Educação
Inscrições para abertura de novas vagas na etapa creche em Canoas voltam a ficar permanentemente abertas

Com o objetivo de possibilitar que pais e responsáveis, a qualquer momento, possam inscrever seus filhos para a demanda na Educação Infantil, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reabre, permanentemente, as inscrições online para etapa creche.
Deste sábado, 1, novos cadastros de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses (completados até o próximo 31 de março), podem ser realizados através do link: https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/central-de-vagas/
A ordem dos chamamentos às matrículas será estipulada pela SME através de sorteios públicos online realizados de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do Município e junto as escolas credenciadas.
Aqueles que já haviam feito inscrição para o ano de 2025 e estão suplentes não precisam repetir o procedimento. A abertura das novas vagas sempre será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.
A secretária da SME, Beth Colombo, explica os benefícios que a medida traz à comunidade.
Beth reforça ainda os passos para o preenchimento das vagas.
“Estipulamos que os sorteios serão realizados periodicamente, conforme as vagas que nós vamos adquirindo durante o período. Portanto, as inscrições para todas as etapas da educação infantil permanecerão abertas durante todo o ano. E os sorteios para a ocupação dessas vagas serão informados com antecedência a todas as famílias”, ressalta.
Para outras informações e esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem comparecer à Unidade de Matrículas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), das 8h às 18h, ou entrar em contato pelos telefones: (51)34257701 ou WhatsApp: (51)982550508, que não recebe ligações.
Educação
Prazo da segunda chamada para ingresso na Rede Estadual termina neste sábado, 10

Encerra-se neste sábado, 10, o prazo para inscrições na segunda chamada de ingresso na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2026. A etapa é conduzida pela Secretaria da Educação (Seduc) e representa a última oportunidade para estudantes e responsáveis que não participaram da primeira chamada ou que ainda precisam garantir vaga em escolas estaduais.
O processo inclui novos ingressos, pedidos de transferência entre unidades da rede estadual e reingresso de estudantes. Estão contempladas inscrições para o 1º ano do Ensino Fundamental, a 1ª série do Ensino Médio — incluindo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) —, além de transferências do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Também há vagas disponíveis para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis Fundamental e Médio.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio do site oficial de matrículas da Rede Estadual.
Site: https://escola.rs.gov.br/matriculas
Escolha de uniformes e confirmação da matrícula
Os estudantes inscritos na segunda chamada devem realizar, até este sábado, 10, a escolha do tamanho dos uniformes escolares. A etapa ocorre após a inscrição ou pré-matrícula e é necessária para a organização da produção e distribuição das peças antes do início do ano letivo de 2026.
Após a divulgação dos resultados, a confirmação da vaga será feita presencialmente na escola designada, entre os dias 20 e 30 de janeiro. Para a efetivação da matrícula, é obrigatória a apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar e foto 3×4.
Estudantes matriculados de forma concomitante devem apresentar declaração de matrícula no Ensino Médio. Já os pedidos de aproveitamento de estudos devem seguir a documentação e os prazos previstos no calendário da Seduc.
Educação
Divulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Educação
Canoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

A Prefeitura de Canoas divulgou, no Diário Oficial de segunda-feira, 5, a lista de classificados no Concurso Público realizado em novembro de 2025 para o preenchimento de cargos efetivos de Profissionais da Educação Básica (PEB) na rede municipal de ensino.
O concurso contempla vagas para professores dos anos iniciais, educação infantil e diversas áreas do ensino fundamental, além de cargos técnicos e de apoio à educação básica. Os candidatos podem conferir a classificação completa por cargo nos editais publicados oficialmente pelo município.
Confira os editais por área:
PEB I – Anos Iniciais (AI):
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133812
PEB I – Educação Infantil (EI):
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133808
PEB II – Artes:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133820
PEB II – Ciências:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133821
PEB II – Educação Física:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133815
PEB II – Geografia:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133809
PEB II – História:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133814
PEB II – Língua Inglesa:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133817
PEB II – Língua Portuguesa:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133818
PEB II – Matemática:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133807
PEB II – Educação Especial:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133810
Técnico de Educação Básica (40h) – Técnico de Apoio à Educação Básica:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133819
Especialista de Educação Básica (40h) – Especialista de Apoio à Educação Básica:
https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133816
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação5 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal



























































