Luto
Ex-governador Alceu Collares morre aos 97 anos; governador decreta luto oficial de três dias

O ex-governador Alceu de Deus Collares, 97 anos, faleceu nesta terça-feira, 24. Ele estava internado desde a noite de sexta-feira, 20, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, após agravamento de uma pneumonia.
O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias em homenagem a Collares. O velório aberto ao público ocorre no Palácio Piratini das 11h às 16h de quarta-feira, 25. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz.
“Minha solidariedade aos filhos de Collares e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno”, declarou Leite.
Figura histórica na política do Rio Grande do Sul e do Brasil, Collares foi o primeiro governador negro do Estado, entre 1991 e 1995. Nascido em Bagé, em 1927, dedicou sua vida ao serviço público. Formado em Direito, ingressou no PTB e em 1964 elegeu-se pela primeira vez vereador em Porto Alegre.
Foi deputado federal de 1971 a 1983, inicialmente pelo MDB e depois pelo PDT. Primeiro prefeito de Porto Alegre eleito pelo voto direto depois da redemocratização, governou a cidade entre 1986 e 1988.
A trajetória política de Collares deixa um legado de luta pela justiça social, pelos direitos dos trabalhadores e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Na educação, também deixou sua marca com a construção dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), modelo pioneiro de escola em tempo integral.

Luto
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro

O recém-empossado diretor do Hospital Universitário, Edemar da Costa, morreu em um acidente de carro na manhã de sábado, 11.
A gestão municipal emitiu uma nota de pesar em que destaca que “Neste triste momento, apresentamos nossas sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas, e lembramos da sua linda trajetória conosco. Além de um grande amigo daqueles que o cercavam, Edemar era um profissional da mais alta excelência e, ao mesmo tempo, extremamente humano”.
A nota finaliza ressaltando sua história com os canoenses, que “é marcada por grandes conquistas na área da Saúde e uma busca incansável por um atendimento para todos. Hoje, Canoas perde um grande profissional e amigo, que não media esforços para melhorar a qualidade de vida da população”.
- Comunidade6 dias atrás
Defesa Civil abre cadastramento para voluntários que desejam apoiar ações em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Porto Alegre comemora aniversário de 253 anos com programação diversificada
- Emprego1 semana atrás
Com mais de 1,5 mil vagas, Caravana de Empregos chega no bairro Igara, no Senai, na terça-feira, 25
- Saúde1 semana atrás
Ministério da Saúde e ONU visitam obras do Hospital de Pronto-socorro de Canoas
- Transporte1 semana atrás
Estações Mathias Velho e Farrapos sofrem alterações e passam a ter trajeto de ônibus
- Cultura1 semana atrás
Mostra “Branca: a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas
- Cultura6 dias atrás
Educação de mãos dadas com a dança: Cultura para o Mundo vai reunir apresentações, oficinas e bate-papo
- Estado7 dias atrás
Leite confirma apoio do Estado para estruturação de parceiras público-privadas a Canoas e mais cinco municípios gaúchos