Conecte-se conosco

header-top







 

13/10/2025
 

Comunidade

Não há vacinas anti-rábica e anti-tetânica no município

Prefeitura reconheceu a falta dos medicamentos que chegaria há mais de 8 mil canoenses

Avatar

Publicado

em

HPSC Canoas. Foto: Canoas Fácil

HPSC Canoas. Foto: Canoas Fácil

Bruno Lara

Vacinas importantes, principalmente em casos de acidentes, estão em faltas no município. A Prefeitura de Canoas reconheceu, na quinta-feira, 10, a falta das vacinas anti-rábica – contra a doença da raiva – e a anti-tetânica, usada principalmente em acidentes com objetos enferrujados.

O surgimento das redes sociais possibilitou que todos se comuniquem mais facilmente e em maior escala. Um post no Facebook foi o bastante para o pai, Giliardi Anderson, trazer à luz da sociedade o caso com o filho, mordido por um cachorro, que procurou o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) para tomar a vacina anti-rábica, mas não foi possível.

Segundo ele, não havia o medicamento. “Levei meu filho no HPS de Canoas, pois sou Canoense, e amo a minha cidade. Ele foi mordido por um cachorro e chegando ali no HPS eles não tinha a vacina anti-rábica e me mandaram a Porto Alegre. Isso me deixou muito triste, pois moro aqui, faço tudo aqui em Canoas e quando preciso de algo urgente me mandam para outra Cidade”, lamenta.

Para Anderson, além da dificuldade de ter que se deslocar até a Capital, é triste não ter o recurso no município. “Meu filho que está com a perna inchada, doendo, ter que ir a Porto Alegre, sabe se lá aonde, é difícil pra nós. Ele tem que tomar cinco doses dessa vacina. Eu trabalho. Ele estuda. E ter que ir a outra cidade para ter que aplicar uma vacina que deveria ter na minha cidade, na qual vivo, na qual moro, na qual me criei, é triste”, desabafa.

Questionado, o município respondeu que tem o conhecimento da falta do medicamento em todos os hospitais de Canoas e responsabiliza o governo do estado. “O município de Canoas recebe todas as vacinas do Governo do Estado, por meio da secretaria estadual de Saúde que tem a competência legal do controle e distribuição das vacinas, no âmbito estadual”, informa. A previsão, segundo a própria Prefeitura, era de que 4 mil vacinas, de cada uma das que falta, fosse aplicada em 2015.

Anderson cita também outro velho problema dos canoenses: as horas que esperaram no pronto atendimento. “Empobrece nosso espírito, nosso entusiasmo, pois ficamos horas para ser atendidos para recebermos a notícia de que temos que ir a outra Cidade. Revejam isso, pois não pude levá-lo hoje para tomar essa vacina”, lamenta.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques