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Corsan investe R$ 2,7 milhões em geradores de energia para prevenir desabastecimento de água por falta de luz

A Corsan instalou na madrugada desta quarta-feira, 13, três geradores de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, para evitar desabastecimento por falta de eletricidade. O investimento é de R$ 2,7 milhões.
Dois equipamentos estão ligados na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) número quatro, que atende parte da cidade. O terceiro gerador foi colocado junto ao Quadro de Transferência Automática (QTA), que aciona o aparelho em caso de queda da energia elétrica. Quando a eletricidade retorna, o equipamento também é desligado automaticamente.
O gerente de operações da Corsan, Cristiano Cardoso Locatelli, explica que esses investimentos têm garantido abastecimento de água mesmo em dias de fortes chuvas ou ventanias, que afetam o sistema de energia.
“Já investimos em geradores para a Estação de Tratamento de Água Rio Branco e, nos últimos temporais que atingiram Canoas no início do mês de agosto, apesar da falta de luz, não tivemos significativas interrupções no fornecimento de água”, diz ele.
Serviços
Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.
Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.
Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.
“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.
Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).
Serviços
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.
“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.
A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.
Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.
O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.
Como funciona o tratamento
A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.
Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.
Serviços
Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários

Até o final de 2025, Canoas contará com uma nova unidade do Tudo Fácil, espaço que concentra em um único local os serviços públicos estaduais mais procurados pelos cidadãos. Ele ficará localizado em um espaço de aproximadamente 365m², no segundo andar do Canoas Shopping. A expectativa é que ocorram um média de 380 atendimentos diários.
Serão oferecidos mais de 50 serviços presenciais e outros 750 online, entre eles:
Confecção de carteira de identidade
Serviços do Detran
IPE Saúde
IPE Previdência
Passe livre intermunicipal para pessoas de baixa renda portadoras de deficiência
Serviços do rs.gov.br.
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)
O atendimento presencial será realizado por profissionais treinados e também estará disponível o autoatendimento em estações dotadas de computadores para acesso à Internet e rs.gov.br.
“Acreditamos que o Shopping deve ser um espaço onde as pessoas possam usufruir de serviços, resolver questões do dia a dia, acessar lazer e gastronomia de qualidade e encontrar produtos que estão precisando. O Tudo Fácil será mais um componente nesse processo que está transformando o Canoas Shopping”, destaca o Gerente Geral do Empreendimento, Rodrigo Miranda.
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