Conecte-se conosco

header-top







 

24/12/2025
 

Serviços

CEEE Equatorial restabelece energia de mais de 100 mil pessoas afetadas pelos temporais; 70 mil ainda estão sem

Redação

Publicado

em

CEEE Equatorial restabelece energia de mais de 100 mil pessoas afetadas pelos temporais; 70 mil ainda estão sem

Temporais ao longo deste domingo, 16, provocaram rajadas de vento com velocidade de, em média, 60 a 90 km/h. Conforme a Metsul, em pontos isolados, tempestades severas causaram ventos perto ou acima de 100km/h, provocando danos à rede elétrica.

As equipes da CEEE Equatorial restabeleceram a energia de mais de 100 mil clientes em menos de dez horas. Neste momento, 70 mil clientes estão sem energia elétrica nas cidades de Osório, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre.

Mais de 300 equipes estão mobilizadas e trabalham ininterruptamente para que a energia seja restabelecida o mais breve possível.

Segundo a Metsul, a instabilidade deve continuar no início desta semana.

A Distribuidora orienta que a população se mantenha afastada de fios e cabos ao solo e que comunique qualquer incidente pelos canais oficiais de atendimento:

– Central de Atendimento: 0800 721 2333

– WhatsApp/Clara:(51) 3382 5500

– Agência Virtual: www.ceee.equatorialenergia.com.br

Serviços

Canais de denúncia funcionam 24h para casos de violência contra a mulher durante as festas de fim de ano

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Durante as festas de fim de ano, período marcado por confraternizações familiares, as autoridades de segurança pública alertam para o aumento nos casos de violência doméstica em todo o país. Entre os principais fatores que contribuem para esse cenário estão o consumo excessivo de álcool, o maior tempo de convivência entre agressores e vítimas e o estresse financeiro, comuns nesta época do ano.

Diante desse contexto, a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão reforça a divulgação dos canais de denúncia que estarão em funcionamento durante os feriados de Natal e Ano-Novo, com o objetivo de prevenir novos casos e garantir atendimento às vítimas.

Entre os canais oficiais disponíveis estão a Brigada Militar, pelo telefone 190; a Guarda Civil Municipal, pelo número 153; e a Central de Atendimento à Mulher, no 180. No município, também funciona o Disque Mulher Canoas, pelo telefone (51) 99275-8146. Já a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) mantém plantão pelo número (51) 99859-0943, enquanto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) atende 24 horas por dia, pelo telefone 3425-9000.

Dados da Secretaria Municipal da Mulher apontam que, entre janeiro e novembro de 2025, 1.334 mulheres e adolescentes foram atendidas no Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber. No mesmo período, 59 mulheres e seus dependentes foram encaminhados para abrigamento. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o município registrou um caso de feminicídio em 2025, ocorrido no primeiro trimestre do ano.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a rede de proteção está mobilizada para atender as demandas durante o período festivo.

“A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, em conjunto com a Rede de Proteção às Vítimas de Violência contra a Mulher de Canoas, está mobilizada para o atendimento e encaminhamento das denúncias neste período de festas de fim de ano, considerando o aumento dos índices registrados nesta época”, destacou.

Tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha, em vigor há 19 anos no Brasil, reconhece cinco tipos de violência contra a mulher:

Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher, como agressões físicas, estrangulamento, queimaduras ou lesões.

Violência psicológica: ações que causem dano emocional, diminuam a autoestima ou controlem comportamentos, incluindo ameaças, humilhações, perseguição e isolamento.

Violência sexual: condutas que forcem ou constranjam a mulher a manter relações sexuais não desejadas ou que impeçam o uso de métodos contraceptivos.

Violência patrimonial: retenção, subtração ou destruição de bens, documentos, recursos financeiros ou objetos pessoais.

Violência moral: práticas que configurem calúnia, difamação ou injúria, atingindo a honra e a reputação da mulher.

Canais de denúncia

Brigada Militar – 190

Guarda Civil Municipal – 153

Central de Atendimento à Mulher – 180

Disque Mulher Canoas – (51) 99275-8146

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) – plantão: (51) 99859-0943

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – 3425-9000 (atendimento 24 horas)

Continuar a ler

Serviços

Centros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Redação

Publicado

em

Os Centros de Acesso a Direitos (CADs) de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19, devido a uma reunião geral de planejamento das equipes, informou a Prefeitura, por meio da Secretaria da Segurança Pública.

Os atendimentos nos espaços localizados nos bairros Guajuviras, Niterói e Mathias Velho serão retomados na segunda-feira, 22. A Secretaria ressalta, entretanto, que na unidade do bairro Niterói, os serviços do Instituto-Geral de Perícias (IGP) funcionarão normalmente.

Os CADs oferecem programas voltados ao atendimento da população, com foco em prevenção à violência intrafamiliar e apoio socioemocional, incluindo mediação de conflitos.

As unidades estão localizadas nos seguintes endereços: Avenida 17 de Abril, 1110, Guajuviras; Avenida Santa Catarina, 3420, Mathias Velho; e Rua Barão do Rio Branco, 91, Niterói.

Continuar a ler

Serviços

Furto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Redação

Publicado

em

O furto de cabos de energia na Estação de Bombeamento de Água (EBA), localizada na Rua Três, no bairro Guajuviras, provocou a interrupção do fornecimento de água e instabilidade no sistema de abastecimento em Canoas, na manhã desta segunda-feira, 8. A ocorrência causou a falta de energia elétrica no local, comprometendo o funcionamento da unidade.

De acordo com a Corsan, o problema afeta diretamente o sistema de bombeamento, impactando os bairros Guajuviras e Igara, além de áreas dos bairros Estância Velha e São José. Até o momento, não há previsão para a normalização total do abastecimento, que depende da recomposição da rede elétrica e da posterior estabilização operacional da estação.

A Companhia informou que as autoridades competentes já foram acionadas para registrar o furto. Enquanto isso, equipes técnicas atuam para restabelecer o funcionamento do sistema o mais breve possível.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Corsan, disponíveis 24 horas, por meio do aplicativo Corsan, da Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), do WhatsApp (51) 99704-6644 ou pelo telefone 0800 646 6444.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques