Conecte-se conosco

header-top


 






 

15/04/2025
 

Animais

Símbolo de resistência da enchente em Canoas, Cavalo Caramelo recebe troféu Bicho do Ano 

Redação

Publicado

em

Símbolo de resistência da enchente em Canoas, Cavalo Caramelo recebe troféu Bicho do Ano 

O troféu de Bicho do Ano chegou para o campeão da categoria: O cavalo Caramelo! Os vencedores da premiação do F5 da Folha de São Paulo foram escolhidos por meio de voto popular no final de 2024.

A eleição reconheceu a emocionante história de sobrevivência do animal, que se tornou um símbolo de resistência para o povo gaúcho após ser resgatado em Canoas durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do último ano.

Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares, é uma honra cuidar do cavalo Caramelo.

“Isso mostra a força e a importância que ele tem, além de representar a causa animal. O ocorrido com ele foi muito simbólico e vamos fazer o nosso melhor para garantir o seu bem-estar. Cuidar dos animais é a nossa missão”, afirmou.

Oficialmente adotado

Depois de passar cerca de cinco dias sobre um telhado de zinco, ilhado pelas águas em Canoas, Caramelo foi transportado até o Hospital Veterinário da Ulbra. Devido ao tempo que ficou com os movimentos restritos, ele desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos e sua pata traseira direita foi lesionada, mas evoluiu bem graças aos cuidados da equipe de médicos-veterinários da Universidade.

Por ter sido abandonado pelo tutor e apresentar sinais de maus-tratos, o cavalo permaneceu sob a guarda temporária da Ulbra até ser oficialmente adotado pela Instituição.

Futuro em um santuário

Caramelo apresentou completa recuperação após o resgate, restabelecendo a condição corporal. Foi vacinado contra tétano, influenza e encefalomielite equina, além de receber cuidados odontológicos e a implantação de um microchip para identificação, garantindo a sua identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde.

O animal está saudável e já não necessita mais de suplementos, tendo ganho mais de 50 quilos desde sua chegada à Ulbra, alcançando um peso aproximado de 400 quilos.

A Universidade projeta a construção de um santuário para que ele possa desfrutar de sua aposentadoria e está em busca de parceiros para que a obra seja concretizada o mais breve possível. Atualmente, Caramelo é mantido na fazenda-escola da Ulbra, ao lado de outros animais de grande porte.

 

Animais

Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo

Redação

Publicado

em

Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo

A ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, chegou a Canoas na quinta-feira, 10, e ficará até sábado, 12, para divulgar a campanha de adoção aos cães da enchente. A organização visitou os animais que estão sob os cuidados da Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), tanto na sede da SMBEA, quanto no abrigo Palmira Gobbi, para fotografá-los e organizar a divulgação da campanha.

Segundo o Presidente da ONG, Rafael Miranda “O nosso foco é a adoção. Hoje, a ONG Cão Sem Dono tem 20 anos, nós já doamos mais de 7 mil animais, mas a nossa maior dificuldade está em conseguir boas famílias, então a gente se propôs a vir aqui, iremos fotografar todos os cães e divulgar no nosso site para encontrar famílias dispostas a adotar. Queremos tentar tirar o maior número de bichinhos possível daqui”.

Rafael também explica que para adotar um cachorro é preciso passar por uma triagem de 3 etapas, em que irão checar se o adotante possui condições de adotar o animal e se o desejo de adotar não é motivado por impulso ou apenas emoção.

A última etapa da triagem passa pela Secretária Paula Lopes da SMBEA, que dará o aval final para a adoção. Após esse processo, a ONG irá organizar a entrega do cãozinho para a família, e em caso da família ser de outras cidades fora do Rio Grande do Sul, a ONG irá estudar a viabilidade da entrega também.

Os interessados em adotar podem entrar em contato com a Valéria da ONG, pelo WhatsApp (11) 95471-2195 ou pelo site da ONG Cão Sem Dono, que reúne todas as fotos dos animais disponíveis para adoção: https://www.caosemdono.com.br/.

Continuar a ler

Animais

Feira de Adoção de Animais resgatados na enchente em Canoas acontece nos dias 29 e 30 de março

Redação

Publicado

em

Feira de Adoção de Animais resgatados na enchente em Canoas acontece nos dias 29 e 30 de março

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal promove, nos dias 29 e 30 de março, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José). O evento acontece das 10 às 16 horas e contará com 96 animais resgatados da enchente de maio de 2024 que estão à espera de um novo lar.

“O foco da ação é impulsionar para que mais famílias visitem o espaço, o incentivo a adoção, o quanto é importante ter um cuida com os nossos dos animais”, comenta a secretária Paula Lopes.

Além disso, a Secretaria de Bem-Estar Animal presta assistência contínua a 310 caninos e 136 felinos, sendo que 35 estão aptos para adoção, e alojados 233 caninos.

A adoção responsável é uma oportunidade para proporcionar uma nova chance a esses animais, garantindo que eles encontrem um ambiente seguro e acolhedor.

Continuar a ler

Animais

Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

Redação

Publicado

em

Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal realiza no domingo, 23, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), das 10 horas às 16 horas. Serão aproximadamente cem cães no abrigo, de responsabilidade da instituição à espera de novas famílias.

“Estamos na reta final do fechamento do Abrigo Palmira Gobbi. Os cães que não forem adotados em breve serão transferidos para a SMBEA, e nosso maior desejo é que todos possam ir diretamente para lares amorosos”, comenta a secretária Paula Lopes.

Para adotar é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A adoção deve ser responsável, garantindo que o interessado tenha condições e interesse reais de manter o animal, com espaço físico e estrutura adequados.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques