Conecte-se conosco

header-top







 

07/08/2025
 

Geral

Dia Nacional do Conselho Tutelar: você sabe para que serve o órgão?

Redação

Publicado

em

Dia Nacional do Conselho Tutelar você sabe para que serve o órgão

No Dia Nacional do Conselho Tutelar (CTs), celebrado nesta segunda-feira, 18, Canoas reitera a importância desse órgão na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O município conta com quatro CTs, que abrangem todos os bairros, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS).

Conforme o coordenador-geral dos CTs de Canoas, Rogério Behn, o Conselho Tutelar é o “fiscal” dos direitos das crianças e adolescentes.

“O órgão ‘fiscaliza’ se a família, os órgãos públicos e a sociedade estão assegurando os direitos infantojuvenis. As atribuições do CT, previstas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), são atuar no combate às formas de negligências, às violências físicas e psicológicas, ao abuso e à exploração sexual, ao trabalho infantil e outras formas de violações de direitos”, explica.

No trabalho, os conselheiros tutelares realizam a escuta qualificada, orientam, notificam e encaminham casos denunciados e/ou identificados, além de aplicar as medidas protetivas referentes a cada situação.

“Os conselheiros tutelares são vinculados ao município no sentido de que é dever da Prefeitura dar todo o suporte e as condições necessárias para que eles possam exercer seu papel perante a sociedade. São profissionais essenciais para assegurar a preservação dos direitos de crianças e adolescentes da nossa cidade”, destaca o secretário municipal da Assistência Social, Saulo Gil.

Os quatro CTs de Canoas (Sudoeste, Sudeste, Noroeste e Nordeste) funcionam em uma sede centralizada, na Rua Domingos Martins, 400, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. “Sexta é dia de colegiado e reunião com a rede de proteção, sendo o atendimento pelo número 34257613.

Nos demais dias e horários, o plantão atende no (51) 99327-5389”, ressalta Behn, que está em seu quinto mandato. “Acredito na Doutrina da Proteção Integral e na força que o CT tem de assegurar tanto os direitos quanto a segurança e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”, salienta.

Os Conselhos Tutelares de Canoas:

Microrregião 1 – Sudoeste
Centro, Mato Grande, Fátima, Rio Branco e Ilha das Garças
(51) 99230-7440

Microrregião 2 – Sudeste
Marechal Rondon, Nossa Senhora das Graças e Niterói
(51) 99230-6110

Microrregião 3 – Nordeste
Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, São José e Brigadeira
(51) 99230-6105

Microrregião 4 – Noroeste
Industrial, São Luís, Mathias Velho e Harmonia
(51) 98255-2481

 

Comunidade

Campanha do Agasalho 2025 de Canoas recebeu 28.340 peças e distribuiu 15.774

Redação

Publicado

em

Campanha do Agasalho 2025 de Canoas recebeu 28.340 peças e distribuiu 15.774

A Campanha do Agasalho deste ano em Canoas atingiu os quantitativos de 28.340 peças recebidas e 15.774 itens distribuídos. Nesta quarta-feira, 6, a ação ocorreu com parceria entre agentes da Defesa Civil do município e voluntários para estender solidariedade aos moradores do bairro Rio Branco.

Em uma busca cuidadosa, pilha após pilha, sem desdobrar nem desarrumar os itens separados sobre uma grande mesa, propiciou que a dona de casa Tânia de Jesus, 46 anos, encontrasse roupas para proteger seus quatro filhos, de 13, 11, 8 e dois anos de idade.

Conforme o secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, a ação é estratégica para fazer com que os bens doados pela comunidade cheguem efetivamente para quem precisa. “A parceria com lideranças e pessoas que são referências nas localidades é fundamental para ampliar o acesso daqueles que precisam dos agasalhos”, descreve o gestor.

Ao lado da parceira de voluntariado Celi Oliveira, Vera confirma que o elo se fortalece e a corrente de solidariedade estende sua proteção.

“Fazemos isso há dez anos. Abro minha casa para receber quem precisa da ajuda. Cada pessoa que sai daqui com uma roupinha para sua família faz valer o trabalho da gente”, define Vera.

Continuar a ler

Geral

Jovens canoenses são selecionados para intercâmbio na Espanha

Redação

Publicado

em

Jovens canoenses são selecionados para intercâmbio na Espanha

Foi divulgada nesta quarta-feira, 6, a lista dos cinco jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução, de Porto Alegre e de Canoas, que participarão de um intercâmbio cultural em Barcelona e Valência, na Espanha.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.

Foram selecionados para a viagem três jovens de Porto Alegre e dois de Canoas. Dentre os critérios de seleção, foram analisados o desempenho escolar e a participação no programa.

Jovens selecionados para o intercâmbio:

  • Vitor Eduardo Moraes dos Santos
  • Monica Letícia da Rosa Schmidt
  • Nyara Victoria Prudencio Romero
  • Evelin Staczak de Oliveira
  • Lukas Scheibler Kalkmann

Alunos viajarão em outubro

Os jovens selecionados terão todas as despesas da viagem pagas pela Renapsi, incluindo emissão de documentação, passagens aéreas, hospedagem, alimentação, translados e passeios. A viagem ocorrerá em outubro deste ano.

“Participar de um intercâmbio é muito mais do que conhecer um novo país, é abrir portas para o conhecimento e para uma visão de mundo mais ampla. Desejo que essa experiência única seja repleta de descobertas, amizades e aprendizados que acompanhem os alunos por toda a vida. Eles representam o futuro do nosso Rio Grande, e tenho certeza de que voltarão ainda mais preparados para transformá-lo”, ressaltou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

A diretora executiva da Renapsi, Aline Ferreira, reforçou o caráter inspirador da iniciativa.

“Cada jovem que atravessa o oceano e explora novas culturas expande seus horizontes e retorna com novas ideias, possibilidades e a certeza de que pode ir além. Acreditamos que a educação e a inclusão social são ferramentas poderosas para transformar vidas, e esse intercâmbio é uma forma concreta de reconhecer o esforço desses jovens e investir em seu futuro”, destacou.

Partiu Futuro Reconstrução

Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Foram selecionados 1,5 mil jovens entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que têm atuado como jovens aprendizes em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Continuar a ler

Geral

Feirão de Créditos oferece apoio a empresários afetados pela enchente em Canoas

Redação

Publicado

em

Feirão de Créditos oferece apoio a empresários afetados pela enchente em Canoas

Empresários de micro, pequeno e médio porte participaram, nesta quarta-feira, 6, da 2ª edição do Feirão de Créditos em Canoas, iniciativa voltada à retomada econômica de negócios impactados pela enchente de 2024. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

Durante o Feirão, os participantes puderam conhecer diferentes linhas de financiamento, esclarecer dúvidas e negociar diretamente com instituições financeiras. O objetivo foi facilitar o acesso ao crédito para empreendedores que buscam reerguer suas atividades após as perdas causadas pela catástrofe climática do ano anterior.

Entre os presentes, esteve Anomar Souza Gonçalves, morador do bairro Rio Branco. Microempreendedor do setor de eletricidade, ele relatou ter perdido todos os equipamentos durante a enchente e buscava alternativas para manter o funcionamento da empresa.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que o Feirão atua como instrumento de aproximação entre os empresários e o sistema financeiro, com foco em facilitar o acesso ao crédito necessário para a reconstrução dos negócios.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques