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15/02/2025
 

Educação

Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Redação

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Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Quantas histórias cabem em seis anos? Para um estudante de Medicina, muitas. Histórias, estas, que ganham um novo capítulo com a tão aguardada formatura.

A cerimônia, realizada na sexta-feira, 10, no Teatro Fiergs, encerrou uma importante etapa da jornada acadêmica da turma que concluiu os estudos do curso de Medicina do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no último mês de dezembro.

No palco, não eram apenas os 54 estudantes que aguardavam pelo tão sonhado diploma de médico. Mais do que isso, 54 famílias ansiavam viver esse momento tão esperado em conjunto – afinal, um sonho que se sonha junto é realidade. Principalmente porque, muitas vezes, esta conquista envolve estar distante de quem mais se ama.

É o caso de Alana Copetti, de 24 anos, que deixou a família em Santo Ângelo, na Região das Missões, para trilhar seu futuro em Canoas. Mas apesar de ter estado longe dos familiares e amigos, nunca esteve sozinha.

“Quem mora longe da família tem esse peso a mais. Você vê priminhos nascerem, por exemplo, e tantas coisas que não está acompanhando. Mas chegar hoje e ver todo mundo contigo, vibrando a tua conquista… Se algum dia a gente achou que de repente era abrir mão de muita coisa para estar aqui, conquistando nosso sonho, eu acho que o dia de hoje fez tudo valer a pena, sem dúvida nenhuma”, reflete a agora médica.

A presença das companhias espelha o poder agregador que uma conquista coletiva tem. Juliana Dal Forno e Alana se conheceram há mais de 10 anos em um grupo de jogadores amadores de vôlei. Acompanhada do marido, Fabrício Dal Forno, e dos amigos, vieram de longe para prestigiar este momento de glória.

“Para nós, é gratificante saber que ela está se formando em uma faculdade que é difícil. Sabemos tudo pelo que ela passou e se privou para estar aqui. Ficamos muito felizes por ela e não podia perder esse momento”, conta ela.

Pandemia e enchente marcaram período

A formatura da 48ª turma do curso de Medicina da Ulbra Canoas tem um sabor um pouco diferente. Além dos inúmeros desafios da graduação, uma pandemia global e a maior enchente da história do Rio Grande do Sul atravessaram a trajetória dos alunos e impuseram novas dificuldades.

“Aconteceu tanta coisa nesses seis anos que a gente não é capaz de dimensionar. É muito emocionante olhar para os colegas e ver que todo mundo entrou um gurizinho, uma guriazinha, e está saindo assim, transformados”, diz Alana.

Para a formanda Liara Copetti, de 26 anos, os acontecimentos a fizeram ter uma real percepção da importância da carreira escolhida.

“Eu acho que durante esses anos e tudo o que passamos, a nossa responsabilidade evidencia o quão necessário o médico é para todos. Acho que a gente não tem noção do quanto isso representa e é importante para a população”, comenta.

Essa percepção é fruto da qualidade do ensino da Ulbra, que há cerca de 30 anos forma médicos com excelência e empatia, de acordo com o professor Rogério Fett Schneider. Escolhido como homenageado da turma, ele fala com orgulho dos colegas formados pela Instituição.

“Nós temos uma gama de excelentes professores, e ser escolhido entre um deles para ser homenageado é fantástico. Eu tenho a tranquilidade de dizer que já fui paciente dos meus alunos. Eles são muito bem preparados, estão num mercado de trabalho que é extremamente competitivo e estão se saindo muito bem”, expõe Schneider.

Tradição, esta, que é reconhecida pela comunidade. Eloi Copetti, pai da formanda Liara, levou este quesito em consideração no momento de ajudar a filha a escolher onde cursar.

“A gente já sabia da qualidade da Ulbra, além das pessoas da nossa região que também estudaram aqui”, reflete.

O pró-reitor acadêmico da Ulbra no Rio Grande do Sul, Mauro Luiz Cervi, mantém a convicção nos diferenciais dos profissionais formados pela Ulbra.

“Eles saem médicos formados com uma bagagem teórico-prática muito grande, porque o estudante de Medicina recebe uma carga prática desde o primeiro momento em que entra na Universidade. Nosso aluno sai realmente preparado para exercer a profissão. Nós temos absoluta confiança nos profissionais que nós estamos entregando para o mercado e temos certeza de que saem daqui como embaixadores do cuidado, da ciência e da ética, honrando a história da nossa Instituição e contribuindo para um mundo melhor”, afirma.

 

Educação

Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13

Redação

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Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13

As aulas na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul começarão na quinta-feira, 13. A decisão foi tomada após o governo do Estado reverter,  junto ao Tribunal de Justiça (TJRS), a liminar que havia suspendido o início do ano letivo para 700 mil estudantes, em 2.320 escolas.

A Procuradoria-Geral do Estado demonstrou que o Poder Executivo já havia tomado medidas em virtude das altas temperaturas, orientando os coordenadores regionais sobre o retorno seguro da Educação.

A nota do Governo do Estado destaca que, em preparação para as aulas de 2025, foram destinados R$ 180 milhões para as instituições de ensino da Rede Estadual por meio do Agiliza Educação.

O programa acelera a resolução de problemas pontuais que não exigem grandes obras de infraestrutura, uma vez que os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, como compra de materiais didáticos e de limpeza; aquisição de ar-condicionado e ventiladores; contratação de serviços de pintura; e reparos básicos em redes hidráulicas e elétricas, incluindo compra de lâmpadas. As verbas também podem ser usadas para aquisição de materiais permanentes, que abrangem equipamentos menores para laboratórios de ciência ou de informática, para cozinha e para áreas infantis, como brinquedos, entre outros.

Medidas tomadas frente à onda de calor

A respeito das altas temperatuas, a nota diz que “Atenta à onda de calor, a Seduc acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil e, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação. Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe”.

Ainda que, na sexta-feira, 7, a Seduc repassou às CREs orientação para adoção de medidas preventivas e avaliação das condições de fornecimento de energia elétrica e água potável nas escolas. “A secretaria orientou, também, para ampliação da hidratação, fornecimento de alimentação leve na merenda escolar e suspensão de aulas de educação física”.

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Educação

Governo do Estado recorre da decisão liminar que suspendeu o início das aulas da Rede Estadual

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Governo do Estado recorre da decisão liminar que suspendeu o início das aulas da Rede Estadual

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) recorreu da decisão liminar que suspendeu o início do ano letivo na Rede Estadual de ensino e aguarda a decisão da Justiça. Ao longo da segunda-feira, 10, será informada a nova data.

As aulas estavam previstas para começar nesta segunda, e o evento ocorreria no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, gravemente impactado pelas enchentes de 2023 e 2024. O governo investiu R$ 1 milhão para que os prédios da escola estivessem prontos para o ato, em uma parceria das secretarias de Educação e de Obras Públicas. O instituto, que tem 360 alunos, foi equipado com toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade escolar e as autoridades.

O Estado conta hoje com 2.320 escolas na Rede Estadual, que compreendem 700 mil alunos, em todos os municípios gaúchos. Ainda, 42% dos estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo a escola um espaço de acolhimento e segurança, onde os pais confiam no aprendizado de seus filhos enquanto trabalham.

“As situações de infraestrutura das escolas, e até mesmo do calor, são diferentes em cada região do Rio Grande do Sul, por isso a importância do monitoramento por parte das coordenadorias regionais, que fazem uma avaliação individual da situação”, destaca a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira.

Ela acrescenta que o governo está construindo um modelo de escola resiliente, adaptável às mudanças climáticas, com adequações na infraestrutura escolar, no currículo e reforço em ações de apoio socioemocionais. É importante que a sociedade esteja cada vez mais preparada para enfrentar eventos meteorológicos extremos, que se apresentam com mais frequência a casa ano.

Medidas tomadas frente à onda de calor

Atenta à onda de calor, a Secretaria da Educação (Seduc) acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil e, por meio das coordenadorias regionais de educação, monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação. Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe.

Nesse sentido, na sexta-feira, 7, Seduc repassou às coordenadorias regionais orientação para adoção de medidas preventivas e avaliação das condições de fornecimento de energia elétrica e água potável nas escolas. A secretaria orientou, também, para ampliação da hidratação, fornecimento de alimentação leve na merenda escolar e suspensão de aulas de educação física.

A organização do calendário ocorreu em acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe-RS).

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Educação

Canoas adia volta às aulas dos alunos da rede municipal para o dia 17 por conta do calor

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Canoas adia volta às aulas dos alunos da rede municipal para o dia 17 por conta do calor

Em virtude das projeções meteorológicas de dias de calor intenso no começo desta semana, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está prorrogando a volta às aulas dos alunos na rede municipal de ensino.

Previsto para esta quarta-feira, 12, dentro do calendário escolar, o retorno está sendo adiado para a segunda-feira da próxima semana, dia 17. Com a decisão, Canoas é a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar medida na esfera da rede municipal de ensino.

O retorno dos professores para as unidades de ensino, agendado para esta segunda-feira, 10, está mantido em virtude das diferentes atividades de boas-vindas já previstas anteriormente por parte de cada escola. Na terça-feira, 11, os educadores ainda permanecem para a readaptação da programação. Enquanto nos dias 12, 13 e 14, devido à ausência de estudantes ocasionada pela prorrogação, os professores estarão dispensados.

“A Secretaria Municipal de Educação de Canoas atende a orientação do prefeito Airton Sousa, que preocupado com o bem-estar dos nossos estudantes e professores, solicitou o adiamento do retorno às aulas por parte dos alunos, indo ao encontro de medida já adotada no calendário da rede estadual”, disse a secretaria da SME, Beth Colombo.

Os dias de aulas perdidos dentro calendário oficial devido a prorrogação do começo das aulas, assim como os dias não trabalhados pelos professores nesta semana, serão recuperados durante o ano letivo.

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