Saúde
Hospital Banco de Olhos São Pietro conquista certificação ONA em qualidade e segurança do paciente

O Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO) conquistou a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se o único hospital especializado em oftalmologia no Rio Grande do Sul a alcançar esse reconhecimento. O selo atesta a segurança dos processos assistenciais, a qualificação da equipe e a eficiência da gestão em todas as áreas da instituição, refletindo diretamente na experiência dos pacientes.
Desta maneira, o Grupo São Pietro, responsável pela gestão da instituição, se qualifica não apenas pelo cumprimento das normas de acreditação, mas principalmente por consolidar uma cultura organizacional voltada para a excelência do atendimento e a credibilidade junto a pacientes, familiares, colaboradores e parceiros.
Entre as melhorias implementadas estão: modernização das recepções com totens e sistemas de chamadas, controle rigoroso de acesso de pacientes e visitantes, revisão de protocolos assistenciais, criação de time de resposta rápida para urgências, além de reformas em áreas de apoio como rouparias e armazenamento de resíduos adequados às legislações vigentes.
Também foi construída a matriz de processos e o mapa de riscos em todas as áreas do hospital, fortalecendo a gestão de riscos. Além disso, as equipes foram treinadas para proporcionar uma experiência pautada na cordialidade, na agilidade e na atenção às necessidades individuais de cada paciente.
“Aprimorar os recursos tecnológicos e ampliar os processos de melhoria contínua são pilares que colocam o Grupo São Pietro na vanguarda das boas práticas em saúde. O investimento em sistemas que qualificam a gestão reflete no aprimoramento da segurança e no suporte ao nosso time, destacando sempre o foco em oferecer ao paciente um cuidado mais eficiente, seguro e humanizado”, afirma Jonas Moreira, Diretor Administrativo do Grupo São Pietro Hospitais e Clinicas.
Com a acreditação, o Grupo São Pietro reafirma sua posição como referência em saúde no Rio Grande do Sul, destacando-se pelo pioneirismo e pela busca constante da melhoria contínua em benefício de pacientes, familiares, colaboradores e parceiros.
“Conquistar a certificação ONA representa muito mais do que cumprir requisitos. Significa elevar o patamar da instituição, comprovar que a excelência, que é o padrão da instituição, se destaca entre os principais hospitais em âmbito nacional. Esse reconhecimento mostra que estamos alinhados às mais importantes diretrizes de qualidade e de segurança, colocando o Grupo São Pietro em destaque, o que beneficia diretamente pacientes, colaboradores e toda a comunidade”, destaca Moreira.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Diferente de uma fiscalização, trata-se de um programa de educação continuada, revisto periodicamente, que estimula a melhoria constante das instituições. No Brasil, a ONA é a única certificadora que avalia em diferentes níveis de maturidade, contemplando desde a segurança dos processos até a gestão integrada e a consolidação institucional.
Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas
Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do Magno Sênior Três Figueiras São Pietro já em operação. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia.
O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte4 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Saúde1 semana atrásAudiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes































































