Conecte-se conosco

header-top







 

26/08/2026
 

Cultura

Domingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A Cia Show 4 é a terceira atração artística confirmada para o Domingo no Parque, que será realizado no dia 6 de setembro, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita. O grupo se apresenta ao lado de Guri de Uruguaiana e Luiza Barbosa.

A programação ocorre das 9h às 18h e também terá Encontro de Motos, Feira de Expositores, food trucks, beer trucks e brinquedos infláveis.

O evento reúne atividades de música, gastronomia e entretenimento ao longo do dia. A entrada é destinada ao público em geral.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, a programação busca proporcionar um momento de convivência e lazer para toda a comunidade.

“Estamos preparando um Domingo no Parque para toda a família. A cada nova atração confirmada, nossa programação fica ainda mais especial. A Cia Show 4 chega para trazer muita animação e fazer todo mundo cantar e dançar junto. Queremos que os moradores aproveitem esse dia, encontrem os amigos e vivam bons momentos em Nova Santa Rita.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, destaca a importância de reunir diferentes atividades e atrações para movimentar o município.

“O Domingo no Parque também é uma oportunidade de movimentar a economia local, valorizar nossos empreendedores e proporcionar um espaço de convivência para a comunidade. Estamos preparando uma programação que reúne música, gastronomia, expositores e entretenimento, criando um ambiente para que as famílias possam aproveitar o dia e também conhecer e prestigiar os negócios locais.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a diversidade da programação.

“Estamos construindo uma programação bastante diversificada, com atrações musicais, cultura, gastronomia, expositores e atividades para as crianças. A Cia Show 4 vem para completar esse time de atrações e garantir muita animação durante o evento.”

A programação do Domingo no Parque ainda terá novas atrações anunciadas nos próximos dias. A proposta é reunir a comunidade em um domingo de música, cultura, lazer, gastronomia e diversão para toda a família.

Cultura

Festival de Cinema de Canoas abre inscrições para curtas-metragens até 20 de setembro

Avatar

Publicado

em

O 4º Festival de Cinema de Canoas abriu as inscrições gratuitas para a mostra competitiva. Realizadores audiovisuais do Rio Grande do Sul podem inscrever curtas até 20 de setembro. O festival será realizado de 11 a 15 de novembro, em Canoas.

Podem ser inscritos curtas de até 25 minutos, produzidos a partir de janeiro de 2024. As produções serão classificadas nos gêneros Animação, Documentário, Experimental e Ficção.

A competição terá quatro categorias: Estadual, Municipal, para produções e diretores de Canoas, Universitária e Estudantil. Os filmes da categoria Estudantil já foram selecionados durante a mostra Curta Fecic, realizada em julho.

Cada realizador poderá inscrever até dois curtas, inclusive produções que ainda estejam em processo de finalização.

Programação

A programação do festival contará com sessões de cinema, debates, oficinas, palestras e homenagens. As atividades estão previstas para ocorrer na região central de Canoas, em locais como o Teatro do Sesc Canoas, o Auditório Sady Schwitz e a Casa de Artes Vila Mimosa. Outros espaços ainda estão em negociação.

Segundo a organização, a intenção é ampliar a realização das atividades para diferentes espaços culturais e de convivência do município.

Premiação

Os curtas selecionados serão avaliados por um Júri Técnico, um Júri da Crítica e pelo público, que formará o Júri Popular. Entre as premiações estão Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Atuação, Trilha Sonora e Desenho de Som.

Ao todo, serão entregues 32 troféus nas diferentes categorias da competição.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do Festival de Cinema de Canoas.

Continuar a ler

Cultura

Fábrica de Gaiteiros abre inscrições gratuitas para crianças e jovens em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o projeto Fábrica de Gaiteiros, que passa a oferecer aulas gratuitas de gaita de oito baixos em Nova Santa Rita. A iniciativa é destinada a crianças e jovens de 7 a 15 anos.

As atividades serão realizadas na Casa de Cultura Viva Iolanda Ramos. O projeto oferece aprendizado musical com foco em um instrumento tradicional da música regional gaúcha. As aulas serão conduzidas por professores e coordenadas pelo músico Renato Borghetti.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a iniciativa amplia o acesso de crianças e jovens às atividades culturais.

“A Fábrica de Gaiteiros chega para oferecer aos nossos jovens uma oportunidade muito especial de aprender música e, ao mesmo tempo, conhecer e valorizar uma parte importante da nossa cultura. É uma iniciativa que pode despertar novos talentos e aproximar ainda mais as nossas crianças das atividades culturais.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, também comentou sobre a iniciativa.

“Ter um projeto como a Fábrica de Gaiteiros em Nova Santa Rita é motivo de muita satisfação. Além do aprendizado musical, as crianças terão contato com a nossa cultura e com um instrumento que faz parte da identidade do Rio Grande do Sul. Queremos que cada vez mais jovens tenham acesso a oportunidades como essa.”

Inscrições

Podem participar crianças e jovens entre 7 e 15 anos. As aulas são gratuitas e serão realizadas na Casa de Cultura Viva Iolanda Ramos.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://app.fabricadegaiteiros.com.br/#/inscricao.

Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo atende pelo telefone (51) 97400-8045.

Continuar a ler

Cultura

49ª edição reúne agropecuária, tecnologia e negócios em Esteio e ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro

Avatar

Publicado

em

A 49ª edição da Expointer será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro de 2026, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Considerada uma das principais feiras do agronegócio da América Latina, a exposição reúne representantes da produção agropecuária, empresas, criadores, instituições e público em geral.

A programação contempla exposição e julgamento de animais, máquinas e equipamentos agrícolas, tecnologias voltadas ao campo, produtos e serviços, além de atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Número de animais cresce

Com as inscrições para animais de argola encerradas, a Expointer 2026 terá 5.756 exemplares inscritos para julgamento. O número é 12% superior ao registrado em 2025 e o maior desde 2012.

Entre os destaques está o crescimento de 78% nas inscrições de bovinos zebuínos. A raça Senepol teve aumento de 216% no número de animais inscritos.

A Brangus será a raça com maior número de exemplares no Pavilhão de Bovinos de Corte, com 195 animais, além da realização de uma exposição nacional durante a feira.

No segmento de caprinos, as inscrições aumentaram 16%, com destaque para a raça Boer, que apresentou crescimento de 56%. Já o Pavilhão de Pequenos Animais teve alta de 46%, enquanto as inscrições de pássaros cresceram mais de 103%.

Novidades entre as raças

A edição deste ano terá a estreia do Senangus, bovino desenvolvido a partir do cruzamento entre Senepol e Angus. Quatro exemplares estão inscritos.

Também estão previstos retornos de raças que ficaram períodos sem participar da exposição. O Galloway volta à Expointer após quase 20 anos, enquanto o Crioulo Lageano retorna depois de 11 anos. Tabapuã e Guzerá também voltam à programação.

Tecnologia e negócios

Além da exposição agropecuária, a Expointer reúne empresas e instituições ligadas ao setor rural. Máquinas agrícolas, implementos, equipamentos e novas tecnologias fazem parte da feira, que também funciona como espaço para apresentação de produtos, troca de informações e realização de negócios.

A programação reúne produtores rurais, criadores, profissionais, empresas e visitantes interessados em conhecer soluções e novidades relacionadas à atividade agropecuária.

Atendimento ambiental

Durante a feira, produtores rurais poderão agendar atendimento técnico para esclarecer dúvidas relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto