Eventos
Expointer 2025 terá participação de 6.696 animais

Com o encerramento das inscrições de animais rústicos para a 48ª Expointer, a edição deste ano da feira contará com um total de 6.696 animais. São 1.589 animais rústicos, que participam de julgamentos, vendas, leilões ou provas, e 5.107 animais de argola, que vão a julgamento morfológico nesta modalidade. As inscrições de rústicos tiveram um aumento de 18,2% em relação ao ano passado.
Se comparar com 2024, houve aumento de 39,44% no número de animais inscritos em 2025. No entanto, em razão do estado de emergência zoossanitária pela doença de Newcastle e gripe aviária no Rio Grande do Sul, é necessário levar em conta que em 2024 não houve a participação de aves e pássaros na Expointer. Então, se comparados os números deste ano sem aves, com os do ano passado (4.802 no total), nota-se um aumento de 20,18%.
O comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, destacou que houve um incremento significativo de inscrições de equinos da raça Crioula, de 143%.
“Tivemos um crescimento de 70% nas inscrições de coelhos, por causa da feira de filhotes. E também se destaca o avanço nas inscrições de rústicos das raças de bovinos de corte Hereford e Braford, que foi 65% superior a 2024”, complementou.
A 48ª Expointer ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Eventos
Painel sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul marca abertura da Expoagas 2025

Teve início na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Após as enchentes de 2024, a feira trouxe a temática da reconstrução do Rio Grande do Sul justamente para o primeiro painel da programação.
Na abertura, o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo, conduziu uma homenagem da AGAS a nove empresas expositoras que estiveram na feira em sua edição inaugural, em 1983, e continuam ativas. São elas Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Coop Vinícola Aurora, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar.
“É uma grande honra estarmos aqui com as empresas que começaram todo esse processo e abriram o caminho para que outras surgissem e se tornassem sobreviventes num país tão difícil de empreender”, destacou Longo.
Conduzido pelo cientista político Fernando Schüller, o primeiro painel do dia abordou o tema Transformação: O Renascimento do RS, contando com a participação do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, do ex-jogador de futebol e fundador do projeto social Seleção do Bem, Dunga; e do secretário adjunto da Casa Civil do Governo do RS, Gustavo Paim. Também participaram do painel atual presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, e o sucessor Lindonor Peruzzo Jr., que passará a liderar a entidade em setembro.
Schüller deu início à conversa questionando os participantes sobre o processo de recuperação do Estado após a tragédia climática do ano passado.
“Acredito que a sociedade esteja mais consciente e o Estado está mais preparado. Temos muito a evoluir, mas eu não tenho dúvida que nós já estamos num passo muito melhor do que estávamos”, destacou Paim, ao mencionar que os eventos climáticos recentes têm sido melhor contingenciados em diferentes regiões do Estado.
Dunga enfatizou o trabalho realizado pela Seleção do Bem e o poder solidário do povo gaúcho, responsável por doar à causa mais de 650 mil quilos de alimentos nos últimos anos, totalizando cerca de 3 milhões e 250 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O governo tem a sua responsabilidade, mas nós precisamos fazer a nossa parte enquanto sociedade. Precisamos evoluir e não ficar parados nessas situações adversas”, afirmou.
Galassi também comentou sobre a resiliência da população gaúcha e ponderou sobre os esforços do setor supermercadista diante das dificuldades.
“O povo gaúcho é o motor do renascimento desse Estado. Estive aqui nas enchentes e vi as lojas com água até o teto. Ainda assim, precisamos celebrar que o Rio Grande do Sul manteve o ICMS e hoje tem a oitava cesta básica mais barata do país”, salientou.
A relação de diálogo aberto com o poder público foi reforçada por Longo, que ressaltou a importância da defesa dos interesses do setor supermercadista. Estamos sempre dispostos a contribuir e dialogar com o Governo do Estado. Nosso embate é honesto e respeitoso. No ano passado, esse Centro de Eventos estava debaixo d’água, mas conseguimos realizar o evento pelo compromisso que temos com as nossas empresas”, comentou.
Na mesma linha, Peruzzo sinalizou a necessidade de auxílio aos negócios do segmento, independente do porte.
“Sabemos da dificuldade que vivemos, sobretudo pelo que aconteceu no ano passado. Vamos trabalhar para fortalecer o setor com consultorias, capacitação. Queremos seguir as articulações com o poder público, focando em defender o supermercadista gaúcho, seja ele pequeno, médio ou grande”, argumentou.
Eventos
Projeto que vai transformar a reciclagem de Canoas e Esteio divulga programação de eventos até o fim do ano

O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, já definiu o calendário do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, que vai movimentar Canoas e Esteio de agosto a novembro de 2025.
Ocorrendo desde o início de julho, o evento já foi recebido em duas praças de Canoas, transformando as tardes de sábado em verdadeiras festas pela sustentabilidade e reunindo, de forma gratuita, educação ambiental, cultura e diversão para toda a família.
E tem mais: em 2026 está prevista mais uma série de edições do evento, em diferentes bairros dos dois municípios, sempre das 13h às 17h30min. Para saber datas e novidades, acompanhe o Instagram @ics.br.
O próximo evento está marcado para o dia 23 de agosto, em Canoas, na Praça Afonso Pena, localizada no bairro Mato Grande. A cidade também recebe o Conexões no dia 27 de novembro, na Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, e no dia 4 de outubro, em local a ser definido. O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem vai estrear em Esteio no dia 22 de novembro e volta a Canoas no dia 29 do mesmo mês, encerrando a temporada de 2025.
Na edição do dia 23 de agosto, um show de pagode ao vivo está programado para animar o público. As crianças, convidadas especiais do evento, poderão se divertir na área de lazer, com brinquedos e uma equipe de recreadores que vai comandar atividades que envolvem a reciclagem. Quem for à Praça Afonso Pena será recebido com pipoca e algodão-doce de graça, que também são parte da diversão.
O público da cidade também está convidado a levar resíduos recicláveis e resíduos eletrônicos, que serão entregues à equipe de catadoras e catadores presentes na ação. Quem levar seus resíduos recicláveis poderá trocá-los por brindes, como bonés e erva-mate. Com a distribuição gratuita de água quente, o evento convida as pessoas a tomarem um chimarrão para aproveitarem o sábado no local, que também vai contar com feira de produtores locais e de artesanato.
Além das atividades culturais e recreativas, o Conexões Sustentáveis propõe a conscientização socioambiental. O público poderá acompanhar o plantio coletivo de mudas de árvores nativas, que será realizado por uma equipe formada pelas cooperativas de catadores CMGC e Coopermag.
Além do evento popular, o Projeto Conexões Sustentáveis atua na reestruturação e fortalecimento das atividades produtivas dos catadores de materiais recicláveis. São nove organizações de catadores envolvidas — oito em Canoas e uma em Esteio.
O projeto compreende ainda ações de educação ambiental nas escolas, abordando a importância da separação e destinação correta dos resíduos, sempre com participação ativa das catadoras e catadores, os protagonistas da coleta, separação e recuperação de resíduos recicláveis.
“Esse projeto é uma conquista dos catadores de Canoas e Esteio. Isso é resultado da mobilização e de muito trabalho dessa categoria profissional tão importante. O evento Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem é parte dessa iniciativa, que convida, por meio da diversão e da cultura, a população de Canoas e Esteio a participar e se aproximar da reciclagem e da proteção ao meio ambiente”, explica Dione Manetti, presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis.
“Compreender melhor como trabalham os catadores e também a responsabilidade do cidadão sobre o resíduo que cada um gera é fundamental para melhorar a qualidade de vida nesses municípios e para evitar o impacto negativo dos resíduos durante tragédias climáticas, como a que ocorreu no ano passado no Rio Grande do Sul”, complementa.
O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, nas duas edições já realizadas, mobilizou centenas de pessoas, garantiu o plantio de 250 mudas de árvores e já acumula cerca de 300 kg de resíduos recicláveis recebidos da comunidade durante os eventos.
Serviço
Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Canoas (RS) e Esteio (RS), das 13h às 17h30min
Calendário de ações:
23/08 (sáb) – Canoas | Praça Afonso Pena – Mato Grande
27/09 (sáb) – Canoas | Praça Rio Grande – Mathias Velho
04/10 (sáb) – Canoas
22/11 (sáb) – Esteio
29/11 (sáb) – Canoas
Instagram: @ics.br
Sobre o Instituto Caminhos Sustentáveis
O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para a gestão de resíduos, reciclagem e inclusão social. A organização atua na promoção de políticas públicas mais eficazes para a gestão de resíduos sólidos, no desenvolvimento de iniciativas de economia circular e no fortalecimento da participação de catadores na cadeia da reciclagem.
Criador do Anuário da Reciclagem, o maior banco de dados sobre a atuação dos catadores em todo o Brasil, o ICS também trabalha na mobilização de setores públicos e privados para fomentar soluções sustentáveis e gerar impactos ambientais positivos, na construção de um futuro sustentável.
Eventos
Sensibilização de Núcleos da CICS Canoas reúne mais de 100 participantes

Na última quarta-feira, 14 de agosto, a CICS Canoas promoveu a Sensibilização de Núcleos Empresariais, reunindo mais de 100 empresários e lideranças locais em um encontro marcado por integração, aprendizado e fortalecimento do associativismo.
O evento apresentou o trabalho desenvolvido pelos núcleos da entidade e destacou como o modelo de cooperação empresarial é capaz de gerar oportunidades concretas, parcerias estratégicas e soluções coletivas para desafios do mercado.
A Vice-presidente de Núcleos da CICS Canoas, Janaína Sousa, ressaltou a importância da participação ativa dos empreendedores:
“A sensibilização foi um momento de despertar. Mostrar que os núcleos são espaços de pertencimento, colaboração e inovação. Mais do que networking, eles representam a força do associativismo para transformar realidades e fortalecer empresas”, destacou.
Já a Presidente da CICS Canoas, Shirley Panizzi, reforçou o compromisso da entidade em apoiar e ampliar o alcance dos núcleos:
“Ter mais de 100 pessoas reunidas na Entidade é prova de que a classe empresarial de Canoas acredita na união e qualificação como caminho para crescimento pessoal e dos negócios. Os núcleos são pilares estratégicos da nossa entidade, trazem oxigenação e fortalecem o associativismo.”
O encontro consolidou-se como um marco para o futuro dos núcleos empresariais, reafirmando o papel da CICS Canoas como catalisadora de conexões e protagonista do desenvolvimento local.
Para mais informações sobre os núcleos e como participar, acesse: www.cicscanoas.com.br e entre em contato 51 993557783
- Trânsito6 dias atrás
Estreitamento na rua lateral da BR-116 na quinta-feira, 14, desviará trânsito para as ruas Santa Maria e Humaitá
- Serviços6 dias atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa
- Oportunidade6 dias atrás
Inscrições abertas: BRDE realiza Concurso Público com salário de até R$ 10.142,63
- Oportunidade1 semana atrás
Com salários acima de R$ 10 mil, BRDE abre concurso para vagas nos três estados do Sul
- Serviços6 dias atrás
Corsan investe R$ 2,7 milhões em geradores de energia para prevenir desabastecimento de água por falta de luz
- Saúde4 dias atrás
Confira as unidades de saúde que estarão abertas neste sábado em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Ana Regina Boll assume a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas
- Geral6 dias atrás
Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas