Conecte-se conosco

header-top







 

05/03/2026
 

Educação

Inscrições para abertura de novas vagas na etapa creche em Canoas voltam a ficar permanentemente abertas

Redação

Publicado

em

Abertas 370 novas vagas de creche para crianças de até 3 anos em Canoas

Com o objetivo de possibilitar que pais e responsáveis, a qualquer momento, possam inscrever seus filhos para a demanda na Educação Infantil, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reabre, permanentemente, as inscrições online para etapa creche.

Deste sábado, 1, novos cadastros de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses (completados até o próximo 31 de março), podem ser realizados através do link: https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/central-de-vagas/

A ordem dos chamamentos às matrículas será estipulada pela SME através de sorteios públicos online realizados de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do Município e junto as escolas credenciadas.

Aqueles que já haviam feito inscrição para o ano de 2025 e estão suplentes não precisam repetir o procedimento. A abertura das novas vagas sempre será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.

A secretária da SME, Beth Colombo, explica os benefícios que a medida traz à comunidade.

Beth reforça ainda os passos para o preenchimento das vagas.

“Estipulamos que os sorteios serão realizados periodicamente, conforme as vagas que nós vamos adquirindo durante o período. Portanto, as inscrições para todas as etapas da educação infantil permanecerão abertas durante todo o ano. E os sorteios para a ocupação dessas vagas serão informados com antecedência a todas as famílias”, ressalta.

Para outras informações e esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem comparecer à Unidade de Matrículas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), das 8h às 18h, ou entrar em contato pelos telefones: (51)34257701 ou WhatsApp: (51)982550508, que não recebe ligações.

Educação

Pais e comunidade escolar participam da eleição de diretores e vice-diretores nas escolas municipais de Canoas

Redação

Publicado

em

O processo seletivo que vai definir os novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Canoas chega à etapa decisiva nesta semana. Ao todo, 181 candidatos seguem na disputa após concluírem curso de gestão escolar e serem aprovados em prova de conhecimentos específicos.

Entre segunda-feira, 2, e quinta-feira, 5, as chapas apresentam suas propostas à comunidade escolar. A votação ocorre na sexta-feira, 6, diretamente nas unidades de ensino.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a votação será das 8h às 19h. Já nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com Educação de Jovens e Adultos (EJA), o horário será das 8h às 20h. Nas demais EMEFs, a votação acontece das 8h às 19h.

O resultado com os nomes dos diretores e vice-diretores eleitos nas EMEFs e dos diretores eleitos nas EMEIs será publicado na segunda-feira, 9, no Diário Oficial do Município. A posse está prevista para quarta-feira , 11, no Sesc Canoas.

O processo seletivo tem validade de 4 anos. Para participar, os candidatos precisaram comprovar que são professores concursados da rede municipal, possuem graduação em licenciatura e não respondem a processo administrativo.

As eleições para diretores na rede municipal não eram realizadas desde o período da pandemia. Até o ano passado, a escolha dos gestores ocorria por indicação da mantenedora.

Continuar a ler

Educação

Canoas realiza eleição para diretores e vices das escolas municipais nesta sexta; voto é aberto a estudantes, pais e professores

Redação

Publicado

em

Canoas realiza eleição para diretores e vices das escolas municipais nesta sexta; voto é aberto a estudantes, pais e professores

O processo seletivo para a eleição de diretores e vices das escolas municipais de Canoas chega nesta semana a sua etapa final. Depois da realização de um curso sobre gestão escolar e da aplicação de uma prova de conhecimentos específicos, 181 candidatos aprovados na seleção seguem na disputa. Entre segunda, 2, e quinta-feira, 5, as chapas apresentarão suas propostas para a comunidade escolar.

A votação será na sexta-feira, 6, nas escolas municipais de Educação Infantil, (EMEIs), das 8h às 19 horas, nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com EJA, das 8h às 20h e demais EMEFs, das 8h às 19h. Os resultados com os nomes dos diretores e vices eleitos nas EMEFs e de diretores eleitos nas EMEIs, serão divulgados segunda-feira, 9, no Diário Oficial do Município. A posse está prevista para o ocorrer na quarta, 11, no Sesc Canoas.

O processo seletivo tem validade por 4 anos e exige que os candidatos sejam professores concursados da rede, possuam graduação em qualquer licenciatura e não respondam processo administrativo. As eleições para diretores na rede canoense não ocorriam desde a pandemia. Até o ano passado, a escolha de diretores e vices ocorria por meio de indicação da mantenedora.

Continuar a ler

Educação

Abertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

Redação

Publicado

em

Foto: Kelvin Oliveira/ PMC

Prefeitura de Canoas realizou, nesta quarta-feira, 25, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. O encontro reuniu mais de 2 mil pessoas e marcou o início das atividades escolares com o tema “É tempo de humanizar para educar: diálogos que fortalecem a escola”. A proposta central foi reforçar o acolhimento, a empatia e o cuidado como bases do processo de ensino e aprendizagem.

A programação contou com a presença de professores, equipes diretivas, servidores e autoridades do município. Durante o evento, foram realizadas palestras voltadas à valorização da educação humanizada, ao fortalecimento dos vínculos dentro das escolas e à construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para os alunos. Participaram como palestrantes o professor Saulo Chielle e o influenciador e exemplo de superação Thiago Linck.

Outro destaque foi o lançamento da campanha Combata Monstros, desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Comunicação e de Educação. A iniciativa amplia as ações de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças na cidade. A campanha busca conscientizar a comunidade, orientar educadores e famílias e fortalecer a rede de proteção, reforçando o papel das escolas como espaços de informação e acolhimento.

Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Airton Souza participou por meio de mensagem em vídeo.

“A educação é a nossa principal bandeira. Queremos que nossos profissionais tenham cada dia mais orgulho de trabalhar na nossa cidade. Por isso, buscamos a valorização dos nossos professores, das nossas escolas. Quero que todos vocês façam um bom ano letivo, contem com a gente. Com todo mundo trabalhando de mãos dadas nós faremos a nossa cidade ser grande de verdade”, destaca.

O vice-prefeito Rodrigo Busato também esteve presente no ato e desejou um ano produtivo à comunidade escolar.

“Quero desejar que seja um 2026 abençoado para todos nós. Os desafios são tão grandes quanto a nossa vontade. Depois de tudo o que a nossa cidade passou, sabemos como é importante tratar deste tema da saúde mental, do cuidado, especialmente com nossos profissionais da Educação e nossos estudantes. Quando a gente visita as escolas, mesmo nos maiores desafios, a gente vê todo o trabalho desenvolvido pelas equipes, o capricho e a paixão com que cada um de vocês fala sobre o que faz”, destaca.

A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, reforçou a relevância do tema escolhido para marcar o início do calendário escolar.

“Queremos a partir daqui iniciar uma jornada dentro da Secretaria de Educação, dentro da nossa rede de ensino, de um ensino humanizado. Humanizar tem a ver com todas as dores que nossas equipes, nossos professores, nossa comunidade passou durante a enchente. O retorno em 2025 e hoje, que estamos retomando com as escolas preparadas, com material escolar e uniforme chegando na rede. Queremos dizer aos nossos professores a importância que eles têm na nossa rede. Vamos humanizar, vamos nos aproximar. O que incomoda lá dentro da escola incomoda também a nós e queremos estar juntos. E é por isso que hoje reunimos todos aqui para este grande evento”, diz.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques