Saúde
Cremers aciona MP após anúncio de restrição de atendimento de emergência no Graças apenas para moradores de Canoas

Após a Prefeitura de Canoas anunciar a restrição de atendimento de emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) exclusivamente para moradores do município, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Régis Angnes, reuniu-se com o promotor de Justiça Márcio Emílio Lemos Bressani, do Ministério Público em Canoas, para discutir medidas que garantam atendimento a toda população.
A reunião ocorreu na tarde da segunda-feira, 23, e contou com a participação da segunda-secretária do Cremers Laís Leboutte, do coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis), Luciano Haas, da conselheira Maria Fernanda Detanico, além de representantes da Assessoria Jurídica e do Defis.
Como encaminhamento, ficou definido que o Cremers fornecerá ao MP-RS dados sobre a necessidade mínima de médicos para garantir o atendimento adequado no HNSG e no Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC). Com essas informações, o MP-RS deverá encaminhar a demanda ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).
“Ninguém tem dúvida de que Canoas já demonstrou não ter condições de continuar gerindo a saúde do município”, destacou Angnes.
Durante as enchentes que atingiram o estado em maio de 2024, o HNSG passou a abrigar parte dos atendimentos emergenciais, já que o Hospital de Pronto Socorro está fechado para obras desde então, e o Cremers tem realizado diversas vistorias, avaliando as condições estruturais, a disponibilidade de insumos e a escala médica das unidades de saúde.
No dia 19 de junho, o TJ-RS determinou o bloqueio de R$ 200 mil das contas da Prefeitura de Canoas para custear as necessidades do HPSC. Os dados que serão fornecidos pelo Cremers ao MP-RS auxiliarão na avaliação sobre a suficiência do valor bloqueado para restabelecer o atendimento à população canoense.
Em reunião realizada na manhã desta segunda, o Cremers decidiu peticionar junto à ação civil pública movida pelo MP-RS contra o município de Canoas, questionando a divulgação, por parte do prefeito de Canoas, e a restrição de atendimento a moradores de outros municípios.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canoas enviou uma nota em que cita superlotação da unidade de saúde; confira na íntegra abaixo:
“A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que enviou, nesta terça-feira (24), ofício para a diretoria do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria Estadual da Saúde em resposta ao ofício encaminhado pelo Estado na segunda-feira (23) a respeito da restrição da porta de Emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), por um período mínimo de 72 horas, para pacientes que não são oriundos de Canoas.
A Secretaria Municipal da Saúde ressaltou que a superlotação do HNSG, agravada no fim de semana com o envio de 19 pacientes de outros municípios para o hospital, cinco deles pelo sistema de Vaga Zero, impediu o recebimento de pacientes graves a partir de então porque foram ultrapassados os limites assistenciais adequados e a capacidade física, técnica e de recursos humanos do hospital estava em vias de esgotamento. Durante a madrugada de segunda-feira (23), a Emergência do HNSG chegou a operar com 38 pacientes internados no espaço onde deveriam haver 10. Além destes, naquele momento, havia seis pacientes graves internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas aguardando transferência para o HNSG, e a retaguarda do Hospital Universitário (HU) também encontrava-se lotada. A Secretaria Municipal da Saúde destacou que a não restrição poderia configurar imprudência e desconsideração de evento que traria risco à vida e à segurança dos pacientes.
A administração municipal esclarece que a comunicação da restrição da porta de Emergência do HNSG foi realizada imediatamente por meio de ofício à Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na noite de domingo (22), e estendida à Secretaria Estadual da Saúde na segunda-feira (23). A decisão pela restrição se baseou na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e na Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, de 25 de julho de 2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.
A Prefeitura de Canoas destaca que pacientes que procuram a Emergência do HNSG diretamente passam pelo procedimento padrão de triagem de acordo com o Protocolo de Manchester de classificação de risco, que estabelece a gravidade do quadro e a prioridade de atendimento. Pacientes de Canoas trazidos ao hospital pelo Samu também estão sendo atendidos normalmente. A restrição é para aqueles de fora de Canoas que são encaminhados ao HNSG por outros municípios por meio do sistema de referenciamento do Estado.
O período mínimo de 72 horas para a restrição dos atendimentos é fundamental para que seja possível a redução da lotação do HNSG, o restabelecimento da rede e o desafogamento das UPAs. Após este período a Secretaria Municipal da Saúde reavaliará os indicadores da rede do Município para definir se a restrição será mantida ou se o atendimento poderá ser normalizado”.
Saúde
Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado

A Secretaria da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira, 8, o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado após consumo de bebida alcoólica. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado.
O homem apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo de caipirinhas de vodca. Posteriormente, também relatou visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, ele foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30 de setembro, onde recebeu tratamento e foi liberado. Atualmente, está sendo acompanhado pela equipe de vigilância em saúde da capital.
A confirmação da intoxicação ocorreu após análise laboratorial de amostra de sangue realizada por um laboratório privado que presta serviços ao hospital. O resultado foi liberado na madrugada desta quarta-feira.
Nota Informativa
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou nesta quarta-feira uma Nota Informativa com orientações aos serviços de saúde sobre o fluxo de atendimento e notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol. A SES reforça a importância da atenção dos profissionais de saúde para sintomas compatíveis com intoxicação por metanol e destaca que a notificação rápida é essencial para a adoção de medidas de controle e prevenção.
O primeiro passo recomendado é o contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul, disponível pelo telefone 0800-721-3000, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço poderá alinhar se o caso se enquadra como suspeito e oferecer orientação especializada ao profissional de saúde, além de apoio para o atendimento clínico imediato.
Definição de caso suspeito
A definição de caso suspeito de intoxicação por metanol considera pacientes com histórico de ingestão de bebidas alcoólicas que apresentem, entre seis e 72 horas após o consumo, persistência ou piora de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:
- Sintomas compatíveis com embriaguez acompanhados de desconforto gástrico ou quadro de gastrite;
- Manifestações visuais, como visão turva, borrada, escotomas (pontos cegos) ou redução da acuidade visual.
Esses sintomas podem evoluir para rebaixamento de consciência (perda da capacidade de interagir com o ambiente, variando de sonolência a entorpecimento), convulsões, coma, e alterações visuais persistentes, como cegueira, escotoma central (perda de visão que afeta o centro do campo visual) e atrofia óptica (dano ao nervo óptico).
Ações das vigilâncias municipais
Após o contato inicial com o CIT e a devida notificação, o serviço de saúde onde o caso suspeito foi atendido deve informar a vigilância municipal de saúde, que será responsável pela investigação. Assim que tomar conhecimento do caso, a vigilância deve acionar a Brigada Militar para comparecimento à unidade de saúde.
A localização, apreensão e arrecadação do produto suspeito, especialmente em casos que envolvam estabelecimentos comerciais ou locais de produção clandestina, serão conduzidas pelas forças de segurança. A investigação será realizada em conjunto com a vigilância sanitária local e secretaria da agricultura, conforme suas competências.
Ações do governo do Estado
Na semana passada, foi criado um Comitê Intersecretarial para acompanhar as ações de monitoramento e investigação de possíveis casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. O grupo é formado por representantes das secretarias da Saúde (SES), da Segurança Pública (SSP) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
O objetivo do comitê é garantir agilidade e efetividade na resposta a casos suspeitos, por meio da articulação entre diferentes áreas do governo estadual.
Tratamento
A SES está realizando um levantamento junto à rede hospitalar sobre os estoques de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O Estado também aguarda o envio do antídoto específico fomepizol, que está sendo adquirido pelo Ministério da Saúde junto a fornecedores internacionais.
Saúde
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos

Médicos das UPAs de Canoas decidem manter, em Assembleia Geral Extraordinária, a restrição dos atendimentos apenas para casos de urgência, encaminhando fichas azul e verde às UBSs. A medida será válida 72 horas após notificação ao Cremers. A decisão foi motivada por atrasos nos pagamentos: parte dos profissionais não recebeu integralmente os honorários de julho e nenhum recebeu os de agosto.
As UPAs são administradas pelo IBSaúde, que subcontrata a Dotmed para gerenciar escalas. Médicos relatam dificuldades financeiras, pressão para cumprir escalas sem contrato formal e falta de resposta da Dotmed. O Simers está orientando os profissionais, cobrando soluções da Prefeitura e da Assembleia Legislativa e pedindo que futuras licitações proíbam subcontratações.
Saúde
Hospital Banco de Olhos São Pietro conquista certificação ONA em qualidade e segurança do paciente

O Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO) conquistou a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se o único hospital especializado em oftalmologia no Rio Grande do Sul a alcançar esse reconhecimento. O selo atesta a segurança dos processos assistenciais, a qualificação da equipe e a eficiência da gestão em todas as áreas da instituição, refletindo diretamente na experiência dos pacientes.
Desta maneira, o Grupo São Pietro, responsável pela gestão da instituição, se qualifica não apenas pelo cumprimento das normas de acreditação, mas principalmente por consolidar uma cultura organizacional voltada para a excelência do atendimento e a credibilidade junto a pacientes, familiares, colaboradores e parceiros.
Entre as melhorias implementadas estão: modernização das recepções com totens e sistemas de chamadas, controle rigoroso de acesso de pacientes e visitantes, revisão de protocolos assistenciais, criação de time de resposta rápida para urgências, além de reformas em áreas de apoio como rouparias e armazenamento de resíduos adequados às legislações vigentes.
Também foi construída a matriz de processos e o mapa de riscos em todas as áreas do hospital, fortalecendo a gestão de riscos. Além disso, as equipes foram treinadas para proporcionar uma experiência pautada na cordialidade, na agilidade e na atenção às necessidades individuais de cada paciente.
“Aprimorar os recursos tecnológicos e ampliar os processos de melhoria contínua são pilares que colocam o Grupo São Pietro na vanguarda das boas práticas em saúde. O investimento em sistemas que qualificam a gestão reflete no aprimoramento da segurança e no suporte ao nosso time, destacando sempre o foco em oferecer ao paciente um cuidado mais eficiente, seguro e humanizado”, afirma Jonas Moreira, Diretor Administrativo do Grupo São Pietro Hospitais e Clinicas.
Com a acreditação, o Grupo São Pietro reafirma sua posição como referência em saúde no Rio Grande do Sul, destacando-se pelo pioneirismo e pela busca constante da melhoria contínua em benefício de pacientes, familiares, colaboradores e parceiros.
“Conquistar a certificação ONA representa muito mais do que cumprir requisitos. Significa elevar o patamar da instituição, comprovar que a excelência, que é o padrão da instituição, se destaca entre os principais hospitais em âmbito nacional. Esse reconhecimento mostra que estamos alinhados às mais importantes diretrizes de qualidade e de segurança, colocando o Grupo São Pietro em destaque, o que beneficia diretamente pacientes, colaboradores e toda a comunidade”, destaca Moreira.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Diferente de uma fiscalização, trata-se de um programa de educação continuada, revisto periodicamente, que estimula a melhoria constante das instituições. No Brasil, a ONA é a única certificadora que avalia em diferentes níveis de maturidade, contemplando desde a segurança dos processos até a gestão integrada e a consolidação institucional.
Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas
Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do Magno Sênior Três Figueiras São Pietro já em operação. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia.
O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.
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