Conecte-se conosco

header-top







 

31/10/2025
 

Comunidade

Com curta-metragem, canoenses concorrem a prêmio em Hollywood

Reverso ganhou o prêmio de melhor ator bronze na Romênia e segue para os Estados Unidos

Avatar

Publicado

em

Kênia Souza, em cena no curta Reverso. Foto: divulgação.

Kênia Souza, em cena no curta Reverso. Foto: divulgação.

 

Por Bruno Lara
@bruno_lds

“Uma história de um casal onde ela tem um distúrbio psicológico e ele outro. Ela acredita que ele a trai. Na cronologia dela, ele é muito mais grosso e estúpido e, na dele, ela é muito mais dramática”, assim descreve o próprio diretor Aleksander Nascimento, de 23 anos.

Gravado em sua maior parte em Porto Alegre, o curta produzido por jovens de Canoas já levou prêmio de melhor curta nacional no Rio de Janeiro, de melhor ator bronze na Romênia, e ruma agora para competir em Hollywood, em setembro, no festival Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). “Estamos indo pela segunda vez ao LABRFF. Ano passado nosso outro curta, Tolerância Zero, competiu lá”, comenta.

O filme é trabalhado com a perspectiva de duas cronologias. A personagem da atriz Carla Elgert sofre da Síndrome de Borderline, que causa momentos de estabilidade emocional, alternadas com surtos psicóticos. Já o personagem de Cristiano Garcia, outro protagonista, sofre com um transtorno anti-social e se envolve com a personagem de Kênia Souza, uma narcisista. “Cada cena das principais foram gravadas duas vezes” comenta o diretor.

 

Tempo

Estudante do Colégio Maria Auxiliadora, Aleksander hoje mora em Porto Alegre. Ele acredita que foi o ensino que contribuiu para o sucesso atual. “Teve boa influência. Fez com que eu quisesse me profissionalizar nisso, querer ir atrás. Comecei fazendo vídeos. Depois fui contratado por uma produtora e comecei a trabalhar como editor, onde me especializei. Depois fui para a direção, onde começamos a produzir alguns curtas”, relata.

Para Nascimento, a grande dificuldade no trabalho é o tempo. “Todos os pontos, desde tu ter um roteiro bom são difíceis. Eu acho mais fácil contar uma história em 1h30min do que em 20 minutos. A grande dificuldade, na verdade, é tu contar uma história, dar um impacto, é um desafio. As pessoas tem que sair da sala pensando”, opina.

Ao preparar a o elenco de maneira diferenciada, o grupo investiu em uma pós-graduanda em psicologia da UFRGS. Jamyly Rodrigues, 23 anos, foi a responsável pela pré-produção. “A gente trouxe uma psicóloga para trabalhar com os atores e na gravação. Ele (a) vai olhar o filme e ver a veracidade do trantorno. Um suicídio precisa parecer um homicídio em uma cena”, afirma Aleksander.

 

Desafios

Para a Kênia Souza, que além de atuar é produtora do grupo, a juventude é uma das dificuldades no mercado. “Tu chega a um festival de cinema e teus concorrentes têm 30, 40 anos. Eles acabam querendo te excluir para não dominar o mercado na frente deles. Alguns diretores nos abraçaram, querem fazer parte daquilo”, relata ela, que é criada em Canoas e estudou no Colégio Espírito Santo e no Unificado.

O recurso também é um desafio. O curta, de 23 minutos, teve orçamento inicial de R$ 10mil mais parcerias como o restaurante canoense Marquês Bier, local que simulou o bar de um hotel já que o hotel onde o curta foi gravado, em Porto Alegre, não era propício. Fora isso, mais duas lojas de roupas e uma de móveis de decoração apoiaram o projeto. “A gente tem que se comunicar muito bem e mostrar a qualidade do serviço. Já tive muito problema por ser mulher e por ser muito nova. Basicamente trabalho bastante com parcerias”, garante Kênia.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques