Comunidade
Idosa luta por moradia e renda no Mathias
Eni da Silva Dias virou recicladora há oito anos para criar filho, neta e bisneta
Por Marcelo Grisa
A catadora Eni da Silva Dias tem 76 anos e mora há 40 anos na divisa entre as ruas São Paulo e Curitiba, no bairro Mathias Velho. Sua luta diária em busca de materiais recicláveis acompanha outras, mas sua energia e a ajuda que recebe dos amigos e vizinhos lhe dão forças para continuar.
“Se fosse só do meu trabalho eu não vivia”, relata a idosa. Além da ameaça de despejo do terreno que ocupa, hoje propriedade da Prefeitura Municipal, ela enfrenta a diminuição dos benefícios de seu filho e de sua bisneta, além de abrigar a irmã e um sobrinho desalojados.
A recicladora revela que, no momento, seu maior desejo é reconstruir a cerca de sua casa, dando um espaço para que Alexandre possa aproveitar a parte externa da casa. A grade anterior foi derrubada pelas máquinas da prefeitura na derrubada das outras casas que ficavam no local.
A grande maioria dos moradores foi encaminhada para apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, ela não quis sair do local pela falta de condições para acomodação do filho, Alexandre Luis Dias Moreno, de 40 anos. “Preciso de um espaço pra guardar os sacos que eu separo o lixo; preciso de três quartos, porque a doença exige que ele fique sozinho; e preciso de uma garantia que vai estar tudo pronto na hora de transferir ele de uma casa para outra” esmiúça.
Eni recebia valores para Alexandre até 2010 do governo, quando a idosa pediu revisão do benefício. O órgão cometeu um erro, e agora os remédios são comprados com apenas um terço de um salário mínimo. O valor do Bolsa Família de sua bisneta, por sua vez, foi diminuído de 112 para somente 35 reais com o ingresso dela na 1ª série do Ensino Fundamental.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Meio Ambiente1 semana atrásConstrução de nova ponte sobre Arroio Araçá gera preocupação ambiental em Canoas

Animais1 semana atrásCanoas abre agendamento para castração de cães e gatos; saiba como participar
Oportunidade1 semana atrásInscrições abertas para Jovem Aprendiz dos Correios para jovens de 14 a 21 anos até 11 de abril

Habitação1 dia atrásPrefeitura de Canoas divulga lista de candidatos para moradias do Minha Casa, Minha Vida

Política3 dias atrásPresidente Lula (PT) confirma Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato a vice-presidente

Saúde4 dias atrásMédico residente é preso por cobrar R$ 1,5 mil a R$ 2 mil por cirurgias do SUS em Canoas

DIA D EM CANOAS1 semana atrásVacinação contra gripe inicia sábado para grupos prioritários; saiba quem pode se vacinar

Social4 dias atrásSecretário de Assistência Social de Canoas vai a Brasília em busca de recursos federais























































