Clima
Defesa Civil RS prevê avanço de frente fria e temporais isolados com acumulados de 40 mm/dia na Região Metropolitana

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS:
Segunda-feira, 19, a atuação de uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade proveniente do Norte do País, favorece o retorno das instabilidades sobre o Estado. Há condição para temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
As rajadas de vento variam entre 50 a 90 km/h, associadas às instabilidades, nas áreas em laranja do mapa. Os acumulados variam entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Centro e parte do Oeste, enquanto nas demais áreas, ficam abaixo de 20 mm/dia.
Entre a madrugada e a manhã da terça-feira, 20, o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade proveniente do norte do País, favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h, associadas às instabilidades, especialmente no Norte e Noroeste.
Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia nas Missões, Norte e Noroeste. No Centro, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes ficam entre 20 e 40 mm/dia. Nas demais áreas do Estado, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm/dia.
A tendência é que, na quarta-feira, 21, um sistema de alta pressão volte a estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões do Norte e Nordeste do Estado, há condição para pancadas isoladas de chuva, com acumulados de até 20 mm/dia.
Ao final deste aviso, os acumulados devem variar entre 40 a 80 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo dos 40 mm.
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos de até 105 km/h e causa estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul

A semana começou com tempo instável e inúmeros transtornos no Rio Grande do Sul provocados pela passagem de um ciclone extratropical. As fortes rajadas de vento, que chegaram a 105 km/h em Porto Alegre, causaram queda de árvores, postes, destelhamentos e alagamentos em várias regiões do estado. O fenômeno também foi acompanhado de uma frente fria que derrubou as temperaturas e trouxe chuva para diversas áreas.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a capital gaúcha registrou ventos intensos por volta das 10 horas desta segunda-feira, 28, principalmente na Zona Sul, como no Clube dos Jangadeiros. Pelo menos três ruas foram totalmente bloqueadas por conta da queda de árvores e postes, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Até o fim da tarde de segunda, permaneceu em vigor um alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para vendavais com rajadas entre 60 e 100 km/h. As regiões mais afetadas foram a Metropolitana de Porto Alegre, a Serra, o Sudeste e parte da Região Central.
Além da capital, diversas cidades gaúchas reportaram danos à Defesa Civil:
- Cachoeira do Sul – Alagamentos foram registrados às margens da BR-153. A área foi sinalizada para segurança.
- Capão da Canoa – Queda de estrutura de prédio em construção sobre uma residência.
- Capivari do Sul – Dois postes de energia elétrica caíram na RSC-101.
- Cerro Grande do Sul – Relatado o isolamento de área e queda de poste de energia.
- Erechim – Desabamento parcial de uma residência.
- Imbé – Queda de poste de iluminação sobre a Ponte Giuseppe Garibaldi.
- Mostardas – Vários danos: destelhamento de casas e prédios públicos, queda de árvores e postes, alagamentos e interrupção de energia elétrica.
- Osório – Placa publicitária caiu sobre a rede elétrica, causando falta de energia. Prédio também foi destelhado.
- Piratini – Queda de árvores na ERS-702.
- Rio Grande – Quedas de árvores na BR-471 e danos à rede de alta tensão.
- Tavares – Queda de postes de energia.
- Tramandaí – Postes e placas caídas na RS-30.
- Turuçu – Falta de energia elétrica.
No litoral gaúcho, a Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca com ondas de 2,5 a 3,5 metros, intensificando ainda mais os riscos à população costeira.
Previsão para os próximos dias
Na terça-feira, 29, uma massa de ar polar avança sobre o estado, mantendo as temperaturas em declínio. A previsão indica continuidade de chuva isolada em áreas como a Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e Norte, por conta da circulação de umidade trazida do oceano. Em outras regiões, o tempo tende a firmar.
Já entre quarta, 30, e quinta-feira, 31, o tempo deverá permanecer estável em todo o território gaúcho, sem previsão de chuvas. O frio, no entanto, continuará, com temperaturas baixas devido à presença da massa polar.
A Defesa Civil do Estado segue monitorando a situação e reforça o alerta para que a população evite áreas de risco e siga as orientações das autoridades locais em caso de emergências.
Clima
Defesa Civil prevê frio acentuado por massa de ar polar nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para o Rio Grande do Sul nos próximos dias, com a passagem de uma frente fria seguida por uma massa de ar polar que promete acentuar o frio no Estado.
Confira a previsão dos próximos dias
Quarta-feira (16):
A massa de ar frio começa a avançar, com temperaturas mínimas variando entre 8°C e 15°C nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e parte do Noroeste. Nas demais áreas, as mínimas ficam entre 16°C a 21°C. Não há previsão de precipitações significativas, mas o frio já começa a se intensificar.
Quinta-feira (17):
A massa polar atinge todas as regiões gaúchas, fazendo com que as temperaturas mínimas variem entre 6°C e 12°C. As máximas serão mais baixas, oscilando entre 7°C e 15°C. Rajadas fortes de vento, com intensidade entre 50 km/h e 80 km/h, devem aumentar a sensação de frio. Há previsão de precipitação invernal nas regiões da Campanha e Sul, com possibilidade de neve ou granizo, especialmente entre a tarde e a noite.
Sexta-feira (18):
As temperaturas mínimas oscilam entre 5°C e 11°C, com o Oeste e Serra gaúcha registrando valores abaixo de 4°C. A previsão indica a possibilidade de geadas isoladas no Oeste do Estado. As máximas ficam entre 6°C e 16°C, com o frio persistindo ao longo do dia.
Sábado (19):
O clima permanece gelado, com mínimas entre 1°C e 11°C em diversas regiões do Estado. O risco de geadas isoladas continua, especialmente nas áreas mais frias, como a Serra e o Oeste. As máximas variam entre 14°C e 20°C durante a tarde.
Domingo (20):
A tendência é que as mínimas sigam baixas, variando entre 1°C e 12°C, com as máximas entre 16°C e 22°C. O tempo deve permanecer ameno à tarde, mas o frio matinal ainda estará presente.
A Defesa Civil alerta para o risco de geadas e condições de tempo severo, especialmente nas regiões mais afetadas pelo avanço da massa polar. A população deve se preparar para as quedas acentuadas de temperatura e possíveis condições de tempo invernal.
Clima
Defesa Civil alerta para lenta elevação da Lagoa dos Patos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta nesta segunda-feira, 30, para lenta elevação da Lagoa dos Patos. De acordo com órgão, há risco moderado para regiões ribeirinhas, válido até 14h20 de 1º de julho.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.
Emergência ligue 190/193.
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral5 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços6 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Esporte1 semana atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Saúde6 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers
- Esporte1 semana atrás
Taça Integração de Canoas nas modalidades masculino e feminino acontece neste final de semana