Conecte-se conosco

header-top


 






 

11/04/2025
 

Comunidade

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Redação

Publicado

em

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Desde o início do mês de abril, homens que completarão 18 anos em 2025, contam com atendimento e orientação sobre o alistamento militar obrigatório, diretamente na Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão.

A Diretoria já realizava atendimentos aos jovens com criação de currículos e emissão de título de eleitor. Com mais esse serviço, os jovens interessados podem se direcionar à Secretaria, na Rua Fioravante Milanêz, 256, sala 501.

Os atendimentos ocorrem toda terça-feira e quinta-feira, das 9 às 17 horas, e os interessados devem levar Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento e possuir uma conta no Gov.br.

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler

Comunidade

Iniciada distribuição de telhas para famílias com casas atingidas pelo temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Iniciada distribuição de telhas para famílias com casas atingidas pelo temporal em Canoas

Na manhã de sábado, 5, as equipes da Defesa Civil de Canoas iniciaram a distribuição de telhas para as famílias com residências atingidas pelo temporal da segunda-feira, 31. Os fortes ventos e chuva afetaram, segundo o órgão municipal, o total de 301 residências do município.

De acordo com a getsão municipal, no primeiro dia das entregas foram beneficiadas cerca de 40 casas das regiões mais afetadas. O item de construção está sendo entregue somente após uma vistoria prévia das condições do imóvel e constatação da real do quantitativo de telhas. A população atingida pelo fenômeno climático foi auxiliada, em um primeiro momento, com lonas que serviram como uma medida paliativa diante da chuva.

“Estamos iniciando a distribuição de telhas para os moradores que foram atingidos pelo último temporal da segunda-feira. A entrega ocorre para as famílias com residências que receberam a vistoria realizada pela Defesa Civil e Assistência Social. Estamos hoje (sábado) com cinco equipes entregando telhas nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Operário, Fátima e Rio Branco”, explica o secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos.

As irmãs Juceleia e Jussandra Barbosa, que moram na rua Antônio Ficagna, no bairro Fátima, ficaram felizes com a ajuda vinda por parte do Poder Público. Elas residem em um endereço com três casas no mesmo terreno. “Aquela tarde foi terrível. Era tenha voando por tudo e eu pensei que a casa vinha abaixo”, disse Juceleia, apontando para o estrago na parte do telhado.

“É muito boa essa ajuda por quê, agora, a gente não tinha de onde tirar dinheiro para comprar novas telhas”, acrescenta.

A Defesa Civil de Canoas seguirá, ao longo dos próximos dias, o cronograma de vistorias e entregas de telhas para os demais moradores cadastrados.

 

Continuar a ler

Comunidade

Defesa Civil abre cadastramento para voluntários que desejam apoiar ações em Canoas

Redação

Publicado

em

Defesa Civil abre cadastramento para voluntários que desejam apoiar ações em Canoas

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática abriram cadastramento para voluntários que desejam apoiar as ações da Defesa Civil.

O objetivo é criar um banco de dados e já planejar e organizar previamente os trabalhos do órgão em conjunto com voluntários em ações de prevenção e mitigação e também em resposta a emergências e calamidades. Interessados em voluntariar-se podem fazê-lo por meio deste link.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, o cadastramento é para pessoas e também para empresas que desejem auxiliar os trabalhos da Defesa Civil conforme necessário.

Também é possível ao voluntário informar, por meio do cadastro, a disponibilidade de equipamentos e veículos, como embarcações, para uso em caso de emergências.

“No ano passado tivemos muitas pessoas que trabalharam de forma voluntária no Município e queremos resgatar essa cooperação com elas. Com esse cadastramento a gente vai conseguir identificar a função de cada um conforme a nossa necessidade, a capacidade de cada um e com o que pode contribuir”, explica Marcos.

“A ideia é ter informações não apenas de voluntários para a atuação diretamente em situações de emergências, mas em diversas funções importantes em casos de calamidades, como assistência psicológica de vítimas, trabalho em abrigos e funções logísticas. Queremos criar uma rede de apoio para Canoas.”

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques