores, informou que a paralisação serve para chamar a atenção da Prefeita. “Esta paralisação serve para chamar a atenção da Prefeita, porque ela está retalhando o servidor público não dando o reajuste. Nós estamos reivindicando nosso reajuste que é o índice da inflação. Ela mandou um projeto para Câmara de 3,54%, retirou porque fizemos um protesto na Câmara e sexta nos ofereceu 0%. O servidor está indignado em busca de respeito, de valorização e o descaso que foi deixar passar nossa database. Nossa database é maio, hoje já é primeiro de junho” explica.
“A adesão é 80%. Está aqui hoje um número de 30%. Pessoal está no seu setor de trabalho, mas indignado e parceiro. Eu nunca imaginava que isto fosse acontecer em uma administração do PT. Partido dos Trabalhadores. É um caso perdido. Eles estão perdidos. Mas a gente tem a esperança que eles se encontrem, achem a solução e venham trazer para nós a nossa resposta. A maioria dos vereadores está apoiando o reajuste. Só quatro vereadores não estão apoiando, que são da bancada do PT e do Pros (Partido Republicano da Ordem Social)”, conclui.

Professora Nova Santa Rita

Professora Nova Santa Rita

A professora Viviane Brandão, 32 anos, servidora há pouco mais de um ano na cidade, classifica como complicada a situação. “Como educadora, como professora, a gente espera no mínimo que ela se coloque no nosso lugar e que entenda a nossa posição como servidor municipal, pois ela sabe da importância que o servidor tem”, conclui informando que ainda não abriu concurso público para a classe.

O que diz o Governo Municipal
O procurador geral do município, Rene de Oliveira Gomes, informou que a manifestação foi informada e consentida pela Prefeitura, em exemplo do diálogo da mesma para com o sindicato, inclusive com oportunidade de assinatura do ponto.
Em entrevista à equipe presente na manifestação a prefeita do município, Margarete Ferretti (PT), afirmou que a maioria dos servidores não aderiram a greve. “A educação está sendo atendida, Agricultura não parou ninguém, a Fazenda parou seis pessoas, na saúde estamos atendendo nos postos de saúde. O levantamento que eu tenho até agora, levantado pelos secretários, é de que 85% da categoria está trabalhando. Todos estão sendo atendidos”, confirma.
Segundo ela, o município gasta mais da metade do faturamento com os servidores. “Nós estamos gastando, com servidores públicos, em torno de 52,17% da folha. Investimos mais de 25% em educação. Em torno de 19% na saúde. Nós pagamos duas licenças prêmio desde que assumimos. No ano passado nós demos aumento pelo GPM, em torno de 8%, em torno de 3% acima da inflação. No ano passado tínhamos melhorado muito a nossa receita em virtude de cobrança tributária dos que estavam devedores para o município.
Sobre o pedido dos manifestantes, 8,34%, afirmou que a margem é impossível. “Essa margem, neste momento, não é possível nós chegarmos a tanto. Nós estamos gastando 52,17% com a folha de pagamento e nós temos que respeitar a lei de responsabilidade fiscal e o limite prudencial é 51%”, confirma informando que o valor pago aos munícipes excede o que determina a Lei.

Panelaço na Prefeitura de Nova Santa Rita

Panelaço na Prefeitura de Nova Santa Rita

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques