Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Destaques

Militares do V Comar e da Brigada participarão do combate ao mosquito Aedes em Canoas

Serão 400 agentes da Prefeitura, 200 policiais militares e mais 700 militares da Base Aérea na ação que deve ocorrer no sábado, 13 de fevereiro

Avatar

Publicado

em

Beth e V Comer

Beth Colombo (PRB) se reuniu com o comandante do V Comar

Uma reunião entre a prefeita em exercício, Beth Colombo, e o comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), Major Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas, na quinta-feira, 4, na sede do V Comar, decidiu que haverá a participação de militares da Base Aérea de Canoas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo a Prefeitura, haverá uma ação de orientação, conscientização e prevenção conjunta de combate ao mosquito no município, no sábado, 13 de fevereiro. Serão 1.600 profissionais, sendo cerca de 400 agentes da Prefeitura, entre agentes de saúde, endemia e mobilização; 700 militares do V Comar; e 200 Policiais Militares, representada na reunião pela Capitã Ana Cláudia da Silveira Mazzali. Estiveram presentes na mesma o Chefe do Estado-Maior do V Comar, Coronel Aviador Omar, o Chefe da Sétima Seção do Estado-Maior e Coordenador de Logística da Ação, Coronel R1 Cerqueira, e o assessor de Relações Institucionais, Coronel Ref Uiarassú Litwinski.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, além de informar a população sobre a limpeza, cuidados de como evitar acúmulo de água, o acondicionamento adequado do lixo, a intenção é, também, controlar focos de proliferação, eliminando os criadouros do mosquito.

Até o dia que ocorrerá o mutirão, reuniões preparatórias serão realizadas para a condução dos trabalhos. Conforme informado pela Prefeitura, as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão utilizadas como base para o desenvolvimento do trabalho neste dia. A prefeita Beth, que chegou a militar na Arena, partido dos militares, indo depois para o Partido Progressista e ingressando este ano no Partido Republicano Brasileiro para concorrer às eleições de 2016, agradeceu o apoio do efetivo do V Comar no combate ao Aedes Aegypti, e acredita que a ação trará resultados positivos para a cidade. “Vamos avançar muito, atingir mais locais, mais pessoas, levar a informações. Será um trabalho forte de prevenção em Canoas”, destacou Beth.

Todos os presentes destacaram que o envolvimento dos moradores será fundamental para que as equipes alcancem o objetivo de combate aos focos do mosquito, devendo permitir o acesso dos agentes aos imóveis e acatar as orientações prestadas por eles. Todos os agentes da Prefeitura estarão identificados com colete e crachá.

 

ONU recomenda aborto

A liberação do aborto nos países da América Latina que proíbem a prática foi uma recomendação do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, 6. O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, como uma medida de urgência para o zika vírus, que está sendo ligado como a causa provável da microcefalia, o que torna o mosquito ainda mais perigoso perigoso para as gestantes. “Como podem pedir as mulheres que não engravidem sem oferecer a possibilidade de impedir a gravidez”, protestou a porta-voz da instituição, Cecile Pouilly.

O Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre o assunto. Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falar de aborto é algo descabido.

 

Transmissão por saliva, urina e no sexo

Segundo pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil, divulgou a constatação da presença do zika vírus ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, em amostras de saliva e urina dos pacientes.

Em nota, a Fundação informou que a evidência “não é suficiente para afirmar que a presença do vírus na saliva pode infectar outras pessoas. Serão necessários outros estudos para analisar, por exemplo, qual o tempo de sobrevivência do vírus Zika e, após passar pelos sucos gástricos, se tem capacidade de infectar as pessoas”, informou.

A recomendação dos estudiosos, neste momento, é de cautela e prevenção, com orientações conhecidas para outras doenças, como evitar compartilhar objetos de uso pessoal (escovas de dente e copos, por exemplo) e lavar as mãos.

Nos Estados Unidos da América (EUA), na quarta-feira, 3, foi confirmado o primeiro caso de transmissão do zika através de relações sexuais. A informação veio do serviço de saúde de Dallas, informando que a pessoa que levou o vírus até o país foi alguém trouxe a doença voltando da Venezuela.

 

 

O zika: Ministério da Saúde responde perguntas mais frequentes

 

O que é a febre por Vírus Zika?

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

 

Qual a distribuição dessa doença?

O vírus Zika foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África (Uganda, Tanzânia, Egito, República da África Central, Serra Leoa e Gabão), Ásia (Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia) e Oceania (Micronésia e Polinésia Francesa).

Nas Américas, o Zika Vírus somente foi identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no oceano Pacífico, 3.500 km do continente no início de 2014.

O Zika Vírus é considerado endêmico no Leste e Oeste do continente Africano. Evidências sorológicas em humanos sugerem que a partir do ano de 1966 o vírus tenha se disseminado para o continente asiático.

Atualmente há registro de circulação esporádica na África (Nigéria, Tanzânia, Egito, África Central, Serra Leoa, Gabão, Senegal, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Quénia, Somália e Burkina Faso) e Ásia (Malásia, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Indonésia) e Oceania (Micronésia, Polinésia Francesa, Nova Caledônia/França e Ilhas Cook).

Casos importados de Zika virus foram descritos no Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália (12) Adicionar Ilha de Páscoa.

 

Como é transmitida?

O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores. No entanto, está descrito na literatura científica, a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional.

 

Quais são os principais sinais e sintomas?

Segundo a literatura, mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, porém quando presentes são caracterizadas por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e haematospermia. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a artralgia pode persistir por aproximadamente um mês.

Recentemente, foi observada uma possível correlação entre a infecção ZIKAV e a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) em locais com circulação simultânea do vírus da dengue, porém não confirmada a correlação.

 

Qual o prognóstico?

Em suma, vem sendo considerada uma doença benigna, na qual nenhuma morte foi relatada e autolimitada, com os sinais e sintomas durando, em geral, de 3 a 7 dias. Não vê sendo descritas formas crônicas da doença.

 

Há tratamento ou vacina contra o Zika vírus?

Não existe O tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.

Não há vacina contra o Zika vírus.

A SVS/MS informa que mesmo após a identificação do Zika Vírus no país, há regiões com ocorrência de casos de dengue e chikungunya, que, por apresentarem quadro clínico semelhante, não permitem afirmar que os casos de síndrome exantemática identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico.

Assim, independentemente da confirmação das amostras para ZIKAV, é importante que os profissionais de saúde se mantenham atentos frente aos casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde e adotem as recomendações para manejo clínico conforme o preconizado no protocolo vigente, na medida em que esse agravo apresenta elevado potencial de complicações e demanda medidas clínicas específicas, incluindo-se a classificação de risco, hidratação e monitoramento.

 

Como evitar e quais as medidas de prevenção e controle?

As medidas de prevenção e controle são semelhantes às da dengue e chikungunya. Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais.

Prevenção domiciliar

Deve-se reduzir a densidade vetorial, por meio da eliminação da possibilidade de contato entre mosquitos e água armazenada em qualquer tipo de depósito, impedindo o acesso das fêmeas grávidas por intermédio do uso de telas/capas ou mantendo-se os reservatórios ou qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos. Em caso de alerta ou de elevado risco de transmissão, a proteção individual por meio do uso de repelentes deve ser implementada pelos habitantes.

Individualmente, pode-se utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos podem proporcionar alguma proteção contra as picadas dos mosquitos e podem ser adotadas principalmente durante surtos, além do uso repelentes na pele exposta ou nas roupas.

Prevenção na comunidade

Na comunidade deve-se basear nos métodos realizados para o controle da dengue, utilizando-se estratégias eficazes para reduzir a densidade de mosquitos vetores. Um programa de controle da dengue em pleno funcionamento irá reduzir a probabilidade de um ser humano virêmico servir como fonte de alimentação sanguínea, e de infecção para Ae. aegypti e Ae. albopictus, levando à transmissão secundária e a um possível estabelecimento do vírus nas Américas.

Os programas de controle da dengue para o Ae. aegypti, tradicionalmente, têm sido voltados para o controle de mosquitos imaturos, muitas vezes por meio de participação da comunidade em manejo ambiental e redução de criadouros.

Procedimentos de controle de vetores

As orientações da OMS e do Ministério da Saúde do Brasil para a dengue fornecem informações sobre os principais métodos de controle de vetores e devem ser consultadas para estabelecer ou melhorar programas existentes. O programa deve ser gerenciado por profissionais experientes, como biólogos com conhecimento em controle vetorial, para garantir que ele use recomendações de pesticidas atuais e eficazes, incorpore novos e adequados métodos de controle de vetores segundo a situação epidemiológica e inclua testes de resistência dos mosquitos aos inseticidas.

 

Como denunciar os focos do mosquito?

As ações de controle são semelhantes aos da dengue, portanto voltadas principalmente na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

 

O que fazer se estiver com os sintomas de febre por Vírus Zika?

Procurar o serviço de saúde mais próximo para receber orientações.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Câmara entrega Prêmio Picucha Milanez a onze homenageadas

Redação

Publicado

em

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Câmara entrega Prêmio Picucha Milanez a onze homenageadas – Foto: Bruna Ourique

A Câmara promoveu na quinta-feira, 7, a 25ª edição do Prêmio Picucha Milanez, concedido pelo Legislativo canoense a mulheres que tenham se destacado em suas áreas de atuação. Foram onze agraciadas na cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Vereador Eric Douglas, Busato, Cris Moraes, Gisele Uequed e Nedy de Vargas Marques - Foto: Bruna Ourique

Vereador Eric Douglas, Busato, Cris Moraes, Gisele Uequed e Nedy de Vargas Marques compuseram a bancada – Foto: Bruna Ourique

Presidente do Legislativo, Cris Moraes iniciou a sessão solene enaltecendo as mulheres presentes. “Admiro-as pela resiliência, pelo empoderamento e pela consciência de suas capacidades de lutar por equidade de gênero em um mundo como o nosso”, concluiu Cris.

Discursos

Após receber o prêmio das mãos da única mulher vereadora de Canoas, Maria Eunice, Gisele Uequed, ex-prefeita de Canoas e homenageada escolhida como porta-voz das demais agraciadas, destacou o trabalho conjunto com diversas mulheres que se dedicam a diferentes áreas de atuação na cidade, desde a segurança pública até o apoio a crianças e animais, passando pela educação e pelo incentivo à participação feminina na política, incluindo a ex-vice-prefeita Beth Colombo, pela dedicação e trabalho realizado.

Ex-vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed

Ex-vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed – Foto: Bruna Ourique

Quem também compôs a mesa durante a cerimônia foi o ex-prefeito e deputado federal Luiz Carlos Busato, que em sua fala expressou sua gratidão e apreço pela vereadora e por todas as homenageadas, destacando a importância de suas contribuições durante os quatro anos de mandato em que trabalharam juntos.

Deputado federal Luiz Carlos Busato - Foto: Bruna Ourique

Deputado federal Luiz Carlos Busato – Foto: Bruna Ourique

Por fim, o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques expressou grande orgulho por retornar à Câmara, onde serviu por seis mandatos, e falou na ocasião de uma homenagem às mulheres.

Prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques - Foto: Bruna Ourique

Prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques – Foto: Bruna Ourique

A premiação

Instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973.

Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.

Homenageadas

Neuza Rufatto foi diretora da Escola Jacob Longoni por 20 anos, promovendo educação de qualidade e melhorias estruturais via Orçamento Participativo. Fundou a ONG MarSeguro após uma tragédia pessoal, visando a segurança no surf. Concorreu a vereadora em 2020, sendo a mulher mais votada de seu partido, e atuou como Subprefeita do quadrante Sudeste de Canoas de 2021 a 2023 – indicação da bancada do PSD.

Vera Siqueira Santos, residente do bairro Rio Branco por 68 anos, tem uma trajetória destacada no engajamento comunitário, servindo como vice-presidente e presidente do Conselho Comunitário, e atualmente liderando a instituição até 2025. Ativa no Terceiro Setor desde 2006, ela contribui como Educadora Social voluntária e já presidiu o Lar da Solidariedade no bairro Guajuviras – indicação da bancada do PL.

Luciane Bertoletti, Delegada Titular da 3ª Delegacia de Polícia Canoas é casada com Vinicius Dal Pizzol e mãe de Manuela e Eduardo. Ocupou importantes cargos gerenciais e diretivos relacionados a grandes eventos como a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude, além de funções estratégicas na Secretaria de Segurança Pública do Estado – indicação da bancada do Partido da Renovação Democrática.

Christiane Costa de Oliveira, conhecida como Professora Maluquinha, tem 30 anos de experiência em alfabetização e lidera, desde 2000, o Projeto Maluquinhos pela Leitura. Recebendo seu apelido de Ziraldo em 2002, ela é contadora de histórias na Secretaria Municipal de Educação de Canoas e trabalha em projetos que incluem educação fiscal e preservação ambiental, sendo criadora da Turminha da Reciclagem, que promove a conscientização sobre a separação de resíduos – indicação da bancada do NOVO.

Maria Rosa Almeida, destacada estilista e costureira de Canoas e ganhadora do Prêmio Costureira Nota 10 pela TV Record, é reconhecida por seu engajamento voluntário como vice-presidente da Associação da Vila Cerne e sua liderança espiritual como Pastora Presidente do Ministério RQ – Ribeiro de Querite – indicação da bancada do Solidariedade.

Gislaini I. dos Santos Zottis, com 36 anos ao serviço público em Canoas, possui formação em Direito e História, tendo atuado como professora municipal, diretora de Escola de Educação Infantil, e Assessora Jurídica na Secretaria de Educação. Expandiu sua contribuição ao município como titular do Escritório Regional da Junta Comercial e membro do conselho fiscal do Canoasprev, além de participar ativamente em iniciativas de desenvolvimento regional e voluntariado comunitário – indicação da bancada do MDB.

Mirian Rodrigues da Silva Soares, com 56 anos de residência no Bairro Rio Branco em Canoas e formação em Teologia, é Pastora da Igreja Pentecostal Jesus O Rei da Glória. Organiza doações e eventos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e crianças do bairro, seguindo o legado de seus pais, Presbítero Abilio e Antônia Rodrigues da Silva. Mirian é mãe de Isaac Jorge e Yasmin Luiza – indicação da bancada do Progressistas.

Mônica Ulrich, protetora Independente em 2005, focando na castração e adoção de animais, participou no Orçamento Participativo para melhorias no Bem-Estar Animal e liderou ações contra o uso de carroças e em situações de risco para os animais, como temporais. Contribuiu para a reestruturação da CBEA, desenvolveu projetos educativos nas escolas e colaborou com acadêmicos do UNILASALLE – indicação da bancada do PV.

Amanda Quadros de Oliveira, com 30 anos de voluntariado e destaque na imprensa. Sua trajetória inclui ser eleita Garota Verão e Rainha do Carnaval de Canoas, voluntariado, auxílio significativo durante a enchente de 2015 e a pandemia, e sucesso como digital influencer e colunista, culminando em seu papel atual como apresentadora âncora na Ulbra TV.– indicação da bancada do Avante.

Gisele Uequed, canoense de 43 anos, é advogada, mãe e ex-vice-prefeita de Canoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso ambiental e a defesa das pautas femininas. Sua atuação política reflete uma dedicação contínua aos direitos e à sustentabilidade, evidenciando sua paixão e comprometimento com causas sociais – indicação da bancada do PT.

 

 

 

 

Continuar a ler

Destaques

Nedy diz em coletiva que Canoas vive crise financeira sem precedentes na história

Redação

Publicado

em

Nedy diz em coletiva que Canoas vive crise financeira sem precedentes na história

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 27, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, ao lado do secretário da Fazenda, Luis Davi Vicensi Siqueira, apresentou os números referentes à crise nas contas públicas da Prefeitura de Canoas. O encontro aconteceu no Paço Municipal.

Com dados apurados até o dia 20 de fevereiro, o levantamento prévio do economista e responsável pela pasta da Fazenda apontou um déficit financeiro passou de R$ 154,5 milhões para R$ 421,9 milhões, de 2022 para 2023.

Isso representa um aumento no endividamento de 172,98% em um ano. A auditoria para chegar ao montante do endividamento foi determinada por Nedy de Vargas Marques ao retornar ao comando da Prefeitura, dia 21 de dezembro do ano passado.

“Estamos compartilhando com a sociedade de Canoas algo que nenhum político, nenhum homem público, nenhum gestor gostaria de estar compartilhando. Mas é necessário. É preciso encarar a realidade de frente, com coragem, transparência e determinação, para que juntos possamos superar este momento”, salienta o prefeito.

Nedy ainda ressaltou como encontrou o Município: “Nos deparamos com uma situação desesperadora: uma crise financeira sem precedentes na história de Canoas, com dívidas em todas as áreas.

Foi por isso que uma das primeiras medidas que determinei foi a realização de uma auditoria das finanças municipais. A gestão que nos antecedeu aumentou assustadoramente a dívida do município”, destaca o prefeito.

O secretário da Fazenda ressalta como a Prefeitura chegou ao montante da dívida.

“Os dados para essa projeção são resultado de um verdadeiro pente-fino, realizado desde a última semana de dezembro, e estão todos comprovados documentalmente. Os números podem ser acessados no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS)”, destaca Luis Davi.

Já o déficit orçamentário (receitas menos despesas) previsto no Município é de R$ 499,7 milhões. Ou seja, a Prefeitura pode chegar, ao final de 2024, com o caixa no vermelho em quase R$ 1 bilhão.

Entre os dados levantados pelo estudo financeiro estão possíveis reflexos em índices constitucionais da Saúde e da Educação. No exercício de 2023, Canoas aplicou 23,32% em saúde, ultrapassando o mínimo de 15% exigido por lei. Já na Educação, um dos pilares de toda e qualquer administração, o percentual de investimento foi 16,73%, enquanto o mínimo exigido era de 25%.

“O descumprimento desse percentual somado a outros débitos expõe uma fotografia fiscal muito ruim para a cidade no trato com a gestão financeira. E no caso da Educação, não alcançar o índice constitucional coloca em risco a qualidade do ensino e, também, o próprio retorno financeiro futuro de recursos, já que temos o parâmetro Educação na distribuição de ICMS. Em razão disso, estamos mobilizados para tomar medidas práticas para honrar compromissos”, acrescenta o secretário.

Ele enfatizou que manter em dia o pagamento dos servidores é prioridade.

Medidas de contenção

Um pacote de medidas também foi anunciado pela gestão atual durante a entrevista coletiva. Confira os principais pontos:
– Renegociação de dívidas junto aos credores
– Revisão de contratos, para que as secretarias apresentem cortes
– Controle do gasto público, cortando despesas não essenciais
– Revisão do plano de investimentos para 2024
– Revisão de contratos em saúde e do custeio na estrutura da área
– Venda de patrimônio subutilizado
– Ações que reforcem o combate à corrupção
– Priorização nas ações de aumento de receita
– Autorização criteriosa para o aumento de pessoal
– Continuidade da negociação de repactuação com o governo do estado no programa Assistir
– Apresentar resultados em processos de gestão, reduzindo burocracias e otimizando a eficiência nos serviços.

Reflexos em instituições hospitalares

O desequilíbrio financeiro também foi observado nos cofres públicos dos três hospitais da cidade. No Hospital Universitário de Canoas (HU), foi identificado um déficit financeiro a partir de um controle de notas fiscais a pagar na ordem de R$ 50.127.285,88 entre fornecedores e encargos trabalhistas.

Ainda segundo Luis Davi, que também é interventor do HU, com medidas estratégicas como corte de gastos e redução de pessoal na área administrativa, o hospital alcançou uma redução financeira de R$ 5.576.088,96 em apenas 50 dias.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, a dívida passa dos R$ 22 milhões. Também foram identificadas inconsistências que resultaram em reflexos nos atendimentos. Nas áreas de oftalmologia e traumatologia (joelho), as filas de espera aumentaram de 15 dias para 180 dias.

Os novos gestores encontraram uma estrutura física sucateada no primeiro e segundo pavimento do prédio, com espaços sem forro, hidráulica danificada, elétrica comprometida e até sumiço de climatizadores, luminárias, entre outros equipamentos não localizados (camas e carros de anestesia).

 

Continuar a ler

Destaques

TEMPORAL: Agência bancária tem fila de três horas atendimento por conta de saques do FGTS

Redação

Publicado

em

No começo da tarde desta terça-feira, 23, o tempo de espera para ser atendido na Caixa Econômica Federal chegava a até três horas. A fila ocorreu na agência central do banco em Canoas, na esquina das ruas 15 de Janeiro e Fioravante Milanez. Por volta das 14h, cerca de 70 pessoas aguardavam o chamado dentro da agência, e uma fila de cerca de 50 pessoas esperava as senhas no entorno dos caixas eletrônicos.

A fila ocorreu por consequência do decreto de situação de emergência na cidade após o temporal que atingiu a Região Metropolitana e a capital, Porto Alegre, na noite do dia 17. Assinado pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, o documento contou com o parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima). 

As pessoas atingidas pelos efeitos do temporal podem requisitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas agências da Caixa por até 180 dias.

Mas, atenção

O decreto de emergência simplifica as contratações emergenciais necessárias por parte do governo e possibilita que, pela classificação de Nível II, os cidadãos afetados pelo desastre encaminhem a solicitação de saque do FGTS. Esse processo, no entanto, não é imediato, pois ainda depende da homologação do Governo do Estado e do reconhecimento pelo Governo Federal. A Prefeitura irá informar a população sobre essa liberação em seus canais oficiais de comunicação.

O evento climático teve registro de ventos de 100 km/h e deixou milhares de moradores sem luz e água por dias. A prefeitura espera um novo levantamento dos pontos ainda afetados pela falta de luz. No domingo, 21, segundo a concessionária de energia RGE, ainda haviam 993 endereços sem luz

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm