Comunidade
Ministério Público acionado para pedir providências sobre Corsan
Concessionária de energia também é alvo de reclamações: “AES Sul ignora nossos pedidos”, diz vereador
A qualidade dos serviços da Corsan continua sendo tema de discussão na cidade. Os eleitos para representar o povo manifestaram-se citando as atribuições do contrato. A Prefeitura notificou a companhia e falou sobre as suas responsabilidades previstas no contrato. A Câmara de Vereadores manifestou a intenção de fazer um estudo do caso e a construção de uma agenda conjunta com a Assembleia Legislativa e a Famurs para tratar do tema.
Mas isso não foi o suficiente. O Grupo Fala Canoas, com movimentação na rede social Facebook, procurou soluções no Ministério Público (MP). Segundo o fundador do grupo, Ronaldo Sommer, na quarta-feira, 27 de janeiro, a denúncia foi feita em função da inatividade dos vereadores do município. “Ingressamos neste dia com uma denúncia no Ministério Público. Lá reclamamos e exigimos providências imediatas ao que diz respeito à água de péssima qualidade que a Corsan vem “vendendo” a população canoense. Lamentamos que um desserviço parecido com este também nos seja oferecido pelos 21 vereadores da nossa cidade”, criticou. Integrantes ligados ao grupo garantem que serão atendidos na sexta-feira, 5, pelo promotor Felipe Teixeira Neto.
“Não têm noção”
Ao citar um caso no bairro Guajuviras em uma sessão representativa da Câmara no dia 27 de janeiro, o vereador Francisco da Mensagem (PSB) afirmou que qualquer mudança de tempo já resulta na falta de luz e água. Ele mencionou um pedido de sua autoria encaminhado à Corsan solicitando a instalação de um gerador na casa de bombas para evitar a interrupção do abastecimento de água em caso de falta de energia elétrica. “Parece que essas empresas não têm noção do que acontece nas comunidades”, criticou o parlamentar.
Medidas contra AES Sul
A Câmara de Vereadores se manifestou sobre o tema no início deste ano. Segundo a nota, s serviços prestados pela AES Sul no município voltaram a ser alvo de críticas dos vereadores durante a sessão representativa desta quarta-feira, 27. A partir de sugestões apresentadas pelos parlamentares, a Câmara afirmou que estudará as medidas que poderá adotar, inclusive no âmbito da Justiça, para que os consumidores de Canoas tenham um serviço de energia elétrica de mais qualidade.
O presidente, Paulo Ritter (PT), afirmou que irá solicitar à Procuradoria Legislativa um levantamento sobre as indicações apresentadas pelos vereadores à AES Sul que solicitam a substituição de postes com risco iminente de queda. A realização do estudo foi sugerida pelo vereador José Carlos Patricio (PSD). Ritter também adiantou que outras providências deverão ser tomadas, como a construção de uma agenda conjunta com a Assembleia Legislativa e a Famurs para tratar sobre o tema.
O vereador Alexandre Gonçalves (PR) lembrou que alguns deles constavam nos pedidos de troca encaminhados pelos parlamentares. “Os vereadores estão atentos aos problemas da população, mas a AES Sul ignora nossos pedidos. Já havíamos alertado há um ano sobre os riscos de um dos postes que caiu com a chuva desta semana”, salientou. “Devemos saber elogiar, mas também criticar quando algo esta insatisfatório”, criticou também o vereador Patricio através da sua página no Facebook no primeiro dia de fevereiro de 2016. Lembrou, também, que a Câmara busca há três anos, sem sucesso, o diálogo com a AES Sul.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais3 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Sem categoria2 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação2 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual