Especiais
Mercado imobiliário começa 2017 com sinais de aquecimento
MONIQUE LEOTE MENDES*
Quem trabalha no mercado imobiliário de Canoas já começa a sentir a reação positiva do setor, mesmo com o período de recessão econômica pelo qual o país passa. “A redução na taxa de juros e a ampliação da faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ (MCMV) são alguns exemplos de medidas que contribuem para isso”, diz o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias de Canoas (Associ), Paulo Sérgio Quiles dos Santos. Paulo ainda salienta que o otimismo do setor da construção já é visto nos lançamentos que ocorrem na cidade e que atendem desde a classe A até a classe C.
Um estudo apresentado no início do ano pelo Sindicato da Habitação (Secovi/RS) revelou as 30 cidades com os melhores índices quanto às suas potencialidades para novos empreendimentos no estado. Nesta pesquisa, o cenário também se apresenta positivo para Canoas, que aparece como o segundo município com maior perspectiva de crescimento e atratividade no que diz respeito ao mercado imobiliário de locação e comercialização de imóveis.
Sobre a Pesquisa
No estudo feito pela Secovi/RS foram utilizadas 15 variáveis sociodemográficas e econômicas para medir as vantagens dos municípios em receber empreendimentos de todos os padrões. A cidade de Canoas aparece em segundo lugar, apenas atrás de Caxias do Sul. O estudo não considerou os dados da cidade de Porto Alegre junto com os demais municípios gaúchos.
A pesquisa avaliou critérios como a maior taxa de urbanização, renda domiciliar, empregos formais, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB ), área territorial, escolaridade dos moradores, entre outros.
Previsão de crescimento conforme o mercado
Diversos fatores corroboram para uma melhora do mercado imobiliário em 2017, dentre eles está a desaceleração da inflação brasileira que saiu de 10,7% em 2015, para a previsão de 5,07% em 2017, conforme divulgação do Banco Central no último Relatório Trimestral de Inflação, documento que possui as expectativas para a economia.
Luis Carlos Rosa, Sócio Presidente ISL, Incorporadora São Luis
“Fatores previstos para 2017 como: desaceleração da inflação (com meta para 4,5% no ano de 2017); crescimento do PIB (com previsão de 1,3%); redução na taxa de juros e ajustes no cenário político (com atuações do Ministério Público e Polícia Federal), de um modo geral encaminham o cenário de 2017 para um aumento da empregabilidade, baixa inadimplência e confiança no mercado por parte dos investidores. O segundo semestre de 2017 com certeza trará reflexos positivos deste conjunto de situações previstas e fortalecerá o mercado imobiliário da região”.
Andreia Medeiros, Departamento Comercial, Serno Construções e Incorporações
“O ano de 2017 iniciou com uma expectativa muito boa em relação aos outros anos, em volume de vendas e negociação. O mercado está mais positivo. Já observamos um aumento na procura de imóveis e temos perspectivas de novos empreendimentos. Nossa maior procura está sendo dentro da linha do Minha Casa, Minha Vida, que se enquadra na renda média de até cinco mil, com teto máximo de compra em 237 mil reais.”
Sergio Luis Possebon, Imobiliária Segura
“Canoas vem crescendo muito, principalmente na área nova, localizada no Centro da cidade, que está muito valorizada. Temos muitos empreendimentos novos, comerciais, surgindo pela redondeza. Para a Segura, que tem como “carro chefe” o aluguel, percebemos cada vez mais força neste ramo, e o ano de 2017 começou muito bom para nós. Acreditamos que devido ao fato da crise ter assolado o país, e as vendas terem ficado mais restritas aos bons investidores, a locação se destacou como boa alternativa de negócio, o que se comprova com o crescimento da procura pela população”.
Felipe Korb, gerente, Benin Imóveis
“Este ano registramos um incremento significativo nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado. Atribuímos isto a quatro fatores. Confiança do nosso consumidor; redução da taxa de juros; grande oferta de imóveis residenciais e comerciais; e redução de valores, facilitando as negociações. As pessoas têm mais opções para fechar o negócio. Este contexto contribui para aquecer o mercado.”
Especiais
Prefeitura realiza reintegração de posse no Loteamento Pôr do Sol
Foi realizada, na manhã da última terça-feira, 2, a reintegração de posse de uma praça localizada no Loteamento Pôr do Sol, no Bairro Guajuviras. A ação ocorre após quase dois anos de ocupação por aproximadamente 25 famílias, que tentavam a permanência no local.
De acordo com a Prefeitura, a reintegração foi possível após meses de entraves judiciais.
Participaram as secretariais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Transportes e Mobilidade, além do Conselho Tutelar e da Procuradoria Geral do Município.
Protesto
Na última segunda-feira, membros das famílias protestaram em frente à Prefeitura. Eles tentavam um último recurso para evitar a reintegração de posse. “Querem nos tirar de lá. Tem casas de alvenaria, não são barracos, como falam. Nunca ninguém da Prefeitura esteve lá, nunca se lembraram da gente. Nós sempre quisemos conversar, mas nunca nos receberam”, afirma Rosenildo Correa da Silva, que morava com a esposa e seis filhos em uma das casas. Segundo os presentes, muitos não têm para onde ir.
Segundo o governo, a ação não registrou incidentes e transcorreu dentro da normalidade. De acordo com a atual gestão municipal, esta é a 37ª reintegração de posse realizada desde o início de 2017. “A praça no Loteamento Pôr do Sol será devolvida à população para que possa usufruir dos momentos de lazer em comunidade”, afirma o governo, em nota.
Especiais
CANOAS 78 ANOS: Trajetória da representação política canoense a nível estadual e nacional
Como uma das principais cidades do Rio Grande do Sul em número de população e exemplo de pujança econômica na região, Canoas também mantém tradição de representação política a nível estadual e federal. Ao longo dos anos, foram inúmeros nomes que marcaram a trajetória na cidade.
Deputados federais
Jorge Uequed
Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade do Rio dos Sinos, em 1971, advogado, jornalista e publicitário em 1974 foi eleito deputado federal pela legenda do MDB, partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Reeleito em 1978, participou outra vez da Comissão de Ciência. No pleito de 1986 concorreu a uma vaga na Constituinte pela legenda do PMDB. Foi eleito deputado federal em 1974 e depois reeleito em 1978, em 1982, em 1986 e 1990, tive cinco mandatos, entre eles o da Constituinte.
Ivo Lech
Advogado, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos, Ivo da Silva Lech foi vereador em Canoas de 1983 a 1986 e deputado federal constituinte em 1986 pelo Rio Grande do Sul.
Foi presidente da Subcomissão das Minorias, Negros, Populações Indígenas, Pessoas Portadoras de Deficiências, da Assembleia Nacional Constituinte; vice-presidente da Comissão de Saúde, Família e Seguridade Social da Câmara dos Deputados em 1989; presidente do PMDB de Canoas de 1999 a 2003. Atualmente é Secretário Especial de Integração Institucional de Canoas.
Paulo Paim
Em 1985 filiou-se ao PT e no ano seguinte foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, sendo deputado constituinte. Foi vice-líder do partido entre 1989 e 1991. Foi reeleito deputado sucessivamente em 1990, 1994 e 1998. Entre 1993 e 1994 presidiu a Comissão de Trabalho, Administração Serviço Público da Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2002 disputou o cargo de senador, sendo eleito.
Hugo Simões Lagranha
A vida política de Lagranha iniciou em 15 de novembro de 1955, quando foi eleito vice-prefeito de Canoas pela coligação PSD, PRP e PL, tendo exercido o mandato de prefeito municipal em onze oportunidades. Foi prefeito da cidade de Canoas por quase vinte anos. Foi também eleito deputado federal pelo PTB nas eleições de 1994, tendo recebido 71.599 votos. Exerceu o mandato de 1 de janeiro de 1995 até 31 de dezembro de 1996, quando renunciou para concorrer novamente à prefeitura de Canoas.
Luiz Carlos Busato
Bacharel em arquitetura pela Unisinos, fez pós-graduação em urbanismo e em produção e gestão imobiliária. Foi professor nas Faculdades Canoenses (hoje ULBRA). Em 2004, no município de Canoas, concorreu pela primeira vez a vereador e elegeu-se com 3.139 votos. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul e reeleito em 2010. Nas eleições de 2014 foi eleito deputado federal e em 2015 assumiu o cargo. Em outubro de 2016 foi eleito Prefeito da cidade de Canoas.
Deputados estaduais
Carlos Giacomazzi
Morador de Canoas, presidiu o Lions Club, o Conselho Deliberativo do Clube de Caça, Pesca e Tiro, a Câmara de Indústria e Comércio (Cics) e a Câmara de Dirigentes Lojistas. Atuou como vice-presidente do Canoas Tênis Clube. Eleito prefeito de Canoas em 1968 e em 1985, assumiu o cargo na segunda oportunidade. Na primeira, a cidade era declarada Área de Segurança Nacional. Por quatro mandatos consecutivos, entre 70 e 82, foi deputado estadual.
Nelsinho Metalúrgico
Em 2004, Nelsinho foi eleito o vereador mais votado do PT em Canoas. Já em 2008, foi reeleito com mais de 4 mil votos. Ao tomar posse em janeiro de 2009, Nelsinho foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Canoas. Em 2010 foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, tomando posse em janeiro de 2011. Em 2014, foi reeleito para um novo mandato na Assembleia Legislativa.
Luiz Antônio Possebon
Luiz é ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-Coordenador de Relações Institucionais do gabinete do prefeito Jairo Jorge. Além de vereador canoense por 20 anos e presidente da Câmara, ele foi deputado estadual e ocupou vários cargos na administração pública. Foi ainda um dos fundadores da Liga Canoense de Combate ao Câncer.
Francisco Dequi
O professor Francisco Dequi é diretor do Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC).Elegeu-se na primeira tentativa como deputado estadual. Após cumprir dois mandatos, o IPUC e suas pesquisas voltaram a ser o principal foco de seus esforços.
Jurandir Maciel
O canoense Jurandir Maciel (PTB), tomou posse em 2011 na Assembleia Legislativa. Jurandir também foi vereador por três mandatos, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Canoas por oito anos.
Sezefredo Azambuja Vieira
Candidato a deputado estadual pelo Partido da Representação Popular (PRP) em 1947, ficou como suplente até 1950, quando ingressou no cargo. Em 1957 candidatou-se à Prefeitura, mas não chegou ao cargo. No entanto, no pleito seguinte, conseguiu se tornar o prefeito, tendo Hugo Simões Lagranha como seu vice. O mandato durou de 1956 a 1959. Após o mandato de prefeito, foi ainda vereador por dois anos, eleito em 1959 com 1.080 votos.
Especiais
CANOAS 78 ANOS: “Canoas para mim é tudo de bom, só alegria e felicidade”
SIMONE DUTRA*
PERSONAGEM CANOENSE
Marcos Antônio Lemes de Souza, 50 anos, morador do bairro Parque Universitário, onde vive com a esposa e filhos, é jornaleiro há 34 anos no calçadão de Canoas. Trabalhando de segunda a sábado, ele conta que já presenciou incontáveis acontecimentos da vista do seu estabelecimento, mas o que mais o impressiona é a mudança de visual, ao longo dos anos, após as reformas que trouxeram calçamento e estrutura para via que se tornou bastante movimentada. “Antes era uma rua sem nada, porém, havia o Carnaval aqui na Vitor Barreto, os desfiles do 7 de Setembro na XV de Janeiro e, aos domingos, o Cine Rex agitava a Domingos Martins”.
Depois da chegada do shopping, os bairros se tornaram mais independentes e o comércio se distribuiu pela cidade. “Claro que perdi um pouco de público com a descentralização. Ainda mais com o avanço tecnológico, poucos permaneceram neste ramo. Antes, meu carro chefe era a venda de revistas, hoje é recarga de celular, balas e cigarros. Mas a gente também vai se reinventando e modificando o tipo de produtos. Então, colocando na balança, o retorno de dinheiro compensa”.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna7 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo2 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Policial1 semana atrás
Polícia Civil deflagra 3ª fase da Operação Capa Dura