Conecte-se conosco

header-top







 

21/12/2025
 

Geral

Família do Mathias Velho luta na Justiça por tratamento de criança

Redação

Publicado

em

Simone Dutra –

“Vamos salvar a vida da Valentina?”

Incansáveis. Assim podemos definir a família da pequena Vavá, a Valentina, de 1 ano e 7 meses, moradora do bairro Mathias Velho, em Canoas. Filha de Bruna e Alex Godoy, irmã da Manuela, neta da avó Angélica e sobrinha do Michel, ela é o centro das atenções desde que nasceu e foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 (AME), que é caracterizada por fraqueza muscular grave e progressiva e hipotonia resultante da degeneração e perda dos neurônios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral.

Foto: Manuela com a mana Vavá / Divulgação

Diagnóstico tardio

De acordo com a família de Vavá, “o SUS de Canoas não detectou a doença quando bebê”, tendo o diagnóstico correto apenas através de médicos particulares um ano depois, o que fez com que a corrida pela melhora de sua saúde fosse acelerada e tivesse que contar com uma corrente de ajuda de amigos, voluntários e até famosos, como o jogador Barcos, que doou um carro para uma rifa, o apoio nas redes sociais de Sérgio Mallandro e Carlos Villagrán (o Kiko do programa Chaves), dentre outros, para arrecadação de dinheiro para custear o tratamento.

Corrida contra o tempo

Com poucos meses para conseguir arrecadar 9 milhões de reais para comprar o remédio Zolgensma, que deve ser aplicado até a criança completar 2 aninhos, as ações em busca do valor aumentaram.

* Venda de Rifa;
* Brechó e Bazar online e loja física, localizada na Av. Rio Grande do Sul, 4.070, bairro Mathias Velho, em Canoas;
* Coleta de tampinhas e recicláveis para venda;
* Troco solidário, onde foram deixados um cofrinho nos comércios;
* Pedágio Solidário nas sinaleiras da cidade de Canoas e outras cidades da região sul;
* Pix Solidário, ação promovida online com Famosos e Voluntários.

Mas, infelizmente, a quantia alcançou cerca de 170 mil reais até agora.

Foto: Divulgação

Vaquinha online

Olá meu nome é Michel Gabriel Bonette Riboli, venho através dessa Vakinha pedir de todo meu coração a ajuda para a minha Sobrinha, ‘Valentina Riboli Godoi’, diagnosticada no dia 28/01/2021 com AME tipo 1. Os médicos disseram que o medicamento que contribui para melhora neste momento é o ‘Spinraza’, esse medicamento faz aumentar a produção de proteína no corpo e as crianças que respondem bem ao tratamento podem voltar a andar ou até correr. E após ela tomar esse medicamento Spinraza, ela estaria liberada para ir pra casa, mas em casa ela precisaria usar o respirador mecânico + a máscara de Oxigênio, isso tudo custaria em torno  R$ 85.000,00, e com isso temos ainda todos os custos de medicamentos, hospitalares, fisioterapia, deslocamento, alimentação e tudo mais”.

“Então eu peço de todo meu coração, pelo sofrimento que eu e minha família estamos passando, principalmente a minha irmã, que está sem sair do hospital ao lado da filhinha… e a nossa Valentina precisa voltar pra nós. Precisamos de qualquer ajuda. Creio que Deus vai recompensar cada um de vocês, mesmo que apenas ajudem a compartilhar no instagram no facebook e até mesmo em grupos de WhatsApp”.

Ajude: www.vakinha.com.br/vaquinha/vamos-salvar-a-vida-da-valentina.

 “Era para ela estar brincando”

Foto: Vó Angélica com Vavá / Divulgação

Neste momento Valentina encontra-se internada no hospital há mais de 100 dias, sem previsão de alta, pois tem quedas de saturação por conta do avanço da doença. A AME tipo 1 é a forma mais agressiva desta doença, e vai matando diariamente neurônios, o que afeta as coordenações motoras e de deglutição da criança, que só se alimenta por sonda e respira com ajuda de aparelhos.

O medicamento é um tratamento genético que estagna o progresso da doença e possibilita à criança maior qualidade de vida, com fisioterapia e outros acompanhamentos, permitindo caminhar, falar, sentar sozinha e brincar.

“A criança que nasce com AME tipo 1 já nasce condenada no Brasil, isto é muito difícil e triste”, relata Fabiana Escalante Steimetz, voluntária da campanha.


Ação na Justiça

A família entrou na Justiça, através do TRF1, para que a União arcasse com o medicamento, mas o juiz do caso negou o pedido no último dia 25 de agosto. De acordo com divulgação dos organizadores da campanha, “magistrado indeferiu alegando que o ajuizamento da ação para Zolgensma passou a ser estratégia de mercado”.

Bruna, mãe de Valentina, contou à nossa reportagem que o caso encontra-se em segredo de Justiça por estratégia da advogada, que já recorreu da decisão.

Imagem: Divulgação família

Caso Teteo

Nesta semana, uma liminar do desembargador Roger Raupp Rios, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), determinou que a União fornecesse o mesmo medicamento, Zolgensma, a Matteo Schmitz Piccin Jardim, o Teteo, de Porto Alegre, precedente que fez reacender a esperança, além de os pais do menino estarem ajudando no caso de Valentina.

Imagem: Divulgação

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Candidatos do RS poderão tirar a CNH com novas regras a partir de 5 de janeiro

Redação

Publicado

em

A partir do dia 5 de janeiro de 2026, candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul poderão iniciar o processo de habilitação seguindo as novas regras estabelecidas pela legislação federal. O anúncio foi feito pelo DetranRS após consulta à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e diante da ausência de um período oficial de transição.

Segundo o órgão, as mudanças decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Contran, da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que alteram de forma significativa o processo de formação de condutores. Para viabilizar a aplicação imediata das normas, o DetranRS e a Procergs adotaram um modelo híbrido, que combina novas exigências com procedimentos do modelo anterior.

De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. “O governador Eduardo Leite determinou que as adaptações fossem feitas o mais rápido possível, e com o trabalho conjunto entre DetranRS e Procergs conseguiremos disponibilizar as novas regras já no início de janeiro”, afirmou.

Como funcionará o processo

Na prática, o processo de habilitação seguirá os seguintes passos:

1. O candidato poderá iniciar a requisição pelo aplicativo Gov.br e começar o curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC);

2. Simultaneamente, será possível fazer a coleta biométrica no CFC e agendar os exames de aptidão física e mental;

3. A partir de 5 de janeiro, também poderá ser agendada a prova teórica. Nesta etapa, haverá uma medida de transição: como ainda não existe integração com o banco de questões da Senatran, o exame aplicado seguirá o modelo antigo;

4. Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas;

5. Será exigido o cumprimento mínimo de duas horas/aula obrigatórias;

6. Quando se considerar apto, o candidato poderá agendar o exame prático no CFC;

7. O exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran;

8. O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente, até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as etapas seguintes, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. O órgão ressalta que a atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio ainda dependem de regulamentação.

Principais mudanças na legislação

A Resolução nº 1.020/2025 do Contran promove alterações na formação de condutores, como a oferta de curso teórico gratuito e digital e a flexibilização das aulas práticas, reduzindo a carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a antiga Carteira Digital de Trânsito.

Já a Medida Provisória nº 1.327/2025 prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.

Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.

Continuar a ler

Geral

Plano de investimentos prevê obras de saneamento em 24 unidades prisionais do Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Plano de investimentos prevê obras de saneamento em 24 unidades prisionais do Rio Grande do Sul

A Corsan, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), assinou nesta quinta-feira, 18, um plano de investimentos estimado em cerca de R$ 20 milhões para execução ao longo de 2026. A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar a infraestrutura de saneamento básico nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul sob gestão do Estado, com início das intervenções pelo Complexo Prisional de Charqueadas.

O programa a ser executado também contempla obras em 24 casas prisionais, com prazo de execução estimado em aproximadamente 12 meses, incluindo a implantação de soluções integradas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Além disso, estão previstas vistorias técnicas em cerca de 100 unidades, com o objetivo de avaliar as condições existentes e definir, de forma individualizada, as soluções mais adequadas para cada local.

Conforme a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o trabalho executado pelas equipes da Companhia desperta a compreensão de que o saneamento é essencial, plural e diretamente ligado à saúde, ao meio ambiente e à dignidade das pessoas.

“Nossa atuação vai além da infraestrutura, pois envolve permanência nos territórios, responsabilidade social e compromisso com a população. A partir deste contrato, vamos iniciar a atuação para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no sistema prisional de Charqueadas e, posteriormente, nos sistemas prisionais sob gestão do Estado dos demais municípios, para garantir desenvolvimento e qualidade de vida a quem vive e trabalha nesses locais”, considerou.

As intervenções buscam garantir melhores condições de higiene e salubridade, reduzir riscos ambientais, proteger os recursos hídricos e aprimorar a eficiência operacional das unidades prisionais, contribuindo diretamente para a saúde pública e a qualidade de vida de internos e servidores.

A iniciativa também envolve planejamento técnico e operacional para assegurar a sustentabilidade das soluções implantadas, considerando as especificidades estruturais e operacionais do sistema prisional gaúcho.

Segundo o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega, o contrato foi formalizado após um ano de tratativas. “Mais do que um contrato, ele representa um passo fundamental para garantir serviços essenciais que impactam diretamente na saúde pública, na preservação do meio ambiente e na dignidade das pessoas. Este é um avanço inicial de outros que ainda virão, dentro de uma agenda contínua de evolução e fortalecimento dos serviços prestados às unidades prisionais do Estado”, destacou.

O plano integra as ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento de políticas públicas estruturantes e à ampliação do acesso a serviços essenciais, em consonância com as diretrizes nacionais de saneamento básico.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, destacou a importância do ato e os impactos do serviço para o maior complexo prisional do Estado. “Estamos tratando aqui de um contrato que ampliará a manutenção da infraestrutura, assegurando a universalização do saneamento e a proteção do meio ambiente”, disse.

A iniciativa reforça o compromisso da Corsan e do Governo do Estado com a sustentabilidade, a gestão responsável dos recursos públicos e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Continuar a ler

Geral

Hoje: CDL Canoas realiza ação de Natal no Calçadão nesta quinta-feira, 18

Redação

Publicado

em

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL Canoas) promove, nesta quinta-feira, 18, a ação “Roleta Gire & Ganhe”, no Calçadão de Canoas. A atividade inicia às 15h30 e é aberta ao público.

A ação integra a programação de Natal da entidade e tem como proposta incentivar a circulação de consumidores no comércio local. Durante o evento, os participantes poderão girar a roleta e concorrer a brindes e vales-presente disponibilizados por estabelecimentos participantes.

Também está prevista a presença do Papai Noel, além de uma ação social de arrecadação de brinquedos, que serão destinados a crianças atendidas por iniciativas sociais.

A atividade conta com apoio de empresas parceiras e patrocinadores. A CDL Canoas informa que a participação é gratuita e convida a comunidade a acompanhar a programação no centro da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques