Saúde
Programa Canoas + Saúde chega ao fim; saiba o que fazer
O Programa Canoas + Saúde chegou ao fim na quinta-feira, 30, com mais de 57 mil demandas atualizadas por pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
Aqueles que ainda desejam realizar a ação devem procurar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Como fazer
Os canoenses devem ir até o serviço, localizado na rua Dr. Barcelos, 1600, no Centro. É necessário levar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir).
Vale frisar que os usuários comprovadamente não localizados serão convocados para atualização, através de publicação de edital de chamamento público nos próximos 20 dias úteis.
O não comparecimento para a atualização acarretará na inativação do nome da lista de espera.
Saúde
Secretaria de Saúde realiza encontro com direções dos três hospitais canoenses
“Foi um encontro para traçar estratégias de melhoria dos serviços prestados à comunidade”, explicou o secretário Bermudez, destacando que a secretaria e os diretores dos hospitais passarão a se reunir com frequência. “Estamos de forma sistemática e periódica analisando as dificuldades e dando celeridade às soluções.”
Saúde
JANEIRO BRANCO: Mês traz reflexão sobre a importância da saúde mental; exercícios podem ajudar e prevenir depressão
Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Seu objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.
Atividades físicas ajudam a combater depressão
O Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein divulgou uma pesquisa que revelou que mesmo níveis baixos de atividade física melhoram sintomas depressivos. Foram analisados dados de mais de 58.000 brasileiros adultos, com idade média de 42 anos, que são atendidos no centro ao longo de 14 anos.
O estudo mostrou que os pacientes com prevalência de quadros de depressão eram mais jovens, sedentários e já possuíam maior índice de massa corporal. Além disso, essas pessoas que passavam mais tempo sentadas tanto na semana como no fim de semana tiveram maior presença de comorbidades como diabetes e hipertensão.
Aula de hidroginástica
Pensando nisso, a reportagem de O Timoneiro foi acompanhar uma aula de hidroginástica no Sesc Canoas, com cerca de trinta idosos. A atividade, que conta com música para dançar dentro da piscina foi o que uniu Elsi Alves e Vera Ales, ambas de 67 anos. Elsi contou que logo antes da pandemia começou a atividade para combater a depressão e agora está feliz novamente. Já Vera teve uma fratura na coluna.
“A qualidade de vida mudou 100%, agora consigo dormir melhor, além de fazer novos amigos”, destacou.
A professora de educação física Fernanda Maurente Machado, especialista em saúde mental coletiva, destacou que muitos dos alunos chegam ao Sesc debilitados mentalmente.
“A gente nota uma melhora no quadro de muitos alunos com crise de ansiedade e depressão. Quando eles vêm fazer o exercício também estão trabalhando a parte da socialização”, explicou.
Psicologia
A colunista de Psicologia do jornal O Timoneiro, Marianna Rodrigues, enfatizou que a importância das atividades esportivas podem ser uma boa estratégia também para a regulação de humor.
“Os esportes podem favorecer a produção de hormônios como a serotonina e dopamina, que estão diretamente associados com a felicidade e a sensação de prazer”.
Além disso, a psicóloga explica que, para além destes benefícios do corpo, a mudança de ambiente também deve ser observada em casos de depressão.
“Ir até um lugar, interagir com pessoas e despertar uma realidade diferente daquela adoecedora que as pessoas podem estar passando”.
Outras ações que podem ajudar:
- Prática de atividade física;
- Ajuda médica;
- Apoio emocional;
- Cuidar de si;
- Evitar o isolamento
Saúde
Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos
Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.
A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.
Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.
“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.
- Policial7 dias atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Emprego7 dias atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Habitação7 dias atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para temporais isolados nesta sexta-feira, 24
- Geral1 semana atrás
Banrisul promove ações em homenagem ao Dia do Aposentado
- Serviços6 dias atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Educação1 semana atrás
Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas
- Emprego6 dias atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas