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29/03/2024
 

Ensino

In loco: repórteres relatam experiência nas ocupações

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Debaixo dos panos

calhau_emerson

 

Por mais que eu fique feliz ao ver os jovens se organizando e lutando por seus ideais, o que vi na escola Tereza Francescutti me deixou um tanto quanto desconfiado, para não dizer que me deixou extremamente preocupado. Os alunos ocupantes estavam de fato organizados, embora ainda vissem a ocupação com certa ingenuidade. Quando comentaram que tinham autorização por escrito dos pais para que os menores permanecessem à noite na ocupação ficou claro para nossa equipe de reportagem de que eles não percebiam que nenhuma autorização era cabível naquela situação. Se a ocupação é uma transgressão, ela não deveria estar atrelada a autorizações e acordos.

Mas isso apenas me mostrou que eles eram ingênuos e facilmente manipuláveis por ditas autoridades. O que me preocupou de fato foi ver que isso não era apenas uma possibilidade, mas sim uma realidade.

A ocupação foi claramente orquestrada por forças externas, as bandeiras da Ubes e do Cpers hasteadas nos mastros da escola durante a ocupação evidenciavam isso. Só que quando os estudantes deram os nomes das pessoas de dentro do sindicato dos professores que estão por trás da ocupação, o orgulho inicial que senti ao ver uma geração jovem lutando por seus direitos foi quase que totalmente substituído por uma desesperança. Afinal, as coisas não mudaram tanto. As antigas forças políticas continuam manipulando a população. Respeito, e muito, as reivindicações dos professores e do Sindicato, mas não consigo gostar da ideia de que atuando nos bastidores, debaixo dos panos, o CPERS tenha conseguido fazer com que as reivindicações dos professores sufoquem as dos alunos.


 

Fora do padrão

bruno_calhau_COR

 

Na última semana visitei todas as três escolas ocupadas de Canoas: Rondon, Tereza e Visconde. O que salta aos olhos é a organização similar, quase sincronizada, que só é obtida através de intercâmbio ou orientação detalhada. Organizados, os jovens distribuem tarefas, programam atividades e ações. Isso permite algo inusitado: o interesse.

O processo tradicional de educação atual é, combinamos, no mínimo chato. São nove anos de ensino fundamental e mais três de médio – isso para aqueles que não reprovaram – sentados em fileiras, uns atrás dos outros, com a única função de ouvir e copiar aquilo que o professor diz. A funcionalidade das ocupações mostra, entre outras coisas, que este modelo faliu.

Embora seja visivelmente orquestrado por movimentos com interesses próprios como a Ubes, a UJS, a UEE Livre e o próprio Cpers e seja realmente perigoso tal atitude – e as entidades devem assumir a responsabilidade pelo resultado dessa história – a atual situação ensina como manter os alunos interessados, como dar a eles o protagonismo que é necessário, uma vez que todo o sistema educacional é visando a evolução dos alunos.

A ocupação é o fora do padrão. É o diferente. Muitos experimentam sua primeira ação política e estão entusiasmados com isso. Outros possuem experiência o suficiente para manipular os colegas sobre o que ser contra e o que ser a favor. Mas é uma realidade e está aí. A falta de aulas e a chegada do Enem é outra realidade que mais dia ou menos dia haverá de ser encarada com ou sem as tão pedidas melhorias estruturais nas escolas construídas há décadas que hoje estão caindo aos pedaços.

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Ensino

IFRS oferece 20 vagas no Mestrado Profissional em Informática na Educação gratuito

Redação

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IFRS oferece 20 vagas no Mestrado Profissional em Informática na Educação gratuito

O Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou edital para a seleção de novos alunos. As aulas serão realizadas no Campus Porto Alegre, a partir de agosto de 2024, nas terças, quartas e quintas-feiras no turno da tarde.

O mestrado tem duas áreas de concentração

Tecnologias Educacionais; e Educação na Sociedade em Rede. São também duas linhas de pesquisa: Tecnologia da informação aplicada à educação e Práxis educativa na sociedade digital. São ofertadas 20 vagas, sendo 17 para acesso universal, uma reservada para pessoa com deficiência (PcD), uma para preto ou pardo e uma para indígenas.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo de estudantes estarão abertas no período de 19 de abril a 2 de maio de 2024, conforme orientações descritas no edital. O curso é gratuito, mas para participar da seleção há uma taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem solicitar isenção da taxa de 1º a 8 de abril de 2024.

Sobre o processo de seleção

O processo de seleção terá duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda, classificatória. A primeira etapa consiste em uma prova presencial composta por parte objetiva (40% da nota) e discursiva (60% da nota). A segunda etapa é realizada pela análise de currículo e do anteprojeto de pesquisa e por defesa oral do anteprojeto pelo candidato.

Datas importantes:

  • Solicitação de isenção da taxa da inscrição – 1º a 8 de abril
  • Inscrições – 19 abril a 02 de maio
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 03 de maio
  • Divulgação das inscrições homologadas – 14 de maio
  • Prova presencial no IFRS-CampusPorto Alegre – 22 de maio
  • Resultados da primeira etapa – 31 de maio
  • Divulgação dos homologados para a segunda etapa – 05 de junho
  • Defesa presencial do anteprojeto – de 10 a 21 de junho, das 8h às 20h
  • Resultados preliminares – 25 de junho
  • Resultados finais – 28 de junho
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Ensino

NOVIDADE NO MERCADO: Lançado Ulbra In Company, um programa para empresas

Redação

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NOVIDADE NO MERCADO: Lançado Ulbra In Company, um programa para empresas

Imersão no mercado para identificar os gargalos nos negócios e definir treinamentos, consultoria, execução e mensurar resultados. Esses são os principais passos que oferece o Programa Ulbra In Company, lançado pela Aelbra nesta terça-feira, 12, no encontro Café com Propósito.

Estavam presentes representantes de empresas de diversos segmentos e do poder público de várias cidades da região metropolitana.

A proposta é a oferta de treinamento corporativo e soluções personalizadas em um ecossistema de aprendizado imersivo. A apresentação ocorreu durante a manhã no térreo do prédio 16 (Ulbratech) do campus Canoas.

A Ulbra In Company oferece qualidade, inovação e eficiência, com foco na geração de resultados. Conforme o superintendente de Infraestrutura e Serviços da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Adriano Chiarani da Silva, “esse momento é fantástico para trazer a comunidade para dentro da Ulbra.

+.As empresas, aqui dentro da Instituição, têm a oportunidade de se integrar aos cursos e assim encontrar soluções para os seus problemas do dia a dia. Nossa universidade quer estar, cada vez mais, conectada com o mercado e a sociedade para juntos construirmos e desenvolvermos inovação”.

Consultoria e imersão

Conforme a coordenadora comercial de Convênios e Estágios, Fernanda Matos Souza, a Ulbra, figurando como uma das 20 melhores universidades privadas do país, proporciona inserção in company de docentes e profissionais com experiência em pesquisa, mercado, consultoria e soluções.

“A Ulbra In Company oferece atendimento personalizado, focado nas necessidades das empresas com criação e execução de cronograma”, explica. Também possibilita otimização do tempo e redução de custos: consultorias e treinamentos de curto e médio prazo, de acordo com a demanda, acrescenta a coordenadora.

Eixos de atuação

  • Governança e Gestão Corporativa
  • Desenvolvimento de Power e Soft Skills
  • Economia e Finanças
  • Desenvolvimento e Engenharia
  • Soluções de Inovação e Tecnologia
  • Comercial e Data Science
  • Marketing e Comunicação
  • Empreendedorismo e Sustentabilidade
  • Consultorias Multidisciplinares
  • Saúde Preventiva
  • Soluções Agrícolas e Medicina Veterinária

Destaques e diferenciais

  • Inserção in company de docentes e profissionais com experiência em pesquisa e mercado
  • Parcerias com mais de 50 instituições internacionais, em cerca de 20 países, com possibilidade de intercâmbio
  • Incubadora Ulbratech para desenvolvimento e aceleração de projetos
  • Atuação expandida com profissionais de todas as regiões do Brasil, vinculados à Ulbra
  • Convênios empresariais e de estágios, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de atuação
  • Portal Ulbra Carreiras para o desenvolvimento profissional de nossos alunos

Cultura do reconhecimento

Empresários, gestores e autoridades também participaram da palestra Cultura do Reconhecimento, durante o lançamento da Ulbra In Company.

A terapeuta Silvana Matzembacher, especialista em Psicologia Positiva, enfatiza que “o tema é uma vertente recente e vital que propõe um olhar renovado sobre o ser humano, focando em seus pontos fortes, virtudes e potencialidades, em contraposição ao tradicional enfoque nos problemas e patologias”.

Nas empresas, essa abordagem tem se mostrado revolucionária, promovendo um ambiente mais saudável, produtivo e resiliente, acrescenta Silvana.

“Em vez de se concentrar apenas em corrigir falhas e resolver conflitos, a Psicologia Positiva nas empresas busca fortalecer os laços interpessoais, fomentar a criatividade e a inovação e, acima de tudo, cultivar um clima organizacional baseado no reconhecimento e na valorização mútua”, afirma.

“E é aqui que a gratidão entra em cena como uma força motriz poderosa. A gratidão não se resume a simplesmente dizer ‘obrigado’, mas sim a uma profunda apreciação pelas pessoas, oportunidades e experiências que enriquecem nossas vidas”, finaliza a terapeuta.

Presenças no lançamento

Prefeituras de Canoas, Esteio e Guaíba; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics); Brigada Militar de Canoas; MRV Engenharia; Ambev – Comercial RS Norte; Gerdau Charqueadas; Saint Gobain Canoas; Creare Sistemas Ltda; Foundever do Brasil Serviços e Tecnologia Ltda; Red Bull; Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS); Cooperativa Sicoob Três Fronteiras; Grupo Hospitalar Conceição; Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); Sindilojas Gravataí; Grupo Sinoscar; Omnilink;  Associação Educadora São Carlos (Aesc); Hospital Mãe de Deus; Full Gauge.

Diretora da Ulbra Gravataí, professora Simone Karine Klein; diretor da Ulbra Guaíba, professor José Filipe de Quadros Nunes; diretor da Ulbra São Jerônimo, professor Rodrigo Baptista Moreira; diretor de Relações Internacionais da Aelbra, professor José Antonio Henriques Costa; coordenadores de áreas, professores e colaboradores da Ulbra.

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Ensino

Governo do RS lança o Programa Alfabetiza Tchê nesta terça-feira, 12

Redação

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Governo do RS lança o Programa Alfabetiza Tchê nesta terça-feira, 12

O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê) será lançado nesta terça-feira, 12, às 11h, no Palácio Piratini. A iniciativa busca assegurar que todos os estudantes da rede pública gaúcha estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Os 497 municípios do Rio Grande do Sul já integram o programa, reforçando e fortalecendo o regime de colaboração com o Estado.

O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. Participa também a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela.

A execução é realizada por meio de cooperação técnica e financeira do Estado com municípios. A construção do programa conta com a parceria contínua da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime RS).

Sobre o programa

O programa Alfabetiza Tchê teve o seu projeto de lei aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa no dia de novembro de 2023, com 35 votos favoráveis.

A iniciativa busca garantir a alfabetização na idade certa, com ações desde a pré-escola até o final do 2⁰ ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual. O programa prevê investimento anual de até R$ 47,5 milhões em bolsas, prêmios e avaliações.

Por meio do fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios, a aprovação da proposta institucionaliza o Alfabetiza Tchê, criado pelo Decreto 56.674, em 26 de setembro de 2022.

Alfabetizar todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do programa. A alfabetização e o letramento são pilares da educação, a partir dos quais as demais habilidades escolares são desenvolvidas.

Garantir uma base sólida, na qual todos os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental é fundamental para a melhoria dos indicadores educacionais.

A elaboração das diretrizes do programa foi feita em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a União Nacional dos Dirigentes Municipais do Rio Grande do Sul (Undime-RS) e a Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc).

O Alfabetiza Tchê contempla os seguintes eixos estratégicos:

  • incentivo, cooperação e articulação entre as redes públicas de ensino;
  • formação de professores e de gestores escolares;
  • fortalecimento da gestão municipal e escolar;
  • implementação, monitoramento e avaliação de indicadores relacionados ao programa;
  • fortalecimento da aprendizagem.

A partir da adesão ao programa, os municípios passam a acessar todos os recursos disponibilizados pelo Estado para a execução das ações previstas nos eixos acima. O projeto aprovado também prevê bolsas para formadores, que atuarão em todo o território.

Ainda, fica instituído o Prêmio Alfabetiza Tchê para premiar as escolas das redes municipais e estadual que obtiverem os melhores resultados de alfabetização e, também, para apoiar aquelas com resultados insatisfatórios.

Os resultados serão expressos por um Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe), que será regulamentado em ato do Poder Executivo.

Material didático

A Secretaria da Educação (Seduc), em conjunto com Famurs e Undime-RS, elaborou o Material Didático Complementar do Alfabetiza Tchê. A primeira edição digital foi divulgada em 2023. A versão totalmente elaborada por professores do Estado será entregue aos professores e estudantes das redes participantes no primeiro semestre de 2024.

O material é uma das principais ações do programa, que prevê também a aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e a realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e docentes.

Destinado a professores e estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o material é composto por livro do professor, livro do estudante, cadernos literários e cartazes, contemplando o Referencial Curricular Gaúcho e as características regionais do Rio Grande do Sul.

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