Educação
Ano letivo tem início para alunos de 82 escolas da rede municipal de Canoas

Nesta segunda-feira, 17, o ano letivo de 2025 terá início para os alunos matriculados nas escolas de rede municipal de ensino de Canoas. Serão 29.896 alunos das 82 unidades de ensino do próprio Município que voltam às salas de aula. Do total de matrículas confirmadas, 25.382 correspondem as 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e outras 4.523 são de 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
Com forças-tarefas em prática desde janeiro para as reformas e melhorias nas unidades prejudicadas após a enchente de maio do ano passado ou pelo uso emergencial como abrigos, as mais de 80 entidades de ensino estão em condições de receber os estudantes, com a exceção da EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que carece de laudo de liberação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a recepção fica à critério de cada uma das instituições de ensino. A EMEF Gonçalves Dias, no bairro Harmonia, recebe o projeto Trilha Sonora nas Escolas, com apresentação musical às 11 horas, enquanto a EMEF Max Oderich, recebe os músicos na parte da tarde, às 13h 30.
Entrega de materiais escolares
Educação
Universidade La Salle inicia 2026 com plano de expansão e fortalecimento do EAD

A Universidade La Salle inicia o ano letivo de 2026 com foco na expansão sustentável e no fortalecimento da Educação a Distância (EAD). Ricardo Deibler Zambrano Júnior assume direção da modalidade, com a proposta de ampliar a atuação em todo o país de forma planejada, aliando crescimento e qualidade acadêmica.
Com mais de 20 anos de experiência na gestão educacional, o novo diretor já atuou em instituições de diferentes regiões, coordenando projetos de expansão universitária, credenciamento de polos e ampliação de portfólio acadêmico. Natural de Laguna, em Santa Catarina, é mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações e formado em Administração e Marketing, além de possuir especializações em planejamento e gestão estratégica.
Atualmente, as modalidades EAD e semipresencial da universidade somam mais de 10 mil estudantes distribuídos em cerca de 70 polos ativos no Brasil. Para 2026, o plano de gestão prevê a ampliação qualificada da rede, o aprimoramento de processos internos, a implementação de indicadores de desempenho e o fortalecimento da conformidade regulatória junto ao Ministério da Educação. Também está prevista a expansão do portfólio digital de cursos de graduação e pós graduação, alinhados às demandas do mercado de trabalho, além da atualização das metodologias pedagógicas.
“Minha missão na Unilasalle é integrar excelência educacional e tecnologia à filosofia lassalista, garantindo que o ensino digital seja uma ferramenta poderosa de transformação social e desenvolvimento sustentável, assegurando resultados econômicos e sociais para a Rede”, afirma Ricardo Deibler Zambrano Júnior.
Educação
Escolas municipais de Canoas recebem novos kits escolares para alunos do Ensino Fundamental

As escolas municipais de Ensino Fundamental de Canoas começaram a receber, nesta semana, os novos kits de material escolar que serão distribuídos aos estudantes. A entrega é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo garantir que os alunos iniciem o ano letivo com os itens necessários para as atividades em sala de aula.
Na manhã de segunda-feira, 23, as escolas EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas e EMEF João Paulo I, entre outras unidades, receberam os materiais.
Na EMEF João Paulo I foram entregues 461 unidades do Kit 4 e 302 do Kit 5. Já na EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, a distribuição incluiu 253 unidades do Kit 4 e 298 do Kit 5.
O Kit 4 é destinado aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto o Kit 5 atende os anos finais. Os Kits 1, 2 e 3 são voltados à Educação Infantil, contemplando turmas de berçário, maternal e jardim. Os conjuntos incluem lápis, canetas, cadernos e livros, organizados conforme a etapa de ensino.
Durante a entrega, o prefeito Airton Souza destacou a importância dos materiais para o futuro dos estudantes.
“Vocês têm que aproveitar a escola para aprender e se preparar para a vida. A vida vai oferecer inúmeras oportunidades, mas só terá êxito quem estiver preparado para abraçá-las”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, ressaltou o esforço das equipes envolvidas na organização da entrega.
“Houve um esforço muito grande de todos para que hoje vocês estivessem recebendo o material escolar e, em seguida, o uniforme, nesta escola extremamente organizada. Então, só tenho uma palavra para dizer, gratidão pelo empenho de todos, porque esse foi um trabalho coletivo”, declarou.
A professora de Matemática Edna Becker, da EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, também comentou sobre a iniciativa.
“É um marco importante, pois trabalha a questão da igualdade e do pertencimento, garantindo que todos tenham o mesmo material. Isso faz com que os alunos se sintam valorizados”, afirmou.
Educação
Estado RS reabre pesquisa sobre impactos da restrição de celulares em escolas estaduais

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reabre nesta segunda-feira, 23, até 13 de março a pesquisa que avalia os efeitos das restrições ao uso de celulares em sala de aula. O questionário será enviado por e-mail institucional para equipes diretivas, professores e estudantes da Rede Estadual.
O objetivo é analisar como a medida impacta o ambiente escolar, a aprendizagem e a rotina de alunos e escolas. A pesquisa também vai levantar informações sobre o processo de entrega e utilização dos uniformes escolares nas instituições.
Para participar, basta acessar o link enviado no e-mail institucional, que direciona ao Seduc Forms com autenticação pelo Portal Educação.
Orientação sobre o uso do celular
A Portaria Seduc 128/2025, publicada em 7 de fevereiro, regulamenta a Lei 15.100/2025 nas escolas estaduais do RS. A legislação define regras para o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos no ambiente escolar, alinhando a rede estadual às normas nacionais.
Desde o início do ano letivo de 2025, as 2.320 escolas estaduais seguem a orientação que proíbe o uso desses aparelhos durante aulas, intervalos, recreios e atividades escolares. O uso é permitido apenas em situações pedagógicas planejadas e supervisionadas, para fins de acessibilidade ou inclusão, ou em casos de saúde devidamente justificados e comunicados à escola.

Saúde5 dias atrásComitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Educação1 semana atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Saúde6 dias atrásCremers anuncia interdição parcial do Hospital Universitário a partir das 11h de sexta-feira, 20

Saúde1 semana atrásPorto Alegre confirma primeiro caso de mpox em 2026; paciente contraiu vírus fora do Estado

Emprego5 dias atrásPROCON-RS abre seleção para estagiários do Ensino Médio e Superior com inscrições até 2 de março

Mobilidade2 dias atrásMotorista sem CNH é preso após avançar sinal vermelho e causar acidente em Canoas
Geral6 dias atrásCanoas tem ganhadora na Lotofácil e aposta simples leva quase R$ 1 milhão

Esporte2 dias atrásCorre Canoas realiza 1º treinão do Circuito Park em Movimento em 8 de março


























































