Conecte-se conosco

header-top








 

29/03/2024
 

Comunidade

Canoas finalmente terá um teatro para chamar de seu

Nova sede do Sesc, na Guilherme Schell, será inaugurada na quarta-feira, 16, e show na quinta

Avatar

Publicado

em

Show com Pedro Longes e Ana Lonardi irá inaugurar o teatro na quinta-feira, 17. Foto: Henrique Barbosa/Divulgação Sesc

Show com Pedro Longes e Ana Lonardi irá inaugurar o teatro na quinta-feira, 17. Foto: Henrique Barbosa/Divulgação Sesc

Bruno Lara

 

Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Sistema Fecomércio-RS trará para Canoas um marco histórico. A cidade ganhará o seu primeiro teatro. Uma nova unidade do Sesc virá para o município através de uma parceria com o Sindilojas e o Sindigêneros de Canoas. O destaque é o 12º teatro da entidade e o primeiro no município após 76 anos de emancipação.

A solenidade de abertura da Unidade que está instalada em um prédio de aproximadamente seis mil metros quadrados, na Rua Guilherme Schell, 5.340, e conta com projeto sustentável – com reaproveitamento de água da chuva e aquecimento da piscina com placas solares -ocorrerá a partir das 19 horas desta quarta-feira, 16.

Para Luiz Carlos Bohn, Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, era uma questão de necessidade ter uma sede do Sesc no município. “Não tinha sentido Canoas, com quase 12 mil comerciários, não ter ainda não ter uma unidade própria. Para nós é muito mais o cumprimento dessa missão. Deixar para Canoas esse investimento que é muito mais que uma obra física, uma das poucas unidades para que os comerciários possam usufruir até nos finais de semana. A sociedade pode entender que a cidade foi contemplada com esse beneficio como um presente. Nossa visão foi dar a Canoas o que ela merece”, explica.

 

Estrutura

Foram mais de quatro anos entre o projeto e a conclusão da obra que englobou um montante entre R$ 25 e R$ 30 milhões, segundo Bohn. A estrutura terá um teatro para 334 lugares, Sala de Leitura (biblioteca com acervo de mais de três mil livros, revistas e periódicos para consulta local e empréstimo), Espaço Conexão (sala com acesso livre à Internet), cafeteria, sala multiuso, Sala Sesc Games (jogos eletrônicos e de tabuleiro), Espaço Kids, estacionamento para clientes, academia de musculação, sala de Pilates, piscina térmica e consultório odontológico. Além da estrutura, a Unidade disponibilizará serviços de Turismo e contará com o Programa Maturidade Ativa. “A piscina é uma novidade. É a primeira unidade com piscina térmica. São 40 unidades. Faremos agora sempre térmicas, pois no sul, se não for térmica, usaremos apenas dois a três meses por ano”, destaca o presidente da Fecomércio.

Segundo o Sesc, a de Canoas é a primeira Unidade no Rio Grande do Sul com funcionamento todos os dias da semana. O horário será de segunda a sexta, das 7 horas às 22 horas, e sábado e domingo, das 9 horas às 21 horas. A Unidade irá atender também a comunidade das cidades de Esteio e Nova Santa Rita.

 

O Sesc

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma entidade de caráter privado, mantida e administrada pelos empresários do Comércio Criado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), criado em 13 de setembro de 1946, sob a inspiração da Carta da Paz Social, elaborada pelos representantes das classes produtoras na histórica reunião de Teresópolis, de 1 a 6 de maio de 1945. É mantido com uma contribuição compulsória de 1,5% sobre o valor da folha de pagamento das empresas enquadradas nas entidades sindicais subordinadas à Confederação Nacional do Comércio. O intuito é de promover ações para o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da sociedade nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

Parceiros

Para Aldérico Zanettin, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Canoas (Sindigêneros), na gestão 2014-2018, se trata de uma luta de muitos anos. Em entrevista, compartilha que já em 1989, na gestão Hugo Simões Lagranha, já se tentava abrir a sede no município. “O Sesc, para adquirir uma área, ela tem que ser avaliada pela Caixa Econômica Federal. Umas não eram propícias para o Sesc, então eram vetadas. Outras iam para fazer a avaliação e as áreas eram vendidas. E essa aqui é uma área que estava à venda, foi oferecida para o Sesc, eles avaliaram que era propícia para o Sesc, e mandaram a Caixa fazer a avaliação. A Caixa fez a avaliação em um preço menor do que os proprietários queriam e aí se criou um impasse. Aí o Sindilojas e o Sindigêneros cobriram o aporte que faltava para adquirir a área”, explica.

Para ele, a nova sede é uma conquista. “Uma conquista para todos os canoenses, principalmente para os comerciários. Eu acho que Canoas merece. Todas as entidades se empenharam”, conclui. Para Luiz Carlos Bohn, o impasse se deu em função dos valores dos terrenos na cidade. “Os imóveis aqui sempre tem um valor maior. Imóveis muito valorizados, valores sempre acima do que a Caixa avaliava”, elucida.

