Comunidade
Canoas finalmente terá um teatro para chamar de seu
Nova sede do Sesc, na Guilherme Schell, será inaugurada na quarta-feira, 16, e show na quinta

Show com Pedro Longes e Ana Lonardi irá inaugurar o teatro na quinta-feira, 17. Foto: Henrique Barbosa/Divulgação Sesc
Bruno Lara
Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Sistema Fecomércio-RS trará para Canoas um marco histórico. A cidade ganhará o seu primeiro teatro. Uma nova unidade do Sesc virá para o município através de uma parceria com o Sindilojas e o Sindigêneros de Canoas. O destaque é o 12º teatro da entidade e o primeiro no município após 76 anos de emancipação.
A solenidade de abertura da Unidade que está instalada em um prédio de aproximadamente seis mil metros quadrados, na Rua Guilherme Schell, 5.340, e conta com projeto sustentável – com reaproveitamento de água da chuva e aquecimento da piscina com placas solares -ocorrerá a partir das 19 horas desta quarta-feira, 16.
Para Luiz Carlos Bohn, Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, era uma questão de necessidade ter uma sede do Sesc no município. “Não tinha sentido Canoas, com quase 12 mil comerciários, não ter ainda não ter uma unidade própria. Para nós é muito mais o cumprimento dessa missão. Deixar para Canoas esse investimento que é muito mais que uma obra física, uma das poucas unidades para que os comerciários possam usufruir até nos finais de semana. A sociedade pode entender que a cidade foi contemplada com esse beneficio como um presente. Nossa visão foi dar a Canoas o que ela merece”, explica.
Estrutura
Foram mais de quatro anos entre o projeto e a conclusão da obra que englobou um montante entre R$ 25 e R$ 30 milhões, segundo Bohn. A estrutura terá um teatro para 334 lugares, Sala de Leitura (biblioteca com acervo de mais de três mil livros, revistas e periódicos para consulta local e empréstimo), Espaço Conexão (sala com acesso livre à Internet), cafeteria, sala multiuso, Sala Sesc Games (jogos eletrônicos e de tabuleiro), Espaço Kids, estacionamento para clientes, academia de musculação, sala de Pilates, piscina térmica e consultório odontológico. Além da estrutura, a Unidade disponibilizará serviços de Turismo e contará com o Programa Maturidade Ativa. “A piscina é uma novidade. É a primeira unidade com piscina térmica. São 40 unidades. Faremos agora sempre térmicas, pois no sul, se não for térmica, usaremos apenas dois a três meses por ano”, destaca o presidente da Fecomércio.
Segundo o Sesc, a de Canoas é a primeira Unidade no Rio Grande do Sul com funcionamento todos os dias da semana. O horário será de segunda a sexta, das 7 horas às 22 horas, e sábado e domingo, das 9 horas às 21 horas. A Unidade irá atender também a comunidade das cidades de Esteio e Nova Santa Rita.
O Sesc
O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma entidade de caráter privado, mantida e administrada pelos empresários do Comércio Criado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), criado em 13 de setembro de 1946, sob a inspiração da Carta da Paz Social, elaborada pelos representantes das classes produtoras na histórica reunião de Teresópolis, de 1 a 6 de maio de 1945. É mantido com uma contribuição compulsória de 1,5% sobre o valor da folha de pagamento das empresas enquadradas nas entidades sindicais subordinadas à Confederação Nacional do Comércio. O intuito é de promover ações para o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da sociedade nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Parceiros
Para Aldérico Zanettin, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Canoas (Sindigêneros), na gestão 2014-2018, se trata de uma luta de muitos anos. Em entrevista, compartilha que já em 1989, na gestão Hugo Simões Lagranha, já se tentava abrir a sede no município. “O Sesc, para adquirir uma área, ela tem que ser avaliada pela Caixa Econômica Federal. Umas não eram propícias para o Sesc, então eram vetadas. Outras iam para fazer a avaliação e as áreas eram vendidas. E essa aqui é uma área que estava à venda, foi oferecida para o Sesc, eles avaliaram que era propícia para o Sesc, e mandaram a Caixa fazer a avaliação. A Caixa fez a avaliação em um preço menor do que os proprietários queriam e aí se criou um impasse. Aí o Sindilojas e o Sindigêneros cobriram o aporte que faltava para adquirir a área”, explica.
Para ele, a nova sede é uma conquista. “Uma conquista para todos os canoenses, principalmente para os comerciários. Eu acho que Canoas merece. Todas as entidades se empenharam”, conclui. Para Luiz Carlos Bohn, o impasse se deu em função dos valores dos terrenos na cidade. “Os imóveis aqui sempre tem um valor maior. Imóveis muito valorizados, valores sempre acima do que a Caixa avaliava”, elucida.
O presidente do Sindilojas, Denério Rosales Neumann, também destaca o tempo de luta. “O Sesc é uma luta muito antiga do nosso Sindilojas. Quando eu fui presidente, há 15 anos, nós já lutávamos para a vinda do Sesc para Canoas. Hoje sou presidente de novo”, destaca, lembrando que o Sindilojas foi um dos grandes lutadores para a vinda da nova estrutura. Para ele, se trata de um momento histórico. “Vai ser, a partir de agora, um marco para a cidade e para a classe de comerciários e comerciantes. Aqui teremos um local para encontros. É a realização de um sonho”, conclui.
Para Denério, não só a categoria será beneficiada. “É importante para Canoas porque vai ser usado pelos segmentos de comércios, mas também pela comunidade. O Sindilojas se sente realizado. É um ponto muito importante para o empresariado e para os empregados. É o mais moderno prédio construído pelo SESC”, destaca.
O presidente do Fecomércio destaca ainda que o esforço será no sentido de manter o espaço sempre em funcionamento. “Destaco que, muito mais que um investimento, a permanente atividade dessa sede é o maior benefício para a comunidade. Nós temos que ter sempre tudo funcionando perfeitamente. Tem que ter espetáculo no teatro, fazendo funcionar”, expõe.
Inauguração com Pedro Longes
O cantor, compositor, pianista e violonista, que abriu o 5º Canoas Jazz, Pedro Longes, será o nome de estreia do Novo Teatro do Sesc Canoas, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Canoas. O show de lançamento de seu primeiro disco, “Conexión”, acontece na quinta-feira, 17, a partir das 20 horas, com entrada franca.
Participações especiais da intérprete Ana Lonardi e dos músicos Lucas Ferrera e Neuro Jr., Pedro Longes apresentará o repertório completo de seu álbum de estreia, que ganhou financiamento do Programa de Incentivo à Cultura de Canoas.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde6 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião4 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte6 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Cultura6 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira