Conecte-se conosco

header-top







 

12/01/2026
 

Política

Mulheres do MDB de Canoas elegem nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões

Redação

Publicado

em

No último sábado, 2 de outubro, as mulheres do MDB de Canoas se reuniram em Convenção Municipal para eleger sua nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões, em encontro que contou a presença do presidente do MDB de Canoas, o vereador Cesar Paulo Mossini, e da presidente Estadual do MDB Mulher, a deputada Patrícia Alba, as filiadas do MDB elegeram Marisete Zortéa para presidir o Núcleo do MDB Mulher Canoense,

Na ocasião, o vereador Mossini ressaltou a importância do Movimento e declarou seu apoio integral à luta das mulheres, salientando que seu gabinete é de maioria feminina. Ainda, agradeceu a presença das equipes de seu gabinete e da Bancada de Vereadores, a presença das filiadas, dos ex-candidatos a vereadores, de Jair Silveira, Dunga Zanetti, Adriana Pisa, Hungria Reis, e a colaboração de todas as companheiras “pela vontade e tomada de decisão de reconstruir o Núcleo do MDB de Canoas”.

Patrícia Alba

A Deputada se declarou-se encantada com a recepção das mulheres e pelo MDB de Canoas, deu os parabéns às mulheres de Canoas e destacou que “as mulheres acabam por se afastar da política, mas, nosso futuro depende de transformações políticas, tudo é uma decisão política e as mulheres têm sim que participar e serem ouvidas, a participação das mulheres no legislativo é essencial, sendo que mais de 50% de eleitores são de mulheres; a mulher busca igualdade de direitos e igualdade de oportunidades”. Ela aproveitou também para agradecer ao Presidente Mossini pelo apoio dado ao setor feminino. Por fim, salientou que sob a liderança da Presidente Marisete Zortéa, o MDB de Canoas terá sempre uma guerreira, e colocou o Gabinete da Assembleia à disposição das companheiras na defesa dos Direitos das Mulheres.

Marisete Zortéa 

A Presidente eleita Marisete Zortéa apresentou uma breve exposição sobre as finalidades do MDB Mulher, agradecendo a presença e convidando todas as companheiras presentes para participarem ativamente das atividades do MDB Mulher, declarou que fez uma chapa pensando nas mulheres e que em nome delas irá trabalhar. Após convidou sua executiva para se apresentar, salientando que no MDB se sente à vontade, e por vezes mesmo pensando diferente, estará sempre na busca de ideais comuns.

Integrantes da Executiva Municipal

Presidente: Marisete Zortéa,

1ª Vice-Presidente: Ana Luiza Silva Jornada,

2ªVice-Presidente: Hungria Mara Ferreira Dos Reis,

Secretária-Geral: Daniele Silva Dos Santos,

Secretária-Adjunta: Adriana Pisa,

Tesoureira: Andréa Silva,

1ªVOGAL: Késcia Dos Reis,

2ªVogal: Luana Tatiane Silveira Rodrigues,

1ª Suplente: Maristela Aparecida Gonçalves,

2ª Suplente: Ritiele Domingues Gonçalves,

3ª Suplente: Ana Carla Fuentes Falero,

4ª Suplente: Celma Eliziane Santos Ribeiro.

Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1- Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;

Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos;

Integrantes do Diretório Municipal Titulares: 1- Salma Farias Valencio, 2-Rosa Cristiane Kennis, 3-Paula Andrea Matos da Silva de Menezes, 4-Lorena Beatriz Milão Winckler, 5-Marisete Zortéa, 6-Ana Luiza Silva Jornada, 7-Sandra Bartoziak, 8-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 9-Daniele Silva dos Santos, 10-Andréa Silva, 11-Adriana Pisa, 12-Késcia dos Reis, 13-Maristela Aparecida Gonçalves, 14-Ritiele Domingues Gonçalves, 15-Ana Carla Fuentes Falero, 16-Celma Eliziane Santos Ribeiro, 17-Luana Tatiane Silveira Rodrigues, 18-Aurea Beatriz Silva Dos Santos, 19-Márcia de Oliveira Tesch, 20-Sandra Beatriz Rodrigues Nunes, 21-Julia Bolivar, 22-Daiane Bolivar Rodrigues dos Santos, 23-Edna Regina Rosani Batista Bitencourt, 24-Julia Borba Zórtea, 25-Laisa Renata Viegas da Silva, 26-Aline Zanini, 27-Anielle Siqueira, 28-Cristina Antunes Cardoso, 29-Mônica Batista Cardoso, 30-Ghaya Antunes Cardoso;

Diretório Municipal Suplente: 1-Rosalia Garcia, 2-Julia Garcia, 3-Rosa Garcia Rosa, 4-Fernanda Garcia Rosa, 5-Dóris Niedesberg, 6-Loreci Borba;

Comissão de Ética Titulares: 1-Rose Mary Broch Guindani, 2-Vera Bonacina;

Comissão de Ética Suplentes: 1-Roselaine da Costa Garcia, 2-Neiva da Silva;

Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1-Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;

Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.

O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.

Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.

Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.

Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.

Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.

Entenda o projeto

O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.

A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

Continuar a ler

Política

Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Redação

Publicado

em

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.

A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.

Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.

Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.

“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.

Continuar a ler

Política

Thiago Moyses deixa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas e Marcos Junior Melchior assume o cargo

Redação

Publicado

em

O Prefeito de Canoas, Airton Souza, em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 5, anunciou que o secretário de Mobilidade Urbana de Canoas, Thiago Moyses, deixou o cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira.
Segundo o secretário, está deixando o cargo para novos desafios profissionais e cuidar de sua saúde.

“Minha saída tem dois motivos claros: cuidar da saúde e retomar a advocacia, profissão que moldou quem eu sou. Encerro esse ciclo com a certeza do dever cumprido. Foi trabalho de verdade, daqueles que não apresentam só números, mas que deixam a semente plantada para o futuro.”

No lugar de Moyses, assume o cargo Marcos Junior Melchior, que atuava como assessor do gabinete do prefeito.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques