Comunidade
Prefeitura anuncia ações emergenciais contra novos alagamentos
Anúncio foi feito pela prefeita em exercício, Beth Colombo, em função das férias de Jairo Jorge
Um ensaio começou oito meses antes das eleições. Com as férias do prefeito municipal Jairo Jorge (PT), iniciadas na quarta-feira, 3, assumiu o Paço municipal a sua vice, Beth Colombo. Mas para a experiência ser completa faltava alguém. Então o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Mario Cardoso, que é tido como o vice de Beth nas eleições de 2016, assumiu como vice do município no período.
A chuvarada que assolou o município na manhã da quinta-feira, 4, foi o necessário para que a prefeita em exercício pudesse se destacar na atividade. E a chance não foi desperdiçada. Já durante a tarde, vistoriou as casas de bombas 6 e 7, além de alguns pontos de alagamento. Segundo a Prefeitura, foram 2,268 bilhões de litros em 12 horas, 189 milhões de litros por hora sendo retirados pelas sete Casas de Bombas e sendo despejados no rio Gravataí.
Limpeza
Como medidas emergenciais, Beth ordenou a limpeza e canalização, estudos e obras estratégicas de microdrenagem e de redes pluviais, em todas as regiões da cidade ontem mesmo em uma reunião realizada na Prefeitura, onde foram convocados os subprefeitos das cinco regiões e os titulares das principais pastas que incidem, direta ou indiretamente, no planejamento urbano, na segurança, na mobilidade e na limpeza da cidade.
No encontro foi realizado um diagnóstico coletivo sobre os impactos das chuvas no último sábado e na quinta-feira, que atingiram 244 mm, superando a expectativa das chuvas para os meses de janeiro e fevereiro.
As ações, conforme informado pela assessoria da Prefeitura, começam a ser implantadas ainda nesta sexta-feira, 5, incluem o reforço logístico das subprefeituras, obras pontuais e estudos para medidas mais complexas.
Como parte das ações emergenciais, a Prefeitura locou, na quinta-feira, mais dois equipamentos de hidrojateamento, para que todas as cinco subprefeituras tenham esse aparato para a limpeza da canalização pluvial nos bairros. A empresa ou o valor pago não foram informados.
Medias por regiões
Região Sudeste
– Isolamento provisório da galeria pluvial da rua Marechal Rondon, na altura entre as ruas Tamoio e Farroupilha;
Região Nordeste
– Construção de uma rede pluvial auxiliar, no pátio do Colégio Guajuviras I, na altura do entorno da Quadra M, Setor 1, Casa 42;
Região Noroeste
– Intensificação da limpeza de postos de visitas e bocas e lobo. Será também realizada, nesta Região, a limpeza, com hidrojateamento, no trecho entre a Praça 1º de Maio com a avenida Rio Grande do Sul, até a altura da avenida Tapes;
Centro
– Início da obra de reparo do asfalto em um buraco criado pelo desgaste e a erosão provocada pelas chuvas, na esquina entre a avenida. Inconfidência com a rua Santo André, próximo ao Parque Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon. O local já está sob atenção da secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade.
Mais empresas
A Prefeitura informou também que uma empresa foi chamada para realizar o estudo de microdrenagem de várias ruas do bairro Mathias Velho. “Uma próxima reunião já está agendada para o dia 11 desse mês, quando a referida empresa apresentará alternativas para aquela Região”, informou o órgão. Não informou também qual a empresa nem o valor.
Culpa dos cidadãos
No encontro dos gestores, além do excesso de chuvas, foram analisadas as causas não-naturais para o crescimento incomum dos pontos de alagamento, registrados nesta semana. Uma delas, como já atribui o município outras vezes, é o descarte de resíduos sólidos em bocas de lobo e valas, que comprometem o fluxo das águas e o funcionamento do sistema de bombeamento da cidade.
Na Região Sudeste, uma das fortemente afetadas pelos impactos das chuvas, a Prefeitura atribuiu a cheia no local a um cidadão que, segundo o órgão, “colocou uma expressiva quantidade de pedra e basalto” em cima da galeria pluvial da Rua Marechal Rondon.
Vídeo:
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Trânsito1 semana atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral1 semana atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Geral5 dias atrásCorsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Educação1 semana atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil

Emprego1 semana atrásJovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução devem entregar documentos até sexta-feira, 16

Obras4 dias atrásCorsan investe R$ 95,6 mil em obras na rede de água para construção do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas

Educação1 semana atrásResultado do Enem 2025 já está disponível para consulta dos estudantes

Educação4 dias atrásInscrições para concorrer à direção das escolas da rede municipal de Canoas começam nesta quarta-feira























































