Clima
Defesa Civil alerta para calor severo no estado entre os dias 5 a 9 de março

Desde 22 de fevereiro, diversas regiões enfrentam temperaturas muito acima da média, condição que deve persistir por pelo menos mais cinco dias devido a uma forte onda de calor. No Litoral e parte do Nordeste, as temperaturas seguem elevadas, ainda que de forma menos intensa.
Nesta quarta-feira, 5, há previsão de chuvas isoladas no Noroeste e Norte, enquanto nas demais regiões a atuação de uma massa de ar quente e seco mantém as temperaturas elevadas. As máximas variam entre 31 e 40°C.
Na quinta-feira, 6, uma região de baixa pressão favorece pancadas isoladas de chuva no Noroeste, Missões e Oeste, com acumulados entre 5 e 15 mm/dia. As mínimas ficam entre 19 e 25°C, e as máximas entre 31 e 39°C.
Na sexta-feira, 7, seguem as chuvas isoladas na metade Oeste e na Serra Gaúcha, com acumulados entre 5 e 10 mm/dia. As temperaturas mínimas variam entre 19 e 26°C, enquanto as máximas alcançam entre 31 e 39°C.
No sábado, 8, a aproximação de uma frente fria traz chuva moderada a forte na Campanha e no Sul. No restante do estado, a massa de ar quente e seco mantém as temperaturas elevadas. As mínimas ficam entre 21 e 27°C, e as máximas entre 31 e 40°C.
No domingo, 9, instabilidades se espalham pelo estado, com previsão de chuva forte, raios e possibilidade de granizo. Os acumulados variam entre 10 e 50 mm/dia. As mínimas ficam entre 21 e 24°C, e as máximas entre 31 e 38°C.
Próxima semana
A tendência para segunda-feira, 10, indica chuvas moderadas e persistentes no Norte, Noroeste e Nordeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, com volumes entre 20 e 40 mm/dia. Devido ao avanço desta frente fria, as temperaturas não se elevam tanto em relação aos dias anteriores, com mínimas entre 11°C e 20°C e máximas entre 20°C e 28°C.
Recomenda-se atenção durante o período de calor intenso. É importante proteger crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. A hidratação deve ser constante, com a ingestão regular de água, mesmo sem sensação de sede. Além disso, é indicado evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
Clima
Defesa Civil do RS realiza pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres; veja como votar

A pesquisa Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha tem como objetivo aprimorar a comunicação de protocolos de segurança e atuação em caso de desastres no estado.
O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes.
Clima
Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.
A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.
Clima
Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.
Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h
A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.
No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.
Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.
Tempo firme retorna no início da semana
A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Animais6 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães



































































