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30/06/2025
 

Ensino

In loco: repórteres relatam experiência nas ocupações

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Debaixo dos panos

calhau_emerson

 

Por mais que eu fique feliz ao ver os jovens se organizando e lutando por seus ideais, o que vi na escola Tereza Francescutti me deixou um tanto quanto desconfiado, para não dizer que me deixou extremamente preocupado. Os alunos ocupantes estavam de fato organizados, embora ainda vissem a ocupação com certa ingenuidade. Quando comentaram que tinham autorização por escrito dos pais para que os menores permanecessem à noite na ocupação ficou claro para nossa equipe de reportagem de que eles não percebiam que nenhuma autorização era cabível naquela situação. Se a ocupação é uma transgressão, ela não deveria estar atrelada a autorizações e acordos.

Mas isso apenas me mostrou que eles eram ingênuos e facilmente manipuláveis por ditas autoridades. O que me preocupou de fato foi ver que isso não era apenas uma possibilidade, mas sim uma realidade.

A ocupação foi claramente orquestrada por forças externas, as bandeiras da Ubes e do Cpers hasteadas nos mastros da escola durante a ocupação evidenciavam isso. Só que quando os estudantes deram os nomes das pessoas de dentro do sindicato dos professores que estão por trás da ocupação, o orgulho inicial que senti ao ver uma geração jovem lutando por seus direitos foi quase que totalmente substituído por uma desesperança. Afinal, as coisas não mudaram tanto. As antigas forças políticas continuam manipulando a população. Respeito, e muito, as reivindicações dos professores e do Sindicato, mas não consigo gostar da ideia de que atuando nos bastidores, debaixo dos panos, o CPERS tenha conseguido fazer com que as reivindicações dos professores sufoquem as dos alunos.


 

Fora do padrão

bruno_calhau_COR

 

Na última semana visitei todas as três escolas ocupadas de Canoas: Rondon, Tereza e Visconde. O que salta aos olhos é a organização similar, quase sincronizada, que só é obtida através de intercâmbio ou orientação detalhada. Organizados, os jovens distribuem tarefas, programam atividades e ações. Isso permite algo inusitado: o interesse.

O processo tradicional de educação atual é, combinamos, no mínimo chato. São nove anos de ensino fundamental e mais três de médio – isso para aqueles que não reprovaram – sentados em fileiras, uns atrás dos outros, com a única função de ouvir e copiar aquilo que o professor diz. A funcionalidade das ocupações mostra, entre outras coisas, que este modelo faliu.

Embora seja visivelmente orquestrado por movimentos com interesses próprios como a Ubes, a UJS, a UEE Livre e o próprio Cpers e seja realmente perigoso tal atitude – e as entidades devem assumir a responsabilidade pelo resultado dessa história – a atual situação ensina como manter os alunos interessados, como dar a eles o protagonismo que é necessário, uma vez que todo o sistema educacional é visando a evolução dos alunos.

A ocupação é o fora do padrão. É o diferente. Muitos experimentam sua primeira ação política e estão entusiasmados com isso. Outros possuem experiência o suficiente para manipular os colegas sobre o que ser contra e o que ser a favor. Mas é uma realidade e está aí. A falta de aulas e a chegada do Enem é outra realidade que mais dia ou menos dia haverá de ser encarada com ou sem as tão pedidas melhorias estruturais nas escolas construídas há décadas que hoje estão caindo aos pedaços.

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Ensino

Ulbra inaugura escola de aviação e oferecerá cursos de mecânicos e pilotos civis

Redação

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Ulbra inaugura escola de aviação e oferecerá cursos de mecânicos e pilotos civis

A Universidade Luterana do Brasil apresenta na quarta-feira, 28, os cursos que farão parte da Ulbra Escola de Aviação. Por meio da parceria com a escola EAD Aviação Civil, a instituição, oferecerá cursos superiores de Tecnologia em Transporte Aéreo, Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves e Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, além do MBA em Gestão Estratégica de Transporte Aéreo e Logística e MBA em Gestão de Segurança Operacional, entre outros. O lançamento acontecerá às 10 horas, no Plenarinho do Prédio 10 da Reitoria, no campus Canoas.

Essa é uma parceria inédita, firmada entre o presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, e o CEO da EAD Aviação Civil, Leandro Carvalho, com o propósito de inovar e ampliar as oportunidades de qualificação para futuros pilotos e profissionais da aviação.

“A união entre as instituições permitirá formações de excelência, pois estamos unindo forças com a tradição e qualidade da Ulbra à expertise e o conteúdo de ponta da EAD Aviação Civil”, ressaltou o superintendente de EAD e Educação Continuada da Aelbra, Carlos Lenuzza.

O pró-reitor da Ulbra RS, Mauro Cervi, lembra da alta demanda do mercado da aviação, visto que, até 2043, para manter a frota comercial global, as companhias aéreas precisarão de 674 mil novos pilotos, 716 mil técnicos de manutenção e 980 mil membros de tripulação de cabine, segundo a Previsão para Pilotos e Técnicos 2024 (PTO – Pilot and Technician Outlook) da Boeing.

“Nossas formações estarão em total conformidade com as exigências da Agência Nacional de Aviação (Anac). A Ulbra fará a supervisão pedagógica junto a aeroclubes credenciados, garantindo qualidade, seriedade e reconhecimento oficial”, salientou Cervi.

Segundo o CEO da EAD Aviação Civil, Leandro Carvalho, a escola é um Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac) e já formou mais de 25 mil alunos em diversos países.

“Nossos instrutores são pilotos em grandes companhias aéreas e têm mais 10 mil horas de voo. Somos a maior escola teórica de aviação. A parceria com a Ulbra vai possibilitar qualificar a teoria e a prática. Os alunos agora terão formações com a metodologia da Universidade”, afirma Carvalho.

Ainda no segundo semestre de 2025, as graduações semipresenciais e os MBAs estarão disponíveis para o desenvolvimento de competências e habilidades de pilotos (privados e comerciais), comissários de bordo, instrutores de voo e mecânicos de aeronaves, entre outros profissionais interessados nos cursos de qualificação.

Cursos oferecidos pela Ulbra Escola de Aviação

● Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo;
● Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves;
● Tecnologia em Manutenção de Aeronaves;
● MBA em Gestão Estratégica de Transporte Aéreo e Logística;
● MBA em Gestão de Segurança Operacional;
● Cursos livres como: piloto, comissário de voo, instrutor, agente de aeroporto, jet training, instrutor de planador e gestor de segurança operacional, entre outros.

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Ensino

TRT-RS abre processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos

Redação

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TRT-RS abre processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) abriu processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos de ensino superior. A seleção servirá para formação de cadastro de reserva Para estudantes de Direito, há possibilidade de atuação em Porto Alegre e mais 63 cidades.

Na Capital, também há oportunidade para estudantes de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, História, Museologia, Publicidade e Propaganda e Sociologia. Alunos de Administração podem atuar, ainda, nas unidades de Santa Vitória do Palmar e Itaqui. O edital também prevê estágio para alunos de Tecnologia em Serviços Jurídicos, em Santa Vitória do Palmar.

No momento da convocação, o candidato deve comprovar o cumprimento de no mínimo 20% dos créditos exigidos para a conclusão do curso.

A jornada pode ser de quatro horas diárias e 20 semanais, ou de seis horas diárias e 30 semanais, com bolsas remuneradas em R$ 1.317,60 e R$ 1.976,40, respectivamente. No caso de jornada de seis horas, há intervalo de 15 minutos. Os estudantes também têm direito a auxílio-transporte no valor de R$ 10,34 por dia de estágio. Os valores das bolsas e do auxílio-transporte foram reajustados este ano.

A seleção ocorrerá por meio de uma prova objetiva on-line, marcada para 6 de abril. A prova terá 20 questões de Língua Portuguesa e dez de Noções de Informática.

Haverá reserva de 30% das vagas para candidatos negros (pretos ou pardos) e de 10% para pessoas com deficiência, nos termos do edital.

Acesse aqui o edital completo do processo seletivo.

Confira a lista de cidades onde há vagas dos respectivos cursos:

Direito: Alegrete, Alvorada, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Encantado, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santa Vitória do Palmar, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Taquari, Torres, Tramandaí, Três Passos, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria e Viamão.

Administração: Porto Alegre, Itaqui e Santa Vitória do Palmar.

Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, História, Museologia, Publicidade e Propaganda e Sociologia: Porto Alegre.

Tecnologia em Serviços Jurídicos: Santa Vitória do Palmar.

Para mais informações sobre estágio no TRT-RS, clique aqui.

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Ensino

Canoas terá seminário aberto a professores da rede municipal sobre o autismo na sexta-feira, 7

Redação

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Canoas terá seminário aberto a professores da rede municipal sobre o autismo na sexta-feira, 7

O seminário “Uma jornada além do Autismo”, aberto a profissionais da rede municipal de ensino de Canoas e estudantes da área da Educação do Município, acontece na sexta-feira, 7, a partir das 9 horas, na Ulbra.

De acordo com a gestão municipal, a proposta busca promover a discussão de temas relacionados a inclusão e estratégias pedagógicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A participação no evento gratuito ocorre mediante inscrição (clicando aqui).

Os ministrantes da capacitação Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues dividirão o palco com as palestrantes Nathalia Bond e Fernanda Pietro, e ainda recebem Matheus Mendes, como convidado especial.

O seminário é uma iniciativa da organização nacional Causa Nobre com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas e ocorre no auditório 119, do prédio 6, nas dependências do Campus Canoas da instituição universitária.

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