Política
Mulheres do MDB de Canoas elegem nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões

No último sábado, 2 de outubro, as mulheres do MDB de Canoas se reuniram em Convenção Municipal para eleger sua nova Executiva, Diretório, Delegadas e Comissões, em encontro que contou a presença do presidente do MDB de Canoas, o vereador Cesar Paulo Mossini, e da presidente Estadual do MDB Mulher, a deputada Patrícia Alba, as filiadas do MDB elegeram Marisete Zortéa para presidir o Núcleo do MDB Mulher Canoense,
Na ocasião, o vereador Mossini ressaltou a importância do Movimento e declarou seu apoio integral à luta das mulheres, salientando que seu gabinete é de maioria feminina. Ainda, agradeceu a presença das equipes de seu gabinete e da Bancada de Vereadores, a presença das filiadas, dos ex-candidatos a vereadores, de Jair Silveira, Dunga Zanetti, Adriana Pisa, Hungria Reis, e a colaboração de todas as companheiras “pela vontade e tomada de decisão de reconstruir o Núcleo do MDB de Canoas”.
Patrícia Alba
A Deputada se declarou-se encantada com a recepção das mulheres e pelo MDB de Canoas, deu os parabéns às mulheres de Canoas e destacou que “as mulheres acabam por se afastar da política, mas, nosso futuro depende de transformações políticas, tudo é uma decisão política e as mulheres têm sim que participar e serem ouvidas, a participação das mulheres no legislativo é essencial, sendo que mais de 50% de eleitores são de mulheres; a mulher busca igualdade de direitos e igualdade de oportunidades”. Ela aproveitou também para agradecer ao Presidente Mossini pelo apoio dado ao setor feminino. Por fim, salientou que sob a liderança da Presidente Marisete Zortéa, o MDB de Canoas terá sempre uma guerreira, e colocou o Gabinete da Assembleia à disposição das companheiras na defesa dos Direitos das Mulheres.
Marisete Zortéa
A Presidente eleita Marisete Zortéa apresentou uma breve exposição sobre as finalidades do MDB Mulher, agradecendo a presença e convidando todas as companheiras presentes para participarem ativamente das atividades do MDB Mulher, declarou que fez uma chapa pensando nas mulheres e que em nome delas irá trabalhar. Após convidou sua executiva para se apresentar, salientando que no MDB se sente à vontade, e por vezes mesmo pensando diferente, estará sempre na busca de ideais comuns.
Integrantes da Executiva Municipal
Presidente: Marisete Zortéa,
1ª Vice-Presidente: Ana Luiza Silva Jornada,
2ªVice-Presidente: Hungria Mara Ferreira Dos Reis,
Secretária-Geral: Daniele Silva Dos Santos,
Secretária-Adjunta: Adriana Pisa,
Tesoureira: Andréa Silva,
1ªVOGAL: Késcia Dos Reis,
2ªVogal: Luana Tatiane Silveira Rodrigues,
1ª Suplente: Maristela Aparecida Gonçalves,
2ª Suplente: Ritiele Domingues Gonçalves,
3ª Suplente: Ana Carla Fuentes Falero,
4ª Suplente: Celma Eliziane Santos Ribeiro.
Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1- Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;
Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos;
Integrantes do Diretório Municipal Titulares: 1- Salma Farias Valencio, 2-Rosa Cristiane Kennis, 3-Paula Andrea Matos da Silva de Menezes, 4-Lorena Beatriz Milão Winckler, 5-Marisete Zortéa, 6-Ana Luiza Silva Jornada, 7-Sandra Bartoziak, 8-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 9-Daniele Silva dos Santos, 10-Andréa Silva, 11-Adriana Pisa, 12-Késcia dos Reis, 13-Maristela Aparecida Gonçalves, 14-Ritiele Domingues Gonçalves, 15-Ana Carla Fuentes Falero, 16-Celma Eliziane Santos Ribeiro, 17-Luana Tatiane Silveira Rodrigues, 18-Aurea Beatriz Silva Dos Santos, 19-Márcia de Oliveira Tesch, 20-Sandra Beatriz Rodrigues Nunes, 21-Julia Bolivar, 22-Daiane Bolivar Rodrigues dos Santos, 23-Edna Regina Rosani Batista Bitencourt, 24-Julia Borba Zórtea, 25-Laisa Renata Viegas da Silva, 26-Aline Zanini, 27-Anielle Siqueira, 28-Cristina Antunes Cardoso, 29-Mônica Batista Cardoso, 30-Ghaya Antunes Cardoso;
Diretório Municipal Suplente: 1-Rosalia Garcia, 2-Julia Garcia, 3-Rosa Garcia Rosa, 4-Fernanda Garcia Rosa, 5-Dóris Niedesberg, 6-Loreci Borba;
Comissão de Ética Titulares: 1-Rose Mary Broch Guindani, 2-Vera Bonacina;
Comissão de Ética Suplentes: 1-Roselaine da Costa Garcia, 2-Neiva da Silva;
Delegadas a Convenção Estadual – Titulares: 1-Marisete Zortéa, 2-Ana Luiza Silva Jornada, 3-Salma Farias Valencio, 4-Hungria Mara Ferreira dos Reis, 5-Daniele Silva dos Santos, 6-Adriana Pisa, 7-Andréa Silva;
Delegadas A Convenção Estadual – Suplentes: 1-Maristela Aparecida Gonçalves, 2-Ana Carla Fuentes Falero, 3-Késcia dos Reis, 4-Ritiele Domingues Gonçalves, 5-Márcia de Oliveira Tesch, 6-Luana Rodrigues, 7-Aurea Beatriz Silva Dos Santos.
Política
Leite visita espaço da Ulbra e destaca qualificação profissional na Expointer 2026

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou, na terça-feira, 1º, o espaço da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na Expointer 2026, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Durante a visita, Leite conheceu a estrutura montada pela instituição e ressaltou a importância da participação de universidades na feira, especialmente na formação de profissionais para atender às demandas do setor produtivo.
“A formação de capital humano é crítica para o desenvolvimento do Estado. O aumento de produtividade que a gente busca para desenvolver o nosso RS exige formação de mão de obra qualificada”, afirmou.
A programação da universidade durante a feira reúne atividades acadêmicas relacionadas a áreas como Engenharia, Medicina Veterinária, Agronomia, Direito e Educação Física. Os temas abordados incluem sustentabilidade, saúde, tecnologia, gestão, agronegócio e qualidade de vida no campo.
A Expointer 2026 ocorre no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e reúne representantes de diferentes segmentos ligados à agropecuária, indústria, comércio, serviços e inovação.
Política
Vice-prefeito Rodrigo Busato assume Prefeitura de Canoas até 8 de setembro

O vice-prefeito Rodrigo Busato assumiu, nesta segunda-feira, 31, o comando da Prefeitura de Canoas durante o período de férias do prefeito Airton Souza. Ele permanecerá como prefeito em exercício até 8 de setembro.
Durante o período, Busato ficará à frente das atividades da administração municipal e acompanhará as ações em andamento nas diferentes áreas da Prefeitura.
Entre os temas que serão acompanhados estão as obras de reconstrução e as intervenções nos diques e demais estruturas de proteção contra cheias.
“Estarei de olho em toda a administração, acompanhando de perto o trabalho das secretarias e as demandas da população. A reconstrução continuará sendo uma prioridade, especialmente as obras nos diques e nas estruturas de proteção da cidade. Serão dias de muito trabalho, diálogo e presença em Canoas”, afirmou Rodrigo.
Também estão previstas agendas relacionadas a serviços, projetos e obras em diferentes regiões do município durante o período em que Busato estiver no comando da Prefeitura.
Política
Câmara de Canoas solicita cessão do atual prédio do Fórum para nova sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Canoas formalizou, na quinta-feira, 27, um pedido à Prefeitura para a cessão do prédio onde atualmente funciona o Fórum da cidade. O imóvel deverá ser desocupado após a transferência do Judiciário para uma nova sede. A solicitação foi entregue durante reunião realizada na Prefeitura, com a presença de vereadores, servidores do Legislativo e do prefeito de Canoas.
A proposta é que o prédio seja destinado à Câmara Municipal após a saída do Fórum. A iniciativa ocorre diante das limitações da atual sede do Legislativo, que tem quase 50 anos.
Quando o prédio atual foi projetado, a Câmara contava com 11 vereadores. Atualmente, são 21 parlamentares, além de assessorias, comissões permanentes, Presidência, setores administrativos e demais servidores.
De acordo com a Câmara, o aumento da estrutura do Legislativo ao longo das últimas décadas fez com que o espaço disponível se tornasse limitado para o funcionamento das atividades parlamentares e o atendimento à população.
Durante a reunião, o prefeito demonstrou apoio ao pedido e afirmou conhecer as limitações da atual sede por ter exercido o mandato de vereador durante 20 anos. Segundo ele, a estrutura existente apresenta dificuldades para acompanhar as necessidades atuais da Câmara. O chefe do Executivo afirmou ainda que, no que depender da Prefeitura, a transferência será viabilizada.
Para o presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Abmael Almeida, a busca por uma nova sede representa uma mudança na estrutura utilizada atualmente pelo Legislativo.
“A nossa sede está defasada e hoje não conseguimos atender a comunidade da forma como gostaríamos. O objetivo de todos os vereadores é atender melhor a população, com mais conforto para as pessoas que vêm até a Casa Legislativa. Esta é a Casa do Povo e também precisa oferecer um ambiente adequado para que as pessoas possam estar aqui e se sentir bem”, afirmou.
Abmael também ressaltou que a estrutura atual já não corresponde ao tamanho do município e destacou o caráter coletivo da iniciativa.
“Hoje, infelizmente, a nossa Casa está muito aquém do tamanho da nossa cidade. Vemos municípios menores com estruturas legislativas melhores. Essa será uma vitória de todos nós e também dos servidores desta Casa, além de representar um avanço importante sem custos para a aquisição de um novo imóvel”, completou.
Com a entrega do ofício, a Câmara iniciou formalmente a articulação para que o imóvel seja destinado ao Legislativo após a saída do Fórum. A eventual transferência ainda depende dos procedimentos necessários para a desocupação e cessão do prédio.

Educação3 dias atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

evento1 semana atrásExpointer 2026 abre venda de ingressos; veja valores e horários de acesso

Canoas1 semana atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Policial1 semana atrásPF investiga fraude de R$ 406 milhões em licitações de máquinas e cumpre mandado em Canoas

Sem categoria1 semana atrásExpointer 2026 terá debates sobre meio ambiente, água e futuro do agronegócio

Cultura1 semana atrásDomingo no Parque terá Cia Show 4 entre as atrações em Nova Santa Rita
Sem categoria1 semana atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Transporte1 semana atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças




















































