Cultura
Projeto lança edital para convocação de arte-educadores em Canoas

O Bi-Bi – Jornada de Alfabetização – projeto de biblioteca móvel itinerante em escolas públicas iniciado em 2023 – inicia mais uma edição no Rio Grande do Sul e traz novidades. Para contribuir com a alfabetização dos alunos do 1º ao 4º ano, o projeto lançou o edital para convocação de arte-educadores.
Será oferecida para as escolas selecionadas a presença do profissional que, utilizando recursos e ferramentas artísticas, atuarão semanalmente durante seis meses a partir do mês de abril, para auxiliar as crianças que apresentam maior dificuldade de aprendizado durante as aulas.
As inscrições pelos profissionais interessados devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro através do link disponível na página da Amora Produções Culturais: https://tr.ee/Yc8AmmSSuu.
Enchentes
Devido às enchentes em maio de 2024, muitas escolas foram totalmente atingidas resultando na precarização do ensino. A convocatória do arte-educador tem por objetivo dar suporte às crianças de algumas destas escolas contempladas pelo projeto nos municípios de Porto Alegre, Canoas e Montenegro.
O Bi-Bi também atuará diretamente em bibliotecas escolares, e a partir de março realizará melhorias na ambientação e nas estruturas atingidas (pintura, compra de tapetes, puffs, mesas, estantes), além de doação de livros, os mesmos que fazem parte do acervo da biblioteca móvel.
De abril a setembro, uma biblioteca móvel pretende circular e visitar as escolas de Porto Alegre, Canoas e Montenegro, oferecer apresentações teatrais e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias através do incentivo à leitura e contação de histórias. O projeto Bi-Bi pretende impactar 1.500 alunos e 90 professores e é voltada, principalmente, às crianças de 6 a 10 anos de idade.
“O Bibi é um projeto que tem como objetivo consolidar o acesso à cultura, enriquece o aprendizado e ajuda a desmistificar o senso que o acesso à leitura é restrito. Iniciamos esse projeto em 2023, durante a pandemia e, desde lá, realizamos mais de 40 apresentações em escolas de todo o país e em regiões em situação de vulnerabilidade social”, explica Luciana Tondo, da Amora Produções Culturais, responsável pela execução do Bi-bi – Jornada de Alfabetização.
Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel será palco de leituras encenadas.
Nas escolas visitadas, uma apresentação teatral contará a história de uma personagem que mergulha no universo da leitura e descobre que ela pode ter a profissão que ela quiser. Através do teatro e da contação de histórias, a obra aborda a importância da leitura e do contato com livros para o aprendizado.
Para os professores, será oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Com o intuito de prepará-los para trabalharem de forma lúdica e criativa a literatura junto aos alunos, as atividades serão realizadas em dois turnos, onde os professores trabalharão com a contação e criação de histórias, bem como, práticas e jogos teatrais.
Edições anteriores
O projeto Bi-bi surgiu durante a pandemia com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais. A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para a execução em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas, e agora ganha nova edição.
Entre os anos de 2023 e 2024, o Bi-bi já esteve presente em sete cidades do país. Aproximadamente 3.500 crianças e 300 professores foram alcançados diretamente durante a primeira edição do projeto, que aconteceu em Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Triunfo/RS, Montenegro/RS, Santa Maria/RS, Campinas/SP e Salto/SP.
O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Escolas contempladas:
Escola Luterana Comunitária Ensino Fundamental São Mateus (Canoas)
Escola Comunitária de Ensino Fundamental Santa Cruz (Canoas)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa (Porto Alegre/Sarandi)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antonio Giudice (Porto Alegre/Humaitá)
Escola Estadual Cristóvão Colombo (Porto Alegre/Sarandi)
EEEF Aurélio Porto (Montenegro)
Cultura
Casa de Artes Villa Mimosa abre calendário de exposições de 2026 com mostra de Alice Rossoni

A Casa de Artes Villa Mimosa iniciou o calendário de exposições de 2026 com a mostra da artista Alice Rossoni. A exposição reúne obras produzidas pela artista de 17 anos e permanece aberta à visitação por 30 dias no espaço cultural.
A Villa Mimosa mantém programação ao longo de todo o ano e recebe exposições de artistas interessados em apresentar seus trabalhos ao público. O local é voltado à difusão cultural e ao incentivo às artes visuais.
Segundo Alice Rossoni, o projeto começou no fim de 2024, a partir da produção de pinturas com peixes e de pesquisas sobre o peixe beta, espécie comum em aquários.
“A ideia de fazer essa exposição surgiu no fim de 2024, quando comecei a pintar muitos peixes e a pesquisar mais sobre os peixes betas, que são peixes de aquário. A partir disso, passei a usar a arte como uma crítica social. Com o tempo, todo o contexto foi se modificando, porque eu olhava para a parede e me via ali: eles tinham minha alma, minha personalidade, meus medos e inseguranças”, afirmou a artista.
A gestora da Casa de Artes Villa Mimosa, Rosangela Cardoso, destacou o papel do espaço no cenário artístico.
“Aqui é um espaço tanto para artistas já renomados quanto para aqueles que estão começando agora. A casa é um nome extremamente importante para o currículo”, declarou.
Cultura
Dança Swag 2025 celebra a força feminina em espetáculo com mais de 80 bailarinos

O palco do Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo, será tomado pela arte e pela homenagem à mulher na noite de sábado, 20, a partir das 19h. O Swag Dance Studio, de Canoas, apresenta o espetáculo “Dança Swag 2025 – E.V.A. | Ela Vibra Arte”, reunindo mais de 80 bailarinos em uma produção que mistura dança, teatro e canto ao vivo.
Com duração de 1h30, a performance vai além do entretenimento, utilizando a arte como ferramenta de reflexão sobre a história, as lutas e as conquistas femininas. O roteiro passeia por diferentes áreas da cultura e da ciência, trazendo à tona nomes marcantes do cinema, da música e do feminismo.
Um dos destaques do espetáculo é o bloco “Ela Resiste”, que revisita a história de Anne Frank por meio da dança contemporânea. O objetivo do E.V.A. é também evocar figuras como Frida Kahlo e Anita Garibaldi, convidando o público a reconhecer e refletir sobre a trajetória feminina.
O diretor e roteirista da produção, Matheus Costa, CEO do Swag Dance Studio, explica a inspiração por trás do tema:
“Venho de uma família majoritariamente feminina e hoje, com um estúdio composto por 95% de mulheres, observo de perto a força e a resiliência das mulheres. O Dança Swag deste ano nasceu desse lugar: de fazer uma grande homenagem a tudo que as mulheres enfrentaram e conquistaram, transformando o palco em um espelho que reflete o poder e a história feminina.”
Serviço:
Espetáculo: Dança Swag 2025 | E.V.A – Ela Vibra Arte
Data e horário: Sábado, 20 de dezembro de 2025, às 19h (abertura às 18h)
Local: Anfiteatro Padre Werner (Unisinos), Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo/RS
Ingressos: Disponíveis no TicketCenter, sem taxa administrativa. Opção de Ingresso Solidário mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Compre aqui https://www.eticketcenter.com.br/eventos/danca/danca-swag-2025-eva-ela-vibra-arte/20-12/19-00/
Cultura
Guajuviras recebe hoje sessão gratuita do CineSolar, cinema movido a energia solar

O bairro Guajuviras, em Canoas, recebe nesta terça-feira, 2, a 9ª edição do CineSolar, primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar. A partir das 18h30, a Praça da Contel será palco de exibições de curtas ambientais e do filme nacional Saneamento Básico, o Filme. A programação é aberta ao público, com distribuição de pipoca e recursos de acessibilidade.
O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da CPFL RGE e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Idealizado para ampliar o acesso à cultura e promover a educação ambiental, o CineSolar utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas que abastecem toda a estrutura do cinema, incluindo som, projeção, iluminação, cadeiras e tela. O veículo também funciona como uma estação itinerante de ciência, arte e tecnologia, com elementos interativos que explicam a transformação da luz solar em energia elétrica.
O circuito 2025 passou por 35 cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro, tendo Canoas como ponto final da rota. As sessões incluem curtas que apresentam aspectos da cultura chinesa.
Em alguns municípios, o projeto também promove a oficina on-line Oficinema Solar, voltada à sensibilização ambiental e à introdução de técnicas audiovisuais em stop motion. Em Canoas, a atividade foi realizada com estudantes da EMEF Guajuviras, que produziram um curta exibido na programação noturna.
Para o Instituto CPFL, parceiro da iniciativa, o projeto reforça o compromisso com ações culturais acessíveis e alinhadas à sustentabilidade. “As atividades democratizam o acesso à cultura e despertam a consciência para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma a head do instituto, Daniela Ortolani Pagotto.
PROGRAMAÇÃO – Canoas/RS
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Terça-feira (02/12)
Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça da Contel – Rua YY, s/n – Guajuviras – Canoas/RS
Local em caso de chuva: Hangar Cultural Oli Borges – Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras

Mobilidade1 semana atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Trânsito1 semana atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral1 semana atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Geral5 dias atrásCorsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Educação1 semana atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil

Comunidade1 semana atrásPrefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Saúde1 semana atrásRevitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024

Emprego1 semana atrásJovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução devem entregar documentos até sexta-feira, 16




























































