Conecte-se conosco

header-top







 

25/03/2026
 

Educação

Inscrições para abertura de novas vagas na etapa creche em Canoas voltam a ficar permanentemente abertas

Redação

Publicado

em

Abertas 370 novas vagas de creche para crianças de até 3 anos em Canoas

Com o objetivo de possibilitar que pais e responsáveis, a qualquer momento, possam inscrever seus filhos para a demanda na Educação Infantil, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reabre, permanentemente, as inscrições online para etapa creche.

Deste sábado, 1, novos cadastros de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses (completados até o próximo 31 de março), podem ser realizados através do link: https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/central-de-vagas/

A ordem dos chamamentos às matrículas será estipulada pela SME através de sorteios públicos online realizados de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do Município e junto as escolas credenciadas.

Aqueles que já haviam feito inscrição para o ano de 2025 e estão suplentes não precisam repetir o procedimento. A abertura das novas vagas sempre será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.

A secretária da SME, Beth Colombo, explica os benefícios que a medida traz à comunidade.

Beth reforça ainda os passos para o preenchimento das vagas.

“Estipulamos que os sorteios serão realizados periodicamente, conforme as vagas que nós vamos adquirindo durante o período. Portanto, as inscrições para todas as etapas da educação infantil permanecerão abertas durante todo o ano. E os sorteios para a ocupação dessas vagas serão informados com antecedência a todas as famílias”, ressalta.

Para outras informações e esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem comparecer à Unidade de Matrículas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), das 8h às 18h, ou entrar em contato pelos telefones: (51)34257701 ou WhatsApp: (51)982550508, que não recebe ligações.

Educação

Assembleia aprova reajuste de 5,4% para professores da rede estadual no RS

Redação

Publicado

em

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de terça-feira, 24, o Projeto de Lei 38/2026, que prevê reajuste de 5,4% no subsídio mensal dos profissionais do magistério público estadual do Rio Grande do Sul. A proposta, encaminhada pelo Executivo, foi aprovada por unanimidade, com 44 votos favoráveis.

O aumento terá efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e segue o percentual definido pelo governo federal no início do ano para atualização do piso nacional da categoria. A medida contempla tanto os servidores da carreira do magistério quanto os integrantes do Quadro Único do Magistério, atualmente em extinção.

De acordo com o texto aprovado, o reajuste será aplicado sobre as referências previstas em lei, respeitando as regras já estabelecidas para a composição dos subsídios.

Na justificativa enviada ao Legislativo, o governo afirma que a proposta busca garantir o cumprimento do piso nacional e manter o compromisso com a valorização dos profissionais da educação pública.

Reajuste será estendido a ativos, inativos e temporários

O projeto também prevê a aplicação do índice de forma igualitária em todos os níveis da carreira. Serão beneficiados professores ativos, inativos e pensionistas com direito à paridade, além de profissionais contratados em regime temporário.

Segundo o Executivo, o impacto financeiro do reajuste é estimado em cerca de R$ 424 milhões por ano. O valor, conforme o governo, está dentro do planejamento orçamentário, apesar das limitações impostas pela situação fiscal do Estado e pelas regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continuar a ler

Educação

Começa nesta segunda-feira o pagamento do Pé-de-Meia 2026 para estudantes do Ensino Médio

Redação

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira, 23, o pagamento da primeira parcela de 2026 do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O benefício prevê o repasse de R$ 200 aos alunos contemplados. Os pagamentos seguem até o dia 30 de março, conforme o mês de nascimento.

Confira o calendário:

Nascidos em janeiro e fevereiro: 23 de março

Nascidos em março e abril: 24 de março

Nascidos em maio e junho: 25 de março

Nascidos em julho e agosto: 26 de março

Nascidos em setembro e outubro: 27 de março

Nascidos em novembro e dezembro: 30 de março

Os valores são depositados em contas do tipo Poupança Social Digital, acessadas pelo aplicativo Caixa Tem, abertas automaticamente em nome dos estudantes.

A consulta da situação no programa pode ser feita pelo site do MEC, com acesso via conta Gov.br.

Continuar a ler

Educação

Prefeito de Canoas assina contrato; 500 monitores de inclusão devem começar a atuar em até 30 dias

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas Airton Souza informou, na tarde de segunda-feira, 16, por meio de suas redes sociais, a assinatura do contrato com a empresa responsável por administrar a contratação de 500 monitores de inclusão nas escolas da rede municipal.

Segundo a publicação, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de até 30 dias para iniciar a implementação do serviço. A medida prevê a atuação de profissionais de apoio dentro das salas de aula, auxiliando professores, especialmente no atendimento a alunos com necessidades especiais.

Ainda conforme divulgado, a iniciativa busca reforçar o suporte à inclusão no ambiente escolar e contribuir com a rotina pedagógica nas escolas do município.

A previsão é que, após o período de organização, os monitores comecem a atuar gradualmente nas unidades de ensino.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques