Geral
Ulbra consolida na Expointer o fomento ao setor agropecuário

A Ulbra esteve presente na 46ª edição da Expointer, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. A comunidade acadêmica debateu temas relevantes para o cenário econômico nacional e internacional do setor, de 26/8 a 3/9.
Os estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharias Mecânica e Mecânica Automotiva conheceram na prática as tendências, as novidades e o fomento à tecnologia e ao setor agropecuário.
A Expointer conectou conteúdo, inovação e conhecimento entre a feira, os estudantes e os docentes da Ulbra, destaca Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra.
“Nossa universidade não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, por estar diretamente conectada às questões do agronegócio”, enfatiza Melke.
Segundo ele, esta edição da Expointer foi importante para a aprendizagem transformadora e direcionada ao mercado de trabalho desenvolvida pela Ulbra.
Parcerias com empresas
A participação na Expointer 2023 foi muito interessante para o curso de Medicina Veterinária, conforme o coordenador Jean Soares. Durante a feira foram conduzidas aulas práticas que permitiram aos alunos uma visão mais próxima da realidade da profissão e do agronegócio, relata Soares.
“Além disso, estabelecemos importantes parcerias com empresas e reforçamos as já existentes, visando o desenvolvimento de novos projetos e a criação de oportunidades de estágio prático para nossos estudantes”, acrescenta.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária também destaca o Mateando com a Ulbra, que reuniu profissionais para discussões técnicas e aplicadas sobre temas relevantes do agronegócio.
“Devido à procura, é muito provável que esse evento continue crescendo e se aprimorando nas próximas edições da feira”, prevê Soares.
Vivência prática com o agronegócio
A Expointer trouxe um excelente retorno para os cursos de Engenharias da Ulbra. A afirmação é do coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, José Lesina Cézar.
“Várias oportunidades de parcerias com empresas do setor do agronegócio foram estabelecidas. Nossos alunos, através das aulas ministradas diretamente na Expointer, vivenciaram as modernas tecnologias empregadas nas máquinas e nos equipamentos agrícolas e constataram a importância de aliar a teoria com a prática, uma vez que os projetos do maquinário envolvem os conhecimentos e competências adquiridas nos cursos”, afirma.
Segundo Lesina, a Expointer foi também uma oportunidade para os alunos ampliarem horizontes, pois puderam contatar egressos dos cursos já bem-sucedidos em suas atividades profissionais.
O professor de Engenharia na Ulbra, Eduardo Pedro Eidt, diz que a Expointer está cada vez mais voltada para a eficácia, eficiência e para o alto rendimento, visando inovações para o homem do campo.
“Nesse sentido, a tecnologia e a informação são aliadas do setor, que cada vez precisa estar mais capacitado e atualizado. Esta grande feira do agronegócio possibilita integração, acessibilidade do conhecimento e das novas tecnologias”, acentua Eidt.
“Que a Expointer siga promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como estabelecendo grandes parcerias e negócios”, enfatiza o professor.
Participação integrativa
Em 2023, a participação da Ulbra na Expointer foi muito mais intensa e integrativa, avalia a coordenadora do curso de Agronomia, Elisabete Gabrielli.
“A presença de alunos e professores nas palestras, em aulas práticas, e mesmo na visitação orientada na exposição foi maior e compensadora. Várias ideias já foram levantadas para o próximo ano, incrementando ainda mais nossa participação”, afirma.
Nas rodas de conversa técnica, o Mateando com a Ulbra, Elisabete conta que houve assuntos inovadores e curiosos complementando as atividades já existentes com produtores, expositores e público em geral.
Entre os assuntos discutidos, estavam zootecnia de precisão, agricultura inteligente e bubalinocultura.
Sustentabilidade ambiental
Também no Mateando com a Ulbra, a engenheira agrícola Dra. Gizele Gadotti falou sobre zootecnia de precisão, atividade que trata do manejo da produção animal utilizando tecnologia como forma de reduzir perdas e aumentar o controle sobre o sistema produtivo.
“A ideia é ter acesso a dados e fazer uma modelagem matemática com o objetivo de ter mais rendimento, menos custo e também maior sustentabilidade tanto ambiental quanto do próprio negócio”, destaca Gizele.
Para a coordenadora Elisabete, cada vez mais a informação, ao trazer dados de forma automatizada, faz parte tanto da agricultura quanto da pecuária.
“Isso é uma das necessidades que os nossos alunos têm hoje: usar essas ferramentas se adequando aos produtores. Na prática isso é uma forma de agilizar o nosso processo, conseguir resultados, podendo corrigir eventuais erros e melhorar alguns índices”, conclui.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política4 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Transporte1 semana atrás
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028
- Saúde1 semana atrás
Emenda impositiva destina R$ 426,8 mil para a reconstrução do HPSC
- Educação3 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade3 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2