O presidente do Sindilojas, Denério Rosales Neumann, também destaca o tempo de luta. “O Sesc é uma luta muito antiga do nosso Sindilojas. Quando eu fui presidente, há 15 anos, nós já lutávamos para a vinda do Sesc para Canoas. Hoje sou presidente de novo”, destaca, lembrando que o Sindilojas foi um dos grandes lutadores para a vinda da nova estrutura. Para ele, se trata de um momento histórico. “Vai ser, a partir de agora, um marco para a cidade e para a classe de comerciários e comerciantes. Aqui teremos um local para encontros. É a realização de um sonho”, conclui.

Para Denério, não só a categoria será beneficiada. “É importante para Canoas porque vai ser usado pelos segmentos de comércios, mas também pela comunidade. O Sindilojas se sente realizado. É um ponto muito importante para o empresariado e para os empregados. É o mais moderno prédio construído pelo SESC”, destaca.

O presidente do Fecomércio destaca ainda que o esforço será no sentido de manter o espaço sempre em funcionamento. “Destaco que, muito mais que um investimento, a permanente atividade dessa sede é o maior benefício para a comunidade. Nós temos que ter sempre tudo funcionando perfeitamente. Tem que ter espetáculo no teatro, fazendo funcionar”, expõe.

 

Inauguração com Pedro Longes

O cantor, compositor, pianista e violonista, que abriu o 5º Canoas Jazz, Pedro Longes, será o nome de estreia do Novo Teatro do Sesc Canoas, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Canoas. O show de lançamento de seu primeiro disco, “Conexión”, acontece na quinta-feira, 17, a partir das 20 horas, com entrada franca.

Participações especiais da intérprete Ana Lonardi e dos músicos Lucas Ferrera e Neuro Jr., Pedro Longes apresentará o repertório completo de seu álbum de estreia, que ganhou financiamento do Programa de Incentivo à Cultura de Canoas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

Redação

Publicado

em

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

As inscrições para agendamento da castração de cães e gatos desta semana será na região Sudeste de Canoas. Na quarta-feira, 27, os interessados podem buscar o serviço na Subprefeitura, localizada na rua Marechal Rondon, 100, no bairro Niterói.

Na quinta-feira, 28, no mesmo bairro, o agendamento acontecerá na Praça da Juventude João de Barro. As iniciativas são gratuitas e ocorrem das 9 horas às 12 horas. No total, serão disponibilizadas 40 fichas para cada local.

A ação é promovida pela Secretaria de Bem-Estar Animal.

O que precisa levar

Os tutores interessados em solicitar o serviço devem comparecer no local, com documento de identidade, comprovante de residência e CPF. É preciso também ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e estar inscrito no CadÚnico.

Apenas os moradores da região da Subprefeitura, que abrange os bairros Nossa Senhora das Graças e Niterói, podem encaminhar o atendimento. Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.

 

Continuar a ler

Comunidade

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas

Redação

Publicado

em

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas - Foto: Renan Caumo

A Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) fez na terça-feira, 19, o resgate de quatro cachorros no bairro São José. Os cães, três fêmeas e um macho, estavam em situação de abandono em uma casa.

Na denúncia, é relatado que os maus-tratos aconteciam desde o ano passado. As equipes de fiscalização da SMBEA, a Guarda Municipal e a Polícia Civil estiveram presentes na ação.

Resgate de cães no bairro São José - Foto: Renan Caumo

Resgate de cães no bairro São José – Foto: Renan Caumo

Após o resgate, a equipe realizou um boletim de ocorrência na delegacia e os cães foram encaminhados para a Secretaria, onde devem passar por exames e tratamento adequado, de acordo com a diretora de Saúde Animal e médica veterinária da SMBEA, Katia Gueiral Lima.

“Eles receberão todo o suporte nutricional adequado, as medicações e vacinação, porque não sabemos como estavam antes”, completou. Essa já é a segunda vez que esses animais são resgatados pela secretaria.

O titular da pasta, Paulo Facio, reforçou que as equipes da SMBEA estão fazendo as fiscalizações e farão os resgates sempre que necessário.

“É impressionante o estado dos animais que estavam ali. Por isso, ressaltamos que a Prefeitura de Canoas está nas ruas fiscalizando. A SMBEA está checando as denúncias de maus-tratos. E nós vamos retirar, sim, os animais, caso seja preciso. Nós vamos combater os maus-tratos a animais em Canoas”, disse.

Abandono é crime; denuncie!

O abandono de animais é crime, de acordo com a lei 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei 14.064 houve um aumento na pena para maus-tratos, prevendo de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas se despede da ilustre Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Redação

Publicado

em

Canoas se despede da Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Na quarta-feira, 13, os canoenses se despediram da cachorrinha Branca, que viveu em Canoas por 17 anos. Conhecida e amada por muitos, Branca morou nas ruas da cidade, incluindo o Paradão, até chegar à Casa dos Rosa, onde acabou sendo adotada pelos responsáveis pelo local.

Branca conquistou o coração de muitos canoenses, como o pintor Adriano Pereira; o Carlinhos, fiscal da Sogal; gestores que passaram pela Casa; o Raul, da equipe de segurança, e, em especial, a Dona Niza, que a visitava e alimentava diariamente por 15 anos.

Os tutores da já saudosa Branca contam que ela também recebeu suporte do Bem-Estar Animal de Canoas, através da funcionária Simone.

Digna de exposição

Uma exposição está sendo montada com pinturas e fotos da cachorrinha na própria Casa dos Rosa, ainda sem data definida.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm