Conecte-se conosco

header-top







 

02/06/2026
 

Policial

PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

Redação

Publicado

em

PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

A Polícia Federal (PF) decidiu arquivar o inquérito que investigava as circunstâncias de um vídeo em que o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece retirando um maço de dinheiro de dentro das calças. No registro, feito durante a campanha eleitoral de 2024, ele entrega o valor em espécie a uma pessoa dentro de um carro.

O arquivamento se tornou público na segunda-feira, 14. De acordo com a PF, não foram identificados indícios de crime eleitoral.

Segundo o advogado de Airton, Ricardo Breier, os R$ 10 mil mostrados no vídeo seriam referentes ao pagamento de um empréstimo pessoal feito no início do ano. Conforme a defesa, a dívida vinha sendo quitada em parcelas mensais desde março, ou seja, antes do início oficial da campanha. Em outubro, o prefeito teria optado por quitar o valor restante de uma só vez.

“Isso não tem relação com financiamento de campanha nem com questões políticas. Trata-se de um assunto estritamente pessoal, o que foi comprovado com os comprovantes de depósito que anexamos ao processo”, explicou Breier.

O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público (MP), que ainda pode concordar com a decisão da PF ou solicitar novas investigações.

O vídeo foi gravado em 18 de outubro de 2024, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, próximo ao comitê de campanha de Airton. A gravação foi feita pela própria pessoa que recebeu o dinheiro, sem que o político percebesse. No vídeo, o prefeito aparece usando uma camiseta com o número 22, referência ao seu partido, o PL. A campanha havia começado oficialmente em agosto.

Airton Souza prestou depoimento à Polícia Federal em novembro, em Porto Alegre. Durante aproximadamente 30 minutos, ele apresentou sua versão dos fatos e reafirmou que o valor entregue se referia a uma dívida pessoal.

Policial

Operação Penhor prende 20 suspeitos e mira esquema de tráfico de armas na Região Metropolitana

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira, 2, a Operação Penhor, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e outros crimes. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ª DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), e integra a Operação Narke VI, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, foram cumpridas 94 medidas cautelares em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre as ordens judiciais estão 24 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão, 36 sequestros de veículos, dois sequestros de imóveis e o bloqueio de dez contas bancárias.

Segundo a Polícia Civil, a organização investigada atuava principalmente em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha e Cidreira. Até o momento, 20 pessoas foram presas. Também foram apreendidos R$ 30 mil em dinheiro, oito veículos, uma moto aquática e três armas de fogo.

As investigações começaram após informações sobre a atuação de suspeitos envolvidos no comércio clandestino de armas na Região Metropolitana, especialmente em Cachoeirinha e Gravataí.

De acordo com a polícia, as apurações identificaram uma estrutura criminosa organizada, com divisão de funções entre os integrantes, responsável pela aquisição, armazenamento, transporte e negociação de armas e munições. O material seria destinado ao abastecimento de uma organização criminosa com atuação na região do Vale dos Sinos.

Conforme o delegado Wesley Lopes, responsável pela investigação, o grupo também utilizava operadores financeiros, empresas e terceiros para ocultar a origem dos recursos obtidos com as atividades ilegais.

“As apurações demonstraram que o grupo utilizava operadores financeiros, interpostas pessoas e empresas formalmente constituídas para ocultar e dissimular valores provenientes das atividades ilícitas, evidenciando uma estrutura voltada à lavagem de capitais e à manutenção financeira da organização criminosa”, afirmou.

O nome da operação faz referência a um diálogo interceptado durante as investigações. Segundo a Polícia Civil, uma das lideranças do grupo demonstrou insatisfação com a cobrança de valores relacionados ao penhor de uma arma de fogo entre integrantes da própria organização, evidenciando a circulação clandestina de armamentos.

As diligências seguem em andamento para localizar investigados considerados foragidos, além de aprofundar a análise patrimonial e financeira dos envolvidos.

Para o delegado Wesley Lopes, a investigação revelou não apenas a atuação do grupo no comércio ilegal de armas, mas também mecanismos estruturados de ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. Segundo ele, as medidas de bloqueio e sequestro de bens têm como objetivo enfraquecer a capacidade financeira e operacional da organização criminosa.

Continuar a ler

Policial

Homem é preso após agredir companheira e ameaçar guardas municipais em Estância Velha

Redação

Publicado

em

Um homem foi preso em flagrante na madrugada de domingo, 31, após agredir a companheira, impedir que ela deixasse a residência e ameaçar agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em Estância Velha, no Vale do Sinos.

A ocorrência foi registrada por volta das 4h, no bairro União. Conforme relato da vítima aos guardas municipais, as agressões ocorreram após uma discussão motivada por ciúmes. Segundo o depoimento, o suspeito a segurou pelo pescoço e pelos pulsos, provocando lesões aparentes.

Ainda de acordo com a vítima, após as agressões o homem impediu que ela saísse da residência para buscar abrigo na casa da mãe. Para isso, teria retirado as chaves do veículo e o telefone celular da mulher.

Durante o atendimento da ocorrência, o suspeito passou a desacatar os agentes da GCM. Ao receber voz de prisão, ele também teria feito ameaças contra os guardas, sendo necessária a contenção física devido à resistência apresentada.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal no contexto da Lei Maria da Penha e por ameaça. Após os procedimentos legais, ele foi conduzido ao sistema prisional.

Segundo a Guarda Municipal, a vítima manifestou interesse em receber acompanhamento especializado e passará a ser assistida pela Patrulha Mulheres Protegidas, programa voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres em situação de violência doméstica.

Continuar a ler

Policial

Suspeito de homicídio em atacado em Canoas é preso em operação entre Polícia Civil e Brigada Militar

Redação

Publicado

em

Foto: Policia Cívil

Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Brigada Militar resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de participação em um homicídio ocorrido na noite de quinta-feira, 28, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A ação contou com a atuação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, além de equipes do 15º e do 33º Batalhões da Polícia Militar.

De acordo com informações da Brigada Militar, por volta das 19h05, o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) recebeu diversas ligações relatando disparos de arma de fogo no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida Boqueirão, no bairro Estância Velha. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma vítima baleada, que morreu antes da chegada do socorro.

As primeiras apurações indicaram que os autores do crime estavam em uma Range Rover preta e utilizavam armas longas durante a execução. A Brigada Militar iniciou imediatamente as buscas, enquanto a Polícia Civil deu início às investigações.

Horas depois, informações repassadas às forças de segurança levaram à localização da Range Rover na cidade de Sapucaia do Sul. O veículo foi encontrado abandonado e, em seu interior, os policiais localizaram miguelitos, artefatos utilizados para furar pneus e dificultar perseguições.

As investigações apontaram ainda que, após abandonarem a SUV, os criminosos teriam continuado a fuga em um Ford Fiesta Hatch branco. Com base nessas informações, a Brigada Militar realizou um cerco policial na região, enquanto a Delegacia de Homicídios prosseguia com os trabalhos investigativos. A aeronave Gavião, da Polícia Civil, também foi empregada na operação.

Durante as diligências em Sapucaia do Sul, os investigadores receberam informações sobre a identidade de dois suspeitos envolvidos no homicídio. Conforme apurado, os criminosos teriam escondido o armamento utilizado no crime em uma área de mata.

Com base nas informações obtidas, os policiais civis conseguiram prender um dos suspeitos em flagrante. O Ford Fiesta utilizado na fuga também foi localizado, e dentro do veículo os agentes encontraram uma máscara usada durante a ação criminosa.

As equipes realizaram buscas na área de mata indicada e localizaram um arsenal composto por armas de fogo, munições, coletes balísticos e outros materiais utilizados no homicídio.

Segundo as forças de segurança, a rápida integração entre Brigada Militar e Polícia Civil foi fundamental para a identificação dos envolvidos, a prisão de um suspeito, a recuperação dos veículos usados no crime e a apreensão do material bélico, contribuindo diretamente para o avanço das investigações.

As diligências resultaram nas seguintes apreensões:

Veículo Range Rover, cor preta;
Veículo Ford Fiesta;
01 Pistola Bersa S.A. calibre 9 mm;
01 carregador prolongado de pistola Bersa S.A. calibre 9 mm;
01 Pistola Glock 17 Gen 4 calibre 9 mm;
01 carregador prolongado de pistola Glock;
01 Fuzil Sig Sauer calibre 5,56;
01 carregador prolongado de fuzil calibre 5,56;
01 Fuzil Zastava M70 (AK) calibre 7,62×39 mm;
02 carregadores de fuzil calibre 7,62×39 mm;
40 munições calibre 9 mm;
20 munições calibre 5,56;
53 munições calibre 7,62×39 mm;
03 capas de coletes balísticos;
06 placas de coletes balísticos;
03 moletons;
10 porções de maconha;
20 porções de crack;
25 porções de cocaína.

O crime segue sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Canoas.

Após as formalidades legais, o preso foi encaminhado ao sistema penitenciário, permanecendo à disposição da Justiça.

DENÚNCIAS ANÔNIMAS
LINHA DIRETA: 0800 642 0121
SITE: www.pc.rs.gov.br

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques