Clima
Tempestades provocam estragos, desalojam famílias e causam bloqueios em rodovias no RS

Fortes temporais atingem o Rio Grande do Sul desde a noite de segunda-feira, 16, especialmente nas regiões Central e Oeste do estado. A intensidade das chuvas, acompanhadas por ventos de até 80 km/h, granizo e grande incidência de raios, provocou alagamentos, suspensão de aulas, interdições em rodovias e obrigou dezenas de famílias a deixarem suas casas.
Em Santa Maria, choveu mais de 100 mm em 24 horas — quase todo o volume esperado para o mês de junho. O fenômeno causou alagamentos e danos em diversos bairros. Segundo a Defesa Civil, 56 famílias foram afetadas, sendo que 24 estão desalojadas e duas desabrigadas, acolhidas no Centro Desportivo Municipal. Mais de 1.300 raios foram registrados na cidade em apenas oito horas, conforme o Bate-Papo Astronômico.
Na cidade de Mata, a cerca de 88 km de Santa Maria, a chuva e o granizo também causaram transtornos, com pelo menos 30 pessoas removidas de suas residências. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, houve registro de granizo.
Rodovias interditadas
As fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e transbordamento de arroios, bloqueando trechos de importantes vias estaduais:
RSC-153 (Vale do Sol) – bloqueio parcial por deslizamento
RSC-287 (Novo Cabrais) – bloqueio total por transbordamento do Arroio Barriga
RSC-377 (São Francisco de Assis e Santiago) – bloqueios parciais e totais por deslizamento
ERS-502 (entre Cachoeira do Sul e Novo Cabrais) – pista coberta por água
ERS-511 (Santa Maria) – bloqueio parcial por alagamento
Aulas suspensas e famílias removidas
Em Agudo, escolas municipais tiveram as aulas suspensas. Já em São Sepé, o transporte escolar foi interrompido por conta do tempo severo. Em Encruzilhada do Sul, o Arroio Lava Pés transbordou e inundou residências. O mesmo ocorreu com o Arroio Rondinha, afetando diretamente ao menos 11 famílias, que foram levadas a abrigos municipais.
Em Cachoeira do Sul, o transbordamento do Arroio Piquiri exigiu o resgate de sete famílias, que foram levadas para um salão comunitário. Já no município de Segredo, o volume de chuva, que chegou a 112 mm, isolou completamente a cidade, com todas as saídas bloqueadas.
Condições seguem críticas
De acordo com o Inmet e a Climatempo, a instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão aliado a uma frente fria que avança lentamente sobre o Sul do país. As condições para novos temporais, com raios, ventos fortes e granizo, permanecem até pelo menos quinta-feira, 19. Regiões como Missões, Fronteira Oeste, Sul e a área metropolitana de Porto Alegre devem continuar em alerta.
Há risco elevado de enchentes, transbordamento de córregos e alagamentos, especialmente nesta quarta, 18, e quinta-feira, 19, com previsão de ventos que podem chegar a 60 km/h em algumas áreas.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.
De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.
No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.
Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.
No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.
Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.
A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.
Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.
Clima
Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.
Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.
Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.
A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral7 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação6 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal































































