Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2026
 

Serviços

Saiba como ficam os serviços municipais no feriadão de Páscoa

Redação

Publicado

em

Saiba como ficam os serviços municipais no feriadão de Páscoa

Com a chegada do feriado de Páscoa, alguns serviços da Prefeitura de Canoas terão alteração no horário de funcionamento nesta sexta-feira, 3. As atividades e serviços essenciais seguem operando normalmente, sem interrupções.

Confira, a seguir, o que estará aberto, fechado ou em regime de plantão durante o feriado:

SERVIÇOS PÁSCOA

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (SMS)
SAMU atende 24h pelo fone 192
HOSPITAIS atendendo normalmente 24h
Hospital Universitário HU (Av. Farroupilha, 8001 – São José)
Hospital Nossa Senhora das Graças HNSG (Av. Santos Ferreira, 1864)
UPA do Idoso
3 de abril fechada
UPA Rio Branco, UPA Boqueirão e UPA Liberty
abertas 24 horas
Unidades Básicas (UB)
3 de abril Fechadas
Centro de Referência da Mulher
3 de abril fechada
Farmácias básicas
3 de abril fechadas
CAPS IJ – Arco Íris e Novos Tempos
3 de abril fechados retornando no próximo dia útil
CAPS Travessia, Recanto dos Girassóis e Amanhecer
funcionam com equipe de plantão garantindo atendimentos essenciais, tal qual final de semana
CERTEA
3 de abril fechado

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME)
2 de abril aulas somente pela manhã.
3 de abril a secretaria não terá atividade.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SMAS)
3 de abril – Albergues abertos normalmente das 19h às 7h e os restaurantes populares estarão funcionando normalmente.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E RECONSTRUÇÃO (SMOR)
No dia 3 de abril não haverá atividades administrativas.
Havendo qualquer intercorrência climática, as equipes do DEP e DSP estarão de sobreaviso.

SECRETARIA MUNICIPAL DE BEM ESTAR ANIMAL (SMBEA)
Quinta feira normal das 8h às 17h
das 17h até às 22h plantão de emergência com risco de óbito
Sexta feira plantão das 10h às 22h somente emergência com risco de óbito
Sábado e domingo plantão das 10h às 22hs somente emergências com risco de óbito.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SMMA)
02 de abril secretaria aberta das 8h às 14h
Os parques abertos no horário normal das 6h às 23h
Mini zoo estará aberto
03 de abril a Secretaria estará fechada
Os parques estarão abertos no horário normal das 6h às 23h.
Mini Zoo estará aberto.
As equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no fone 153.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA ( SMSP)
03 de abril a secretaria estará fechada
A Guarda Municipal estará com equipes de plantão 24 horas pelo fone 153.

SECRETARIA MUNICIPAL DA DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA (SMDCRC)
03 de abril a secretaria sem atividade plantão 24h: mensagens ou ligações para o whatsapp (51) 982550805.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO (SMCT)
3 de abril sem atividade

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER (SMEL)
3 de abril sem atividade

SECRETARIA MUNICIPAL DA CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO (SMMCI)
3 de abril secretaria sem atividade
O Disque mulher estará de plantão para receber denúncias pelo telefone 51 992758146
e o CRM 51 998153503.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO (SMDU)
3 de abril secretaria sem atividade
Mantendo a Ronda de Fiscalização Preventiva as Ocupações Irregulares das Áreas Públicas.

CONSELHO TUTELAR – SIQUEIRA CAMPOS 40
3 de abril atendimento em plantão pelo fone – 51 34672062 após as 18 hs contatos pelo fone: 51- 993275389

SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA (SMMU)
Secretaria sem atividade
O Transporte Público irá operar com a tabela de domingo.
Trânsito Serviços essenciais – Plantão 24 horas pelo fone 156 ou 34257629

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA(SMF)
3 de abril atendimento online através do site.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA (SMSZU)
SMSZU manterá os seguintes serviços.
Telefone para o plantão : 51 984565492 (Marcio de Oliveira)
Coleta de lixo residencial e conteinerizado normal.
Corte e poda de- árvores: Haverá plantão dos serviços e equipamentos de poda e corte de árvores para os casos de eventos climáticos
Fornecimento de água potável: Estarão de plantão os caminhões tanques de água potável para qualquer evento, inclusive para possibilidade de incêndio na Usina Jorge Lanners
Plantão para sepultamento diretamente nos cemitérios Municipais (Santo Antônio e Chácara Barreto) das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Cemitérios abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h
ecoponto Espumoso e Niterói fechados.
ecopontos Nazário e Rio Branco abertos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO (SMDEI)
3 de abril sexta feira Secretaria sem atividade
Mantendo a fiscalização nas feiras do peixe.

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA (SMHRF)
3 de abril Secretaria sem atividade

Serviços

Fortes chuvas afetam abastecimento de água em nove municípios do Estado

Avatar

Publicado

em

Fortes chuvas afetam abastecimento de água em nove municípios do Estado

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul seguem provocando impactos em diferentes regiões do Estado e afetam o abastecimento de água em nove municípios, segundo atualização divulgada pela Corsan nesta quarta-feira, 22. As cidades com registro de ocorrências são Guaporé, Dona Francisca, Nonoai, Piratini, Arroio dos Ratos, São Sebastião do Caí, Santa Rosa, Lagoa Vermelha e Áurea.

De acordo com a companhia, desde a madrugada desta quarta-feira equipes atuam para preservar ou restabelecer o fornecimento de água nas localidades afetadas. Os trabalhos incluem ações para minimizar os efeitos da elevação dos rios, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alterações na captação de água bruta.

No Vale do Taquari, região considerada a mais impactada pelas chuvas devido à elevação dos principais rios, a Corsan informou que as medidas preventivas adotadas evitaram, até o momento, casos de desabastecimento. Entre as ações realizadas estão o monitoramento contínuo dos rios, o posicionamento antecipado de geradores de energia, bombas e caminhões-pipa, além da mobilização de equipes nas áreas consideradas mais vulneráveis.

Segundo o gerente institucional da Corsan na região Central, André Finamor, o plano de contingência permitiu reduzir os impactos nos sistemas de abastecimento. Conforme o representante da companhia, a atuação preventiva contribuiu para evitar problemas recorrentes em períodos de eventos climáticos extremos e minimizar os reflexos para a população.

Além do Vale do Taquari, equipes da empresa permanecem mobilizadas em outros municípios gaúchos para recuperar os sistemas de abastecimento sempre que houver ocorrências relacionadas às chuvas. O Centro de Operações Integradas da Corsan segue monitorando a situação em todo o Estado e coordenando as ações de resposta às intercorrências.

A companhia informou que novas atualizações sobre o abastecimento serão divulgadas por meio de seus canais oficiais e repassadas à imprensa.

Continuar a ler

Serviços

Canoas lança fase experimental do CAC Digital para acesso a serviços municipais

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas lançou, na quinta-feira, 25, durante a programação da Semana de Canoas, a fase experimental do CAC Digital, ferramenta que reúne informações sobre serviços municipais e passa a funcionar por meio do WhatsApp. O projeto é resultado de um trabalho de revisão e reorganização do atendimento ao cidadão desenvolvido pela administração municipal desde março deste ano.

De acordo com a prefeitura, o projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência, Controladoria e Governo Digital, com apoio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (Canoastec). Nos últimos meses, servidores revisaram a Carta de Serviços ao Usuário, padronizaram as informações disponibilizadas pelas secretarias e reorganizaram os fluxos de atendimento, com o objetivo de unificar as orientações prestadas à população.

Nesta etapa inicial, o atendimento ocorre pelo WhatsApp, no número (51) 3236-1156. A plataforma permite consultar informações sobre serviços municipais, documentos necessários, requisitos, prazos e formas de atendimento. Quando necessário, o usuário é encaminhado para atendimento realizado por um servidor.

“O nosso compromisso é reduzir a burocracia, tornar o atendimento mais rápido e eficiente e garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos de forma simples e transparente. O CAC Digital é apenas uma das iniciativas que fazem parte da transformação digital que estamos implementando para qualificar cada vez mais os serviços oferecidos aos canoenses”, afirmou o prefeito Airton Souza.

Segundo o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, o trabalho desenvolvido nos últimos meses permitiu estruturar uma base de informações que será utilizada para qualificar o atendimento prestado à população.

A fase experimental será utilizada para avaliar o comportamento dos usuários, identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoar a ferramenta antes da ampliação das funcionalidades. A expectativa da administração municipal é disponibilizar, gradualmente, cerca de 180 serviços digitais por meio da plataforma.

Continuar a ler

Serviços

Prefeitura em Movimento acontece no bairro Sanga Funda em Nova Santa Rita nesta quinta-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita promove na próxima quinta-feira, 25, às 19h, mais uma edição do programa Prefeitura em Movimento. A atividade será realizada na EMEF Homero Fraga, no bairro Sanga Funda, e vai reunir moradores, secretários e servidores municipais em um encontro aberto de diálogo com a comunidade.

A iniciativa busca aproximar a gestão municipal da população, criando um espaço para que os moradores apresentem demandas, sugestões e necessidades diretamente à Administração. Durante o encontro, também serão apresentadas ações que já estão em andamento no município.

O programa tem como foco ampliar a participação popular nas decisões da cidade e fortalecer o planejamento de ações e investimentos nos bairros, a partir da escuta direta da comunidade.

O prefeito Rodrigo Battistella destaca que o Prefeitura em Movimento é uma importante ferramenta de aproximação entre a gestão municipal e a população.

“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo das pessoas, ouvindo as demandas de cada comunidade e construindo soluções junto com os moradores. O Prefeitura em Movimento é um espaço de diálogo, transparência e participação, onde a população tem voz ativa nas decisões que ajudam a transformar nossa cidade”, afirmou.

A Prefeitura reforça o convite para que os moradores do bairro Sanga Funda e regiões próximas participem do encontro e contribuam com ideias e sugestões para o desenvolvimento de Nova Santa Rita.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto