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15/09/2025
 

Educação

Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Redação

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Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Quantas histórias cabem em seis anos? Para um estudante de Medicina, muitas. Histórias, estas, que ganham um novo capítulo com a tão aguardada formatura.

A cerimônia, realizada na sexta-feira, 10, no Teatro Fiergs, encerrou uma importante etapa da jornada acadêmica da turma que concluiu os estudos do curso de Medicina do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no último mês de dezembro.

No palco, não eram apenas os 54 estudantes que aguardavam pelo tão sonhado diploma de médico. Mais do que isso, 54 famílias ansiavam viver esse momento tão esperado em conjunto – afinal, um sonho que se sonha junto é realidade. Principalmente porque, muitas vezes, esta conquista envolve estar distante de quem mais se ama.

É o caso de Alana Copetti, de 24 anos, que deixou a família em Santo Ângelo, na Região das Missões, para trilhar seu futuro em Canoas. Mas apesar de ter estado longe dos familiares e amigos, nunca esteve sozinha.

“Quem mora longe da família tem esse peso a mais. Você vê priminhos nascerem, por exemplo, e tantas coisas que não está acompanhando. Mas chegar hoje e ver todo mundo contigo, vibrando a tua conquista… Se algum dia a gente achou que de repente era abrir mão de muita coisa para estar aqui, conquistando nosso sonho, eu acho que o dia de hoje fez tudo valer a pena, sem dúvida nenhuma”, reflete a agora médica.

A presença das companhias espelha o poder agregador que uma conquista coletiva tem. Juliana Dal Forno e Alana se conheceram há mais de 10 anos em um grupo de jogadores amadores de vôlei. Acompanhada do marido, Fabrício Dal Forno, e dos amigos, vieram de longe para prestigiar este momento de glória.

“Para nós, é gratificante saber que ela está se formando em uma faculdade que é difícil. Sabemos tudo pelo que ela passou e se privou para estar aqui. Ficamos muito felizes por ela e não podia perder esse momento”, conta ela.

Pandemia e enchente marcaram período

A formatura da 48ª turma do curso de Medicina da Ulbra Canoas tem um sabor um pouco diferente. Além dos inúmeros desafios da graduação, uma pandemia global e a maior enchente da história do Rio Grande do Sul atravessaram a trajetória dos alunos e impuseram novas dificuldades.

“Aconteceu tanta coisa nesses seis anos que a gente não é capaz de dimensionar. É muito emocionante olhar para os colegas e ver que todo mundo entrou um gurizinho, uma guriazinha, e está saindo assim, transformados”, diz Alana.

Para a formanda Liara Copetti, de 26 anos, os acontecimentos a fizeram ter uma real percepção da importância da carreira escolhida.

“Eu acho que durante esses anos e tudo o que passamos, a nossa responsabilidade evidencia o quão necessário o médico é para todos. Acho que a gente não tem noção do quanto isso representa e é importante para a população”, comenta.

Essa percepção é fruto da qualidade do ensino da Ulbra, que há cerca de 30 anos forma médicos com excelência e empatia, de acordo com o professor Rogério Fett Schneider. Escolhido como homenageado da turma, ele fala com orgulho dos colegas formados pela Instituição.

“Nós temos uma gama de excelentes professores, e ser escolhido entre um deles para ser homenageado é fantástico. Eu tenho a tranquilidade de dizer que já fui paciente dos meus alunos. Eles são muito bem preparados, estão num mercado de trabalho que é extremamente competitivo e estão se saindo muito bem”, expõe Schneider.

Tradição, esta, que é reconhecida pela comunidade. Eloi Copetti, pai da formanda Liara, levou este quesito em consideração no momento de ajudar a filha a escolher onde cursar.

“A gente já sabia da qualidade da Ulbra, além das pessoas da nossa região que também estudaram aqui”, reflete.

O pró-reitor acadêmico da Ulbra no Rio Grande do Sul, Mauro Luiz Cervi, mantém a convicção nos diferenciais dos profissionais formados pela Ulbra.

“Eles saem médicos formados com uma bagagem teórico-prática muito grande, porque o estudante de Medicina recebe uma carga prática desde o primeiro momento em que entra na Universidade. Nosso aluno sai realmente preparado para exercer a profissão. Nós temos absoluta confiança nos profissionais que nós estamos entregando para o mercado e temos certeza de que saem daqui como embaixadores do cuidado, da ciência e da ética, honrando a história da nossa Instituição e contribuindo para um mundo melhor”, afirma.

 

Educação

Escolas de Educação Infantil de Canoas recebem melhorias com recursos de emendas impositivas

Redação

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Escolas de Educação Infantil de Canoas recebem melhorias com recursos de emendas impositivas

Duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Canoas foram contempladas com melhorias estruturais viabilizadas por meio de emendas parlamentares impositivas. As obras beneficiaram diretamente as comunidades escolares das EMEIs Vó Pedra e Professora Rosângela Cunha Lanzoni, com investimentos destinados à recuperação e ampliação da infraestrutura.

Na EMEI Professora Rosângela Cunha Lanzoni, foram substituídos os forros do prédio da frente, que haviam sido danificados por uma enchente. Também foi construída uma passarela coberta. O valor total investido na unidade foi de R$ 50 mil.

Já na EMEI Vó Pedra, os recursos permitiram a instalação de uma cobertura na passarela e a colocação de piso laminado em duas salas de aula. O investimento nessa escola somou R$ 70 mil.

As obras foram realizadas com recursos de emendas parlamentares apresentadas pelo vereador Linck, destinadas a escolas atingidas por eventos climáticos recentes. A entrega simbólica das melhorias contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato e a secretária de Educação, Beth Colombo.

Durante o evento, representantes da administração municipal destacaram a importância dos investimentos na infraestrutura escolar como parte das ações voltadas à melhoria das condições de ensino e à recuperação das áreas afetadas por enchentes.

As direções das duas escolas também relataram os impactos positivos das intervenções, que trouxeram mais conforto e segurança para alunos, professores e famílias.

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Educação

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos passam a receber bolsa do Programa Todo Jovem na Escola

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Estudantes da Educação de Jovens e Adultos passam a receber bolsa do Programa Todo Jovem na Escola

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual já começaram a ser contemplados pelo Programa Todo Jovem na Escola (TJE). No dia 20 de agosto, foi paga a primeira parcela da Bolsa Auxílio Material Escolar, beneficiando 5.104 alunos da modalidade.

Com a ampliação definida pelo Decreto nº 58.327/2025, a EJA passou a integrar oficialmente o programa, garantindo o acesso aos estudantes do ensino médio que têm até 29 anos.

Como funciona o benefício para a EJA

Os estudantes da EJA recebem todas as modalidades de bolsas do programa, exceto o Prêmio Engajamento, já que a modalidade não participa das avaliações do SAERS. Isso significa que, além do auxílio material escolar (que tem pagamento único), eles também têm direito à bolsa mensal de R$150, paga todo dia 20 via Cartão Cidadão, desde que cumpram a exigência de 75% de frequência no mês anterior.

Outro benefício é a Poupança Aprovação, no valor de R$300 por semestre concluído. No caso da EJA, o estudante não pode realizar saques parciais ao final das etapas (o valor só pode ser retirado integralmente ao concluir todo o percurso).

Os alunos da EJATEC, modalidade que integra a EJA com cursos de qualificação profissional, também recebem o auxílio, sem diferença no valor ou na forma de pagamento. Vale destacar ainda que o benefício é exclusivo para o ensino médio.

Impacto esperado

Atualmente, a rede estadual atende milhares de jovens e adultos em turmas da EJA. Segundo dados da Cebe (agosto de 2025), 62% dos alunos estão inseridos no mercado de trabalho e muitos conciliam estudo, emprego e responsabilidades familiares. Dessa forma, para esse público, a chegada da bolsa representa um incentivo essencial para permanecer na escola e concluir o ensino médio.

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Educação

Conecta+ @Canoas chega às salas de aula do 6º ano da rede municipal

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Conecta+ @Canoas chega às salas de aula do 6º ano da rede municipal

O programa Conecta+ @Canoas iniciou oficialmente sua implementação nas turmas de 4º, 5º e 6º anos da rede municipal de ensino. No dia 20 de agosto, os alunos das escolas EMEF Arthur Oscar Jochims e EMEF Edgar Fontoura receberam a novidade em sala de aula. Já no dia 27 de agosto, foi a vez da EMEF Thiago Wurth integrar o grupo de escolas que passam a contar com a plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.

A ação marca a etapa prática do programa, que já capacitou cerca de 700 professores desde julho e beneficiará mais de 9 mil estudantes de 44 escolas ainda neste semestre. Com o uso de uma plataforma digital personalizada, a proposta é fortalecer a aprendizagem, apoiar o trabalho pedagógico e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais da cidade, como o SAERS e o SAEB.

Além dos docentes, que passaram por formações presenciais para aplicar o Conecta+ @Canoas em sala de aula, os estudantes também receberão acompanhamento para se apropriar da nova tecnologia. O objetivo é aliar inovação, equidade e inclusão digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado.

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