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28/06/2025
 

Comunidade

Fim de ano registra baixa nas lojas e alta nas vendas online

Vagas de emprego vira assunto com fechamento de unidades da rede Walmart

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Passeio público não foi tão movimentado neste Revéillon. Foto: Bruno Lara/OT

Passeio público não foi tão movimentado neste Revéillon. Foto: Bruno Lara/OT

Bruno Lara

O final de ano foi surpreendente para todos os indicadores. Enquanto a crise parece iminente e frequenta todos os jornais do país, alguns indicadores parecem otimistas. É o caso das vendas pela internet. Ao mesmo tempo em que os comércios com sedes fixas registram uma relevante queda, a pior desde 2003, segundo o Serasa Experian, os comércios online, principalmente os via móbile, conseguem elevar suas vendas. O que se vê nos números, no entanto, é que as pessoas não estão migrando das lojas físicas para as virtuais apenas, mas deixando de comprar.

 

Pior desenvoltura desde 2003
Segundo o indicador Serasa Experian, o comércio do Natal foi o pior desde 2003 no país. O estudo aponta que as vendas caíram 6,4%. “Este foi o pior desempenho do varejo para as vendas de Natal desde a criação do Indicador em 2003”, revela. Conforme o gráfico, a pior queda havia acontecido em 2014, quando caíram 1,7%. O índice já atingiu um auge de 17% no ano de 2013.
Para o Serasa, no final de semana da data – de 18 a 20 de dezembro – houve queda de 1,7% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (19 a 21 de dezembro). “Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Natal caíram 6,1 % ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior”, explica.
A culpa, para os economistas da Serasa Experian, é da inflação e do desemprego em alta, do crediário caro, da quedas da renda real e dos níveis de confiança dos consumidores, que desestimularam o movimento dos consumidores nas lojas durante a data comemorativa do Natal deste ano.
Para o presidente do Sindilojas de Canoas, Denério Neumann, a queda nos comércios de Canoas não foi tão assustadora quanto se esperava. “Não é uma queda como esperávamos. Estávamos muito preocupados. Até agora, o que temos de conhecimento é que as vendas estão razoáveis. Depois do natal houve um “reforço no caixa” daqueles que esqueceram de comprar antes”, sustenta. Segundo Denério, os valores, o volume de venda é bastante considerável. Isto porque o preço dos produtos “teve uma queda bastante brusca”, destaca. O presidente do Sindilojas Canoas é otimista quanto as vendas para o próximo ano e aguarda um 2016 de superação. “Que o ano novo seja realmente motivador e que Deus ajude a passar as dificuldades”, destaca.

Grafico de vendas do Serasa mostra piores vendas desde 2003.

Grafico de vendas do Serasa mostra piores vendas desde 2003.

 

1,1 mil vagas de emprego
Embora o correr do mercado comercial físico não vai bem no país, o Banco de Oportunidades de Canoas divulgou nesta terça-feira, 29, as 1.147 vagas disponíveis no sistema. As áreas de maior interesse são as de Atendente Júnior (300 vagas), Operador de Telemarketing (104), Operador de Máquinas (37), Técnico em enfermagem (33), Assistente de Educação Infantil (32), Professor (31), Auxiliar Administrativo (33), Ajudante de Carga e Descarga (29) e Enfermagem (23).
Criado em 2014, O Banco cruza, de forma automática, os dados informando, por e-mail, as vagas disponíveis segundo a profissão do candidato e, às empresas, os currículos de quem busca emprego, gerando agilidade e rapidez na seleção. Atualmente, são 252 empresas e 1.146 para 6.791 currículos cadastrados.

Para cadastrar o currículo, o candidato pode acessar o portal da www.canoas.rs.gov.br/bancodeoportunidades.
O Banco de Oportunidades é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Canoas.

 

Multinacional fecha supermercados
A multinacional norte-americana Walmart anunciou o fechar de portas de 50 unidades no Rio Grande do Sul. Os supermercados notificados têm até a quarta-feira, 30, para encerrar as atividades. A gigante é proprietária de grupos como o Nacional, BIG, Todo Dia e Maxxi Atacado. A estimativa é de que mil empregos sejam perdidos nesta operação. Mercados que já estavam com o fechamento decretado em Canoas, como o Todo Dia localizado ao lado da estação Mathias Velho da Trensurb, fez promoção dos artigos para não perder os produtos.

Supermercado no Mathias Velho fez promoção nos produtos um dia antes de fechar as portas. Foto: Bruno Lara/OT

Supermercado no Mathias Velho fez promoção nos produtos um dia antes de fechar as portas. Foto: Bruno Lara/OT

 

Crescimento no móbile
Segundo pesquisa do Mercado Pago, instituição de pagamento do MercadoLivre, em parceria com o Instituto IPSOS, divulgou pesquisa que aponta que o número de pagamentos via smartphone no Brasil dobrou. O resultado, segundo a empresa, destaca a importância dos varejistas online se adaptarem ao móbile.
O estudo apontou que 45% dos entrevistados já realizam algum tipo de operação de pagamentos via smartphones – mais do que o dobro (21%) do registrado em 2014 pela mesma pesquisa. O instituto IPSOS entrevistou 450 usuários de internet no Brasil. Entre os pagamentos mais realizados pelos brasileiros que usam smartphones estão roupas e acessórios (59%), celulares (56%), eletrônicos em geral (49%) e pagamentos de contas de casa (água, luz, etc) (45%). Entre as categorias que os entrevistados ainda desejam passar a pagar de forma móbile estão Alimentos e Bebidas (23%), Turismo (20%) e Educação (19%).

 

Aumento de 26% online
Para a agência Bit/Buscapé Company o aumento foi ainda maior. Considerando todo o universo online, não só o móbile, considerou que as vendas de Natal no varejo eletrônico registraram R$ 7,4 bilhões. Uma alta de 26% nas vendas de Natal e Black Friday no varejo online brasileiro em comparação com 2014. A quantidade de pedidos foi de R$ 17,6 milhões, aumento de 16% em vista do que houve no ano anterior. O valor médio foi de R$ 420,08, avanço de 8,4% na mesma base de comparação.

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Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

Redação

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Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.

Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.

Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.

Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.

“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.

Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.

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Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Redação

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Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.

O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.

A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.

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Comunidade

Canoas lança Campanha do Agasalho 2025 com o tema “O seu roupeiro não sente frio”

Redação

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Canoas lança Campanha do Agasalho 2025 com o tema “O seu roupeiro não sente frio

Com o tema “O seu roupeiro não sente frio – desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a Campanha do Agasalho 2025 de Canoas foi lançada oficialmente na manhã de sábado, 14, durante a 3ª edição do evento Prefeitura na Tua Casa, na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói.

A iniciativa busca mobilizar a comunidade para a doação de roupas e cobertores, com foco no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua. Diante da antecipação das ondas de frio, antes mesmo do início oficial do inverno, a campanha ganha ainda mais relevância neste momento.

Neste ano, a ação contará com telebusca de doações, facilitando a entrega dos itens pela população, além de uma parceria com uma lavanderia industrial de Cachoeirinha, que garantirá a higienização das peças arrecadadas.

Coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, a campanha envolve a parceria das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Inovação e Cidadania, Mulher e Inclusão, integrando esforços para ampliar o alcance das ações.

O secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, ressaltou o papel fundamental da população na construção de uma cidade mais solidária:

“Essa campanha é um esforço coletivo que depende do engajamento de toda a sociedade. Cada doação representa uma barreira contra o frio para quem não tem proteção. Nosso trabalho é garantir que esses itens cheguem com dignidade a quem mais precisa, e para isso, contamos com o espírito solidário dos canoenses.”

Durante o lançamento, o prefeito em exercício Rodrigo Busato destacou a importância da união da sociedade em torno da causa.

“A Campanha do Agasalho é mais do que uma ação de inverno, é um gesto de cuidado com quem mais precisa. Cada peça doada representa acolhimento e respeito. Nosso compromisso de governo é garantir que nenhum canoense enfrente o frio sem o mínimo necessário para se proteger”, afirmou Rodrigo Busato.

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