Conecte-se conosco

header-top







 

08/02/2026
 

Comunidade

Presente grego: A reforma de R$ 1,94 milhão

Largo da Praça da Bandeira, inaugurado em agosto, já apresenta problemas pela segunda vez

Avatar

Publicado

em

Centro da cidade continua com os tão indesejados fios. Foto: Bruno Lara/OT

Centro da cidade continua com os tão indesejados fios. Foto: Bruno Lara/OT

No dia 14 de dezembro de 2015 a obra do Calçadão de Canoas foi entregue pelo Prefeito Jairo Jorge (PT). Segundo a atual administração, é a obra de número 600 da Prefeitura. Foram aproximadamente 16 mil pedras de basalto, que significa 2.790 metros quadrados de pavimentação, 70 mil pedras portuguesas. Sete postes e 21 luminárias (três em cada poste), dois totens de identificação, um bebedouro, 18 lixeiras, uma floreira e cinco canteiros de flores, duas bancas (uma de revista e outra para venda de flores naturais), assentos nos canteiros. No projeto tudo muito bonito, mas o que foi entregue a população, nem tanto.
Muitas foram as reclamações que chegaram até a redação de O Timoneiro sobre o novo Calçadão. Uma equipe foi visitar o espaço e contatou que o mesmo possui muitos fios em alguns poucos postes; placas de sinalizações “corrigidas” em sinalizações erradas; cobertura do acesso à estação que foi pichada, borrada e não limpa; lixos abertos, sem sacolas, servindo de hospedagem a abelhas; tampas sobre o piso tátil, dificultando a passagem de deficientes visuais; placas de sinalização em local inapropriado e depredada; falta de parafusos nos novos postes de luz; bebedouro de água fora de funcionamento; entre outros problemas.

Os fios continuam fazendo parte da paisagem. Foto: Bruno Lara/OT

Os fios continuam fazendo parte da paisagem. Foto: Bruno Lara/OT

Desde 1974
A rua Tiradentes, que outrora se chamava João Pessoa, tornou-se Calçadão em 24 de julho de 1974, durante o mandato do prefeito nomeado Geraldo Gilberto Ludwig (1973 – 1978). Foi o segundo do Brasil. O calçamento já era de basalto e havia luminárias em formas de globos, bancos de madeira e ferro, algumas coberturas em ferro e fibra de vidro e vasta arborização. Só na década de 80 a passarela da Estação Canoas/La Salle da Trensurb, surgiu dando nova utilidade ao espaço.
Nos anos 90, foram retiradas algumas árvores, as coberturas e substituídos os bancos. De lá para cá, o mesmo só piorava. A atitude do Prefeito Jairo Jorge de arrumar o Calçadão de Ludwig foi comemorada aos quatro cantos do município. O serviço entregue, no entanto, decepcionou.

As barreiras para os carros estão caindo novamente. Foto: Bruno Lara/OT

As barreiras para os carros estão caindo novamente. Foto: Bruno Lara/OT

O Largo da Bandeira
Foi inaugurado no dia 3 de agosto de 2015. Neste a situação é ainda pior. Os dois orelhões não funcionam, um deles está depredado; luzes no chão foram retiradas, sobrando apenas os buracos; o mesmo ocorreu com as caixas em frente aos postes, todas sem as tampas; as muretas que receberam um reforço continuam caindo, soltas ou com a ponta já gasta e com o ferro aparente; os novos bancos-canteiros, com pontas fora de nível que podem causas acidentes; lixeiras quebradas; entre outros. Em visita ao local, O Timoneiro observou que a empresa Echopolis Construtora, com estrutura física no Largo, possuía em seu pátio diversos destes pilares que caíram, entre outros materiais.

DSC_8194

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Canoas esclareceu que “os problemas levantados pelo veículo decorrem, na sua maioria, da ação de pessoas que desrespeitam o espaço público, seja por puro vandalismo ou por furto. A Prefeitura lamenta estas atitudes, que danificam este espaço coletivo revitalizado e recém entregue aos canoenses e solicita a colaboração para que denúncias sobre depredação sejam feitas pelo telefone 0800510-1234”, afirma.

Afirmou ainda que os problemas “já estão sendo providenciados pela Prefeitura, por meio de encaminhamentos às empresas responsáveis, como a concessionária de telefonia para realizar a manutenção dos orelhões, ou a Corsan, para a ligação da rede de abastecimento com a instalação de um medidor de água, ou, ainda a Echopolis, executora do projeto”. A previsão de conclusão da Fase 3 (Praça da Bíblia e passeios da Tiradentes), segundo a Prefeitura, é maio de 2016, conforme previsto no cronograma de obras de revitalização no Centro.

 

Confira fotos do Calçadão e da Praça da Bandeira:

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler

Comunidade

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Redação

Publicado

em

Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.

A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.

A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.

A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.

Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques