Comunidade
Guajuviras refém de apenas uma operadora
Por Émerson Vasconcelos
Enquanto as pessoas de todo o Brasil discutem o risco de serem obrigadas a contratar pacotes de dados de internet fixa limitada, os moradores do bairro Guajuviras têm um problema mais urgente para se preocupar quando o assunto é conexão ADSL. Apenas uma operadora atende a maior parte desta área da cidade, podendo assim praticar os preços que bem entende e entregar o serviço com velocidade inferior à contratada.
Sem opção
Os moradores do Guajuviras que residem em áreas onde a Vivo (que até recentemente era GVT) atende. Não que eles digam que o serviço da operadora é perfeito, mas afirmam que nestes locais existe uma preocupação maior tanto dela quando da Oi, única que cobre todo o bairro, em prestar um bom serviço, uma vez que ambas podem ser trocadas pela concorrente a qualquer momento pelo cliente. Já nos locais onde só a Oi atende, a sensação geral é de desconforto, pois não há para onde correr se a pessoa estiver insatisfeita com o serviço.
Sorte
É como “um cara de sorte” que o Richard Wellington Barbosa, 28 anos, se define, por morar em uma região do Guajuviras onde a Vivo atende. “Moro há três semanas no Guajuviras e uso a internet da casa da minha tia que mora em uma parte do bairro que tem cobertura da Vivo. Me considero uma pessoa de sorte por ter ido morar do lado da casa dela, onde temos como contratar o serviço que antes era da GVT, mesmo que agora com outro nome. Eu morava na zona sul de Porto Alegre e lá tinha opção de ter NET, GVT ou Oi. Fui cliente da Oi por um tempo e só tive incomodação, por isso me considero um cara de sorte por não ser obrigado a usar o serviço deles. Fico triste pela maioria dos moradores do bairro, que não têm opção”, desabafou.
Negócios afetados
Se a situação é ruim para quem usa internet fixa para o lazer, a coisa piora quando ela é essencial para o trabalho e só existe uma operadora disponível. Se o serviço prestado for de qualidade baixa, seja por problemas na velocidade ou por quedas frequentes, o impacto é direto no bolso do contratante, que deixa de poder trabalhar.
Misael Reis (foto), 30 anos, é proprietário de um estabelecimento comercial que presta serviços ligados à informática, alguns dos quais dependem totalmente da internet para funcionar. Ele afirma que seus clientes reclamam muito que não têm internet em suas casas porque acham caro o serviço da Oi e não existe outra opção. “Como só tem uma operadora, ela cobra o preço que quer e presta o serviço como quer. Aqui na loja contratamos 10 megas e não conseguimos nunca navegar com a metade dessa velocidade”, contou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Política2 dias atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS
Educação6 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Política6 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Transporte3 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Inclusão6 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde6 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025





















































