Comunidade
Presente grego: A reforma de R$ 1,94 milhão
Largo da Praça da Bandeira, inaugurado em agosto, já apresenta problemas pela segunda vez
No dia 14 de dezembro de 2015 a obra do Calçadão de Canoas foi entregue pelo Prefeito Jairo Jorge (PT). Segundo a atual administração, é a obra de número 600 da Prefeitura. Foram aproximadamente 16 mil pedras de basalto, que significa 2.790 metros quadrados de pavimentação, 70 mil pedras portuguesas. Sete postes e 21 luminárias (três em cada poste), dois totens de identificação, um bebedouro, 18 lixeiras, uma floreira e cinco canteiros de flores, duas bancas (uma de revista e outra para venda de flores naturais), assentos nos canteiros. No projeto tudo muito bonito, mas o que foi entregue a população, nem tanto.
Muitas foram as reclamações que chegaram até a redação de O Timoneiro sobre o novo Calçadão. Uma equipe foi visitar o espaço e contatou que o mesmo possui muitos fios em alguns poucos postes; placas de sinalizações “corrigidas” em sinalizações erradas; cobertura do acesso à estação que foi pichada, borrada e não limpa; lixos abertos, sem sacolas, servindo de hospedagem a abelhas; tampas sobre o piso tátil, dificultando a passagem de deficientes visuais; placas de sinalização em local inapropriado e depredada; falta de parafusos nos novos postes de luz; bebedouro de água fora de funcionamento; entre outros problemas.
Desde 1974
A rua Tiradentes, que outrora se chamava João Pessoa, tornou-se Calçadão em 24 de julho de 1974, durante o mandato do prefeito nomeado Geraldo Gilberto Ludwig (1973 – 1978). Foi o segundo do Brasil. O calçamento já era de basalto e havia luminárias em formas de globos, bancos de madeira e ferro, algumas coberturas em ferro e fibra de vidro e vasta arborização. Só na década de 80 a passarela da Estação Canoas/La Salle da Trensurb, surgiu dando nova utilidade ao espaço.
Nos anos 90, foram retiradas algumas árvores, as coberturas e substituídos os bancos. De lá para cá, o mesmo só piorava. A atitude do Prefeito Jairo Jorge de arrumar o Calçadão de Ludwig foi comemorada aos quatro cantos do município. O serviço entregue, no entanto, decepcionou.
O Largo da Bandeira
Foi inaugurado no dia 3 de agosto de 2015. Neste a situação é ainda pior. Os dois orelhões não funcionam, um deles está depredado; luzes no chão foram retiradas, sobrando apenas os buracos; o mesmo ocorreu com as caixas em frente aos postes, todas sem as tampas; as muretas que receberam um reforço continuam caindo, soltas ou com a ponta já gasta e com o ferro aparente; os novos bancos-canteiros, com pontas fora de nível que podem causas acidentes; lixeiras quebradas; entre outros. Em visita ao local, O Timoneiro observou que a empresa Echopolis Construtora, com estrutura física no Largo, possuía em seu pátio diversos destes pilares que caíram, entre outros materiais.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Canoas esclareceu que “os problemas levantados pelo veículo decorrem, na sua maioria, da ação de pessoas que desrespeitam o espaço público, seja por puro vandalismo ou por furto. A Prefeitura lamenta estas atitudes, que danificam este espaço coletivo revitalizado e recém entregue aos canoenses e solicita a colaboração para que denúncias sobre depredação sejam feitas pelo telefone 0800510-1234”, afirma.
Afirmou ainda que os problemas “já estão sendo providenciados pela Prefeitura, por meio de encaminhamentos às empresas responsáveis, como a concessionária de telefonia para realizar a manutenção dos orelhões, ou a Corsan, para a ligação da rede de abastecimento com a instalação de um medidor de água, ou, ainda a Echopolis, executora do projeto”. A previsão de conclusão da Fase 3 (Praça da Bíblia e passeios da Tiradentes), segundo a Prefeitura, é maio de 2016, conforme previsto no cronograma de obras de revitalização no Centro.
Confira fotos do Calçadão e da Praça da Bandeira:
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde6 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde4 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião4 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Transporte6 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Trânsito4 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Geral6 dias atrás
Procon de Canoas intensifica fiscalizações para identificar irregularidades na venda de bebidas adulteradas
- Cultura6 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana