Conecte-se conosco

header-top







 

26/03/2026
 

Educação

Ano letivo tem início para alunos de 82 escolas da rede municipal de Canoas

Redação

Publicado

em

Ano letivo tem início para alunos de 82 escolas da rede municipal de Canoas

Nesta segunda-feira, 17, o ano letivo de 2025 terá início para os alunos matriculados nas escolas de rede municipal de ensino de Canoas. Serão 29.896 alunos das 82 unidades de ensino do próprio Município que voltam às salas de aula. Do total de matrículas confirmadas, 25.382 correspondem as 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e outras 4.523 são de 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Com forças-tarefas em prática desde janeiro para as reformas e melhorias nas unidades prejudicadas após a enchente de maio do ano passado ou pelo uso emergencial como abrigos, as mais de 80 entidades de ensino estão em condições de receber os estudantes, com a exceção da EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que carece de laudo de liberação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a recepção fica à critério de cada uma das instituições de ensino. A EMEF Gonçalves Dias, no bairro Harmonia, recebe o projeto Trilha Sonora nas Escolas, com apresentação musical às 11 horas, enquanto a EMEF Max Oderich, recebe os músicos na parte da tarde, às 13h 30.

Entrega de materiais escolares

Na tarde desta segunda-feira, 17, aconteceu, na EMEF Assis Brasil, a entrega simbólica do kit de materiais escolares. A escola, que foi inundada na enchente de maio, foi inaguurada em um novo endereço, no bairro Mato Grande. A secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, se emociou ao falar sobre o sentimento de ver a escola pronta para receber os estudantes.
Também estiveram presentes o prefeito em exercício Rodrigo Busato e o vereador Dário, representando a Câmara de Vereadores. Durante a cerimônia, foi anunciado que em breve os alunos receberão também os unifirmes escolares.

Educação

Assembleia aprova reajuste de 5,4% para professores da rede estadual no RS

Redação

Publicado

em

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de terça-feira, 24, o Projeto de Lei 38/2026, que prevê reajuste de 5,4% no subsídio mensal dos profissionais do magistério público estadual do Rio Grande do Sul. A proposta, encaminhada pelo Executivo, foi aprovada por unanimidade, com 44 votos favoráveis.

O aumento terá efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e segue o percentual definido pelo governo federal no início do ano para atualização do piso nacional da categoria. A medida contempla tanto os servidores da carreira do magistério quanto os integrantes do Quadro Único do Magistério, atualmente em extinção.

De acordo com o texto aprovado, o reajuste será aplicado sobre as referências previstas em lei, respeitando as regras já estabelecidas para a composição dos subsídios.

Na justificativa enviada ao Legislativo, o governo afirma que a proposta busca garantir o cumprimento do piso nacional e manter o compromisso com a valorização dos profissionais da educação pública.

Reajuste será estendido a ativos, inativos e temporários

O projeto também prevê a aplicação do índice de forma igualitária em todos os níveis da carreira. Serão beneficiados professores ativos, inativos e pensionistas com direito à paridade, além de profissionais contratados em regime temporário.

Segundo o Executivo, o impacto financeiro do reajuste é estimado em cerca de R$ 424 milhões por ano. O valor, conforme o governo, está dentro do planejamento orçamentário, apesar das limitações impostas pela situação fiscal do Estado e pelas regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continuar a ler

Educação

Começa nesta segunda-feira o pagamento do Pé-de-Meia 2026 para estudantes do Ensino Médio

Redação

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira, 23, o pagamento da primeira parcela de 2026 do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O benefício prevê o repasse de R$ 200 aos alunos contemplados. Os pagamentos seguem até o dia 30 de março, conforme o mês de nascimento.

Confira o calendário:

Nascidos em janeiro e fevereiro: 23 de março

Nascidos em março e abril: 24 de março

Nascidos em maio e junho: 25 de março

Nascidos em julho e agosto: 26 de março

Nascidos em setembro e outubro: 27 de março

Nascidos em novembro e dezembro: 30 de março

Os valores são depositados em contas do tipo Poupança Social Digital, acessadas pelo aplicativo Caixa Tem, abertas automaticamente em nome dos estudantes.

A consulta da situação no programa pode ser feita pelo site do MEC, com acesso via conta Gov.br.

Continuar a ler

Educação

Prefeito de Canoas assina contrato; 500 monitores de inclusão devem começar a atuar em até 30 dias

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas Airton Souza informou, na tarde de segunda-feira, 16, por meio de suas redes sociais, a assinatura do contrato com a empresa responsável por administrar a contratação de 500 monitores de inclusão nas escolas da rede municipal.

Segundo a publicação, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de até 30 dias para iniciar a implementação do serviço. A medida prevê a atuação de profissionais de apoio dentro das salas de aula, auxiliando professores, especialmente no atendimento a alunos com necessidades especiais.

Ainda conforme divulgado, a iniciativa busca reforçar o suporte à inclusão no ambiente escolar e contribuir com a rotina pedagógica nas escolas do município.

A previsão é que, após o período de organização, os monitores comecem a atuar gradualmente nas unidades de ensino.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques