Conecte-se conosco

header-top







 

22/09/2026
 

Esporte

Rio Grande do Sul leva delegação recorde aos Jogos da Juventude em Brasília

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul leva delegação recorde aos Jogos da Juventude em Brasília

Antes mesmo do início das competições, o Rio Grande do Sul já faz história nos Jogos da Juventude 2025. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), leva uma delegação recorde, com 208 atletas, para as disputas que acontecem a partir desta quarta-feira, 10, e se estendem até 26 de setembro. O maior evento esportivo estudantil do Brasil é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A equipe gaúcha recebe suporte financeiro e técnico da SEL, que garante o custeio de passagens aéreas e uniformes, além de organização logística aos atletas-estudantes até 17 anos.

A secretaria também foi responsável por realizar o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que definiu os representantes gaúchos na capital federal. A comitiva é dividida em três turmas, de acordo com o calendário de competição das modalidades.

A delegação histórica levada pela SEL supera a edição passada, realizada em João Pessoa, na Paraíba, na qual participaram 196 atletas gaúchos. Eles se juntarão a atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, somando 4,7 mil competidores distribuídos em 20 modalidades.

O Rio Grande do Sul estará representado em 19 delas – apenas o wrestling (luta corpo a corpo) não terá gaúchos na disputa.

Para o secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, conhecido como o Gaúcho da Geral, o tamanho da delegação gaúcha é motivo de orgulho e confirma os impactos do investimento no esporte.

“Mais do que revelar atletas de alto rendimento, a iniciação esportiva forma cidadãos comprometidos com valores que levam para toda a vida. Os Jogos da Juventude representam um marco no futuro do esporte gaúcho, pois reúnem talento, dedicação e superação. Tenho certeza de que nossa delegação nos dará muito orgulho e mostrará a força da juventude do Rio Grande do Sul”, destaca o titular da pasta.

Grandes nomes do esporte

Disputados desde 2000, os Jogos da Juventude são uma vitrine para os novos talentos esportivos brasileiros. Da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 37% dos atletas participaram dessa competição.

Muitos gaúchos se destacaram e tiveram êxito no esporte, com resultados internacionais relevantes e participação em Jogos Olímpicos, como a judoca tricampeã mundial e três vezes medalhista olímpica, Mayra Aguiar, e o nadador, também medalhista olímpico, Fernando Scheffer.

O esgrimista gaúcho Guilherme Toldo será um dos embaixadores do evento. Toldo se junta a outros nomes de expressão do esporte nacional que terão o mesmo papel em diferentes modalidades:

  • Luisa Baptista (triatlo);
  • Rosângela Santos (atletismo);
  • Bruninho (voleibol);
  • Ketleyn Quadros (judô);
  • Duda Amorim (handebol);
  • Janeth Arcain (basquete);
  • Giullia Penalber (Wrestling);
  • Agatha Rippel (vôlei de praia);
  • Luccas Abreu (tiro com arco);
  • Fabiana Silva (badminton).

Novas promessas do esporte gaúcho

Além dos atletas já consagrados, novos talentos gaúchos, que se destacaram nos últimos anos, retornam à competição nesse ano. Os ginastas Caio Fernandes, com cinco medalhas, incluindo três de ouro, e Francine de Oliveira, com seis ao todo, sendo quatro de ouro, foram os grandes nomes da delegação do Estado em 2024.

Francine fala com carinho do apoio que recebeu da SEL: “No ano passado, fomos campeãs e foi muito bom contar com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer. Neste ano, a expectativa é a mesma, pretendo dar o meu melhor e representar o Estado”, lembra.

No total, os atletas gaúchos trouxeram para o Estado 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze.

Organização e estrutura

As competições dos Jogos da Juventude ocorrerão em 16 locais, sendo que o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) será o principal, recebendo, além de nove modalidades, a Cerimônia de Abertura, que ocorre nessa quarta-feira (10/9), às 18h. O local também receberá a estrutura técnica e de suporte aos atletas.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Time Brasil no Youtube.

Esporte

Nova Santa Rita abre inscrições para torneio de futsal feminino em outubro

Avatar

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o Torneio de Futsal Feminino alusivo ao Outubro Rosa, em Nova Santa Rita. A competição será realizada no dia 18 de outubro, a partir das 9h, no Ginásio Play Caju, no bairro Caju.

O torneio é destinado exclusivamente a equipes e atletas do município e integra a programação relacionada ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca associar a prática esportiva à conscientização sobre a saúde das mulheres.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da participação feminina nas atividades esportivas do município.

“Estamos criando oportunidades para que as mulheres de Nova Santa Rita participem, pratiquem esporte e estejam cada vez mais presentes nas atividades do município. O torneio também é uma forma de fortalecer a conscientização durante o Outubro Rosa e incentivar o cuidado com a saúde.”

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Cezar Frafa, afirmou que a competição também pretende estimular a participação de atletas locais no futsal.

“Queremos proporcionar um espaço de integração e valorização para as nossas atletas. Esse torneio foi pensado para reunir as equipes de Nova Santa Rita, incentivar a prática esportiva e também levar uma mensagem importante de conscientização por meio do Outubro Rosa.”

Inscrições

As equipes interessadas podem se inscrever presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Rua Hélio Fraga de Moraes Sarmento, 241, no Centro de Nova Santa Rita.

Também é possível realizar a inscrição de forma on-line pelo WhatsApp (51) 98945-1439.

Continuar a ler

Esporte

IX PARAJAC abre inscrições para nova fase com três modalidades em Canoas

Avatar

Publicado

em

Estão abertas, a partir desta quinta-feira, 10, as inscrições para a segunda fase do IX PARAJAC, os Jogos Paradesportivos de Canoas. Nesta etapa, estão previstas disputas de Natação Paralímpica, Futsal DI e Tênis de Mesa Paralímpico.

As inscrições começaram às 12h desta quinta-feira, 10, e podem ser realizadas até as 23h59min do dia 30 de setembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela plataforma disponibilizada pela organização.

As inscrições para as demais modalidades serão abertas posteriormente, conforme o cronograma da competição.

No dia das disputas, os participantes deverão entregar à organização o Termo de Responsabilidade, Participação e Autorização de Uso de Imagem, impresso e assinado, conforme o modelo disponibilizado para os competidores.

O IX PARAJAC é organizado pelo Departamento de Participação, Paradesporto e Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas, e reúne modalidades destinadas a pessoas com deficiência.

A competição também prevê atividades voltadas à participação de paratletas, familiares, treinadores e comissões técnicas.

Inscrições aqui: Clique aqui

Continuar a ler

Esporte

Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

Avatar

Publicado

em

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.

No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.

Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.

A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.

“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.

Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.

“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.

Próximas etapas

O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto