Conecte-se conosco

header-top


 






 

20/02/2025
 

Serviços

Prefeitura de Canoas usa hidrojatos para limpar redes pluviais na Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas usa hidrojatos para limpar redes pluviais na Mathias Velho

A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução começou na manhã desta terça-feira (18) a realizar o hidrojateamento das redes pluviais em ruas do bairro Mathias Velho. O serviço foi viabilizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Canoas com a Corsan, que cedeu dois caminhões hidrojato para o Município até o final da semana.

Os equipamentos serão utilizados para desobstruir as redes de esgoto pluvial nos pontos mais críticos da cidade. Nesta terça-feira, os trabalhos estão concentrados nas Ruas Tapes, Taquari e Torres, no bairro Mathias Velho. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução, André Padilha, o hidrojateamento será feito em toda a extensão de cada rua por onde passar, para que a tubulação ao longo das vias seja totalmente desobstruída.

“Enquanto estamos fazendo o serviço já vamos mapeando todos os outros problemas que possam aparecer nas redes para podermos planejar os reparos”, destaca Padilha.

Na Rua Tapes, o serviço foi bem-vindo após um fim de semana de chuvas em que houve acúmulo de água em alguns trechos da via. Durante a manhã desta terça-feira, o polidor José Cláudio Galvani, 61, acompanhou satisfeito parte do serviço, quando os caminhões realizaram a desobstrução da rede pluvial em frente à sua casa.

“A cada chuva que dá, a gente já fica com medo de que entre água em casa”, disse o polidor José Cláudio Galvani, 61. “Este serviço nunca havia sido feito aqui na rua.”

Serviços

População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

Redação

Publicado

em

População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 20, a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) da água na Região Metropolitana. O primeiro aparelho fica em frente à Prefeitura de Canoas, junto à Praça da Emancipação. O equipamento coleta amostras para análises da Companhia e permite que a população tenha acesso rápido aos parâmetros físico-químicos da água distribuída no município.

Com a câmera do celular, poderá ser acessado o QR Code impresso no equipamento, que direciona para a página de controle de qualidade da água. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolherá a cidade e o período que desejar consultar, e o arquivo com as análises estará disponível. A Companhia irá instalar 141 PCQs em nove cidades da Região Metropolitana. Em Canoas, serão 28 unidades e em Alvorada, 18. Em Viamão, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí, serão 14 pontos de coleta e em Eldorado do Sul, Guaíba e Sapucaia do Sul, 13 aparelhos.

“A Companhia sempre prima pela transparência e qualidade de seus serviços para a população. Esses equipamentos são um dos modos que a comunidade possa ter acesso aos testes realizados por nós todos os dias. Nossos consumidores têm acesso fácil, podem acompanhar nossos padrões de qualidade e consultar sempre que acharem necessidade. É importante ter o retorno da população, pois queremos sempre melhorar ainda mais nossas entregas para todos”, diz a gerente regional de relações institucionais da Corsan, Renata Rohde.

A Corsan mantém um rigoroso controle de qualidade da água, com aproximadamente 100 parâmetros exigidos em diversos pontos da rede de distribuição, o que garante que a água fornecida atenda aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Transparência

Ao todo, a Corsan instalará 460 PCQs em pontos de grande circulação de pessoas em diversas cidades gaúchas para ampliar o monitoramento e a transparência no controle de potabilidade da água. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir excelência nos serviços prestados a 6,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.

Monitoramento

No Centro de Operações Integradas da Corsan (COI), os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões em casos de alertas.

A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços artesianos e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e no tratamento de esgoto.

Continuar a ler

Serviços

Manutenções preventivas vão afetar abastecimento de água em Guaíba e Canoas nesta madrugada

Redação

Publicado

em

Manutenções preventivas vão afetar abastecimento de água em Guaíba e Canoas nesta madrugada

Equipes da Corsan farão manutenções preventivas nas estações de tratamento em Guaíba e Canoas a partir das 23 horas desta quarta-feira, 19. Segundo a empresa, os serviços vão beneficiar mais de 120 mil pessoas nos dois municípios.

Durante a execução, os bairros Niterói, Fátima e Rio Branco, em Canoas, e Alvorada, Alegria, Vila Iolanda, Vila Jardim, Vila Elza, Florida, Parque Florida, Passo Fundo, Primavera e São Jorge, em Guaíba, poderão ter instabilidade ou interrupção de abastecimento a partir da madrugada desta quinta-feira, 20, até o início da manhã.

Os serviços foram agendados para o turno da noite por ser um período de menor consumo de água. A Corsan pede aos clientes de Canoas e Guaíba que façam uso prioritário da água para serviços essenciais e evitem o desperdício.

Mais informações

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Continuar a ler

Serviços

Operação Cidade Limpa coletou 415 toneladas de lixo no Guajuviras na segunda-feira

Redação

Publicado

em

Operação Cidade Limpa coletou 415 toneladas de lixo no Guajuviras na segunda-feira

De acordo com informações da Prefeitura de Canoas, a Operação Cidade Limpa está passando pelo bairro Guajuviras essa semana e, só na segunda-feira, 17, coletou 415 toneladas de entulhos na localidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, foram 636 metros cúbicos de lixo retirado das ruas em 53 cargas de caminhão no primeiro dia da ação no bairro. Os trabalhos se concentraram nas ruas 4.3 do Plano Diretor, Irmão Tiago, Barbosa Lima Sobrinho e Juvêncio Almeida Capellari e a operação segue ocorrendo no Guajuviras até o fim da semana.

A Operação Cidade Limpa promove a retirada de resíduos das ruas, como restos de poda de vegetação, móveis e entulhos de obras, e já coletou mais de 15 mil toneladas de lixo das ruas da cidade desde o dia 6 de janeiro.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques