Educação
Câmara de Canoas homenageia os 15 anos do Campus Canoas do IFRS

A Câmara Municipal de Canoas prestou, na terça-feira, 26, uma homenagem pelos 15 anos do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa, proposta pelo vereador Gabriel Constantino (PT), foi realizada durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária, e contou com a presença de estudantes, servidores e representantes da instituição. Entre eles a diretora-geral Patrícia Nogueira Hübler e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Rech.
A homenagem marca os 15 anos do início das atividades letivas no campus, iniciado em 27 de agosto de 2010, e simboliza o reconhecimento do poder legislativo ao papel estratégico do Instituto Federal na formação de jovens e no desenvolvimento regional.
Em sua fala, Gabriel destacou a importância da instituição na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade, com atuação em diferentes níveis educacionais, do técnico ao mestrado.
“O Campus Canoas do Instituto Federal está debutando, fazendo 15 anos de história aqui na cidade. É um campus que tem um impacto muito positivo em Canoas, com cursos voltados para as especificidades econômicas da cidade, e que promove uma educação transformadora. A formação ali é gratuita, mas sustentada pelo suor de cada contribuinte. E, mais do que isso, é um investimento social”, afirmou o parlamentar.
Constantino aproveitou o momento para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar viabilizada junto ao deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), para a execução de um projeto de extensão com foco socioambiental. A iniciativa ganha ainda mais relevância diante das enchentes de 2024, quando o Campus Canoas atuou como abrigo para mais de 700 pessoas por cerca de 30 dias.
“A educação também está fora dos muros da sala de aula. E o Instituto Federal mostrou isso com solidariedade e ação concreta”, disse o vereador, ao entregar à diretora Patrícia e ao reitor Júlio o troféu de homenagem da Câmara.
Em sua fala, a diretora Patrícia Nogueira Hübler destacou a trajetória institucional do campus, desde a pedra fundamental, lançada em 2008, até a consolidação de uma estrutura que hoje atende cerca de 1.500 estudantes, com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ressaltou ainda os diversos projetos de formação, inclusão e cidadania realizados em parceria com o poder público, e detalhou os números da rede federal no país e no estado.
“O Campus Canoas se consolidou como um instrumento do município, seja por meio da formação, seja com a disponibilidade da nossa estrutura. Atuamos em fóruns, conselhos e sempre que somos chamados. Em 2024, fomos chamados de outra forma: como abrigo. E hoje somos mais conhecidos por termos servido à cidade naquele momento tão difícil”, disse.
A diretora fez um relato emocionante sobre os 30 dias em que a instituição recebeu famílias afetadas pelas enchentes, com doações, organização de espaços e mobilização de voluntários, incluindo estudantes e servidores. “Vivemos momentos que jamais esqueceremos. E queremos continuar fazendo parte da vida dos canoenses, não só com cursos, mas com presença e compromisso”, completou.
Encerrando a homenagem, o reitor Júlio Xandro Rech reforçou a importância do apoio do legislativo canoense na criação do campus, com destaque para a aprovação da doação do terreno em 2008.
“Se existimos hoje, é porque esta casa foi decisiva. O legislativo tem um papel fundamental na consolidação de projetos de país como são os Institutos Federais”, afirmou.
Representando os mais de 26 mil estudantes do IFRS, o reitor exaltou a trajetória do campus Canoas, lembrando que o reconhecimento da instituição ultrapassa correntes ideológicas.
“Nenhuma cidade quer ficar fora dessa rede. Todos querem um campus do Instituto Federal porque sabem da qualidade que entregamos. O campus Canoas hoje é orgulho para nós, não só pelo ensino, pesquisa e extensão, mas pelo gesto histórico de abrir as portas quando a cidade mais precisou”, disse, referindo-se ao abrigo das enchentes como um marco na relação entre o IFRS e Canoas.
“A partir de maio de 2024, o campus Canoas estabeleceu com essa cidade uma ligação umbilical. E isso jamais será esquecido.”
Educação
Alunas da EMEF Leonel Brizola apresentam trabalho sobre diques no Mathias Velho

O futuro da cidade também passa pelas mãos dos jovens. Na manhã desta sexta-feira (10), o dique Mathias Velho recebeu uma visita especial: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola foram até o local onde foi feita a recuperação da ruptura provocada pela enchente de 2024 para apresentar um trabalho desenvolvido na Feira de Iniciação Científica.
As alunas Verônica Eloise Soares de Souza de Asis, Ana Clara Velozo da Silva, Ana Gabriela de Melo Peña e Lívia Borges Lemos mostraram a maquete que construíram e explicaram, de forma didática, como funcionam os diques e por que são fundamentais no sistema de proteção de Canoas.
A turma de 9º ano acompanhou a apresentação, que também contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da secretária de Educação Beth Colombo, do secretário de Obras e Reconstrução Guido Bamberg, das vereadoras Neuza Rufatto e Larissa Rodrigues e de engenheiros da Prefeitura.
Durante a fala, Lívia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Nós consultamos 700 alunos da nossa escola e vimos que só 90 sabiam o que são os diques ou para que eles servem. Ficamos surpresas e preocupadas por ver que muita gente não sabia, mas estamos felizes porque o nosso trabalho pode ajudar e fazer a diferença.”
As palavras emocionaram as autoridades presentes. O prefeito Airton Souza reforçou que a juventude tem um papel fundamental na reconstrução da cidade:
“Vocês ilustraram muito bem a importância desse trabalho. Vamos apoiar cada esforço para que Canoas saiba das coisas boas que estão por vir. Este dique ainda vai subir mais, vamos modernizar as casas de bombas e investir muito em educação, porque só assim estaremos preparados para agarrar as oportunidades.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato também ressaltou o orgulho em relação à apresentação:
“Cada um se emociona por um motivo. Eu me emociono como pai, e imagino o orgulho dos pais e responsáveis de vocês. Esse trabalho é um bem que fica também para as próximas gerações, porque leva conhecimento e desperta consciência.”
O secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, ressaltou a importância de aproximar a comunidade das obras: “Ver os alunos interessados e explicando com tanta clareza mostra que a obra não é só engenharia, mas também cidadania e consciência coletiva.”
A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou o protagonismo dos alunos: “É muito importante ver nossas alunas trazendo conhecimento para dentro da comunidade e mostrando, na prática, a função de estruturas que são vitais para a segurança da cidade. Esse é o tipo de aprendizado que transforma vidas.”
Já a vereadora Neuza Rufatto, que tem trajetória como professora e diretora, lembrou da alegria de ver meninas ocupando o espaço com liderança:
“É uma alegria enorme ver cinco meninas liderando essa ação. Canoas é uma cidade de gente guerreira, e vocês são o futuro, fazendo história com esse trabalho.”
Educação
Jovens gaúchos do Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio socioeducacional na Espanha

Faltam poucos dias para cinco jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução embarcarem em uma experiência internacional que conecta juventude e sustentabilidade. De 20 a 28 de outubro de 2025, eles participarão de um intercâmbio em Barcelona e Valência, na Espanha, levando a história de resiliência dos participantes do programa impactados pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O objetivo é formar novas lideranças ambientais e conhecer experiências de reconstrução social e climática.
Os selecionados são Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas. Durante a viagem, o grupo compartilhará com os jovens espanhóis histórias de superação e o compromisso de sua geração com a reconstrução do Estado, promovendo o diálogo internacional sobre sustentabilidade e ação climática. A missão também busca estreitar laços com a experiência valenciana após a tragédia causada pelo fenômeno climático DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis, em português), que afetou a região espanhola.
Programação
Em Barcelona (20 a 23 de outubro), os jovens participarão de workshops sobre juventude, clima e cooperação, assim como da Missão Europeia de Cidades Neutras em Carbono, além de encontros institucionais com a Generalitat da Catalunha, Prefeitura de Barcelona, universidades e organizações sociais. A agenda também inclui visita à Rede de Abrigos Climáticos e ao Distrito 22@, referência em inovação social e urbana.
Em Valência (24 a 28 de outubro), o grupo visitará áreas afetadas pelo DANA e conhecerá o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, com foco em políticas públicas e medidas de reconstrução. Estão previstos encontros com conselharias (órgãos públicos locais), lideranças políticas e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O intercâmbio tem como objetivo articular apoio estratégico entre autoridades públicas, universidades, centros de pesquisa, organismos internacionais, sociedade civil e iniciativas de inovação social, fortalecendo a cooperação internacional na agenda de resiliência climática.
“Com o encerramento da primeira edição do programa, a Sedes celebra os resultados alcançados e o crescimento dos jovens ao longo dessa jornada transformadora. Ver nossos participantes cruzando fronteiras e levando o nome do Rio Grande do Sul ao mundo é motivo de grande orgulho e simboliza o fechamento de um ciclo de conquistas. Que essa experiência internacional inspire novos sonhos e traga aprendizados capazes de transformar vidas e comunidades”, destacou o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
A diretora da Demà em Barcelona, Ana Carolina Silva, ressalta que o intercâmbio representa um marco no compromisso de conectar a juventude gaúcha a experiências globais de resiliência e inovação.
“Esses cinco jovens levam para a Espanha mais do que uma vivência individual: representam a voz de toda uma geração engajada na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles terão a oportunidade de compartilhar histórias de superação e, ao mesmo tempo, trazer de volta aprendizados que podem inspirar novas práticas em suas comunidades”, afirma.
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O Partiu Futuro é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demà Aprendiz. Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades serão custeadas pela instituição.
Destinado a 1.500 jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Educação
Abertas inscrições para o 1º ano do Ensino Fundamental e Médio em Canoas

As inscrições para o 1º ano do Ensino Fundamental (escolas municipais e estaduais) e para o 1º ano do Ensino Médio estarão abertas a partir desta sexta-feira, 3, até o dia 2 de novembro. A divulgação da designação, com a escola para a qual o estudante foi direcionado, ocorrerá no dia 8 de dezembro, no site da Secretaria Estadual da Educação.
As inscrições são destinadas às crianças com 6 anos completos até 31 de março de 2026. As crianças com esta faixa etária e que estão matriculadas em EMEIs, devem aguardar as orientações fornecidas pela própria escola.
As inscrições devem ser realizadas diretamente pelo link: escola.rs.gov.br/matriculas. Os períodos de inscrições, matrículas e demais orientações também constam neste site.
É obrigatório que o estudante possua uma conta GOV para efetivar a inscrição, tanto no formato online quanto presencial, na Central de Vagas, localizada na Rua Monte Castelo, n. 340. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante apresentação dos documentos necessários (certidão de nascimento ou RG da criança, CPF da criança, documento com foto e CPF do responsável e comprovante de residência).
- Saúde7 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte7 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura7 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